A ministra da Saúde francesa afirmou que a farmacêutica portuguesa é parcialmente responsável pela morte de um voluntário no ensaio clínico em janeiro passado.
Em conferência de imprensa, a ministra da Saúde francesa, Marisol Touraine, afirmou que a Bial e a empresa francesa Biotrial são parcialmente responsáveis no caso que levou à morte de um voluntário.
“Exijo que a Biotrial forneça um plano de ação que garanta que as falhas observadas não vão voltar a reproduzir-se”, afirmou a governante, citada pelo jornal Le Figaro.
Touraine já tinha apontado falhas graves num relatório conhecido em fevereiro passado e agora, quatro meses depois deste caso, a ministra considera que as duas empresas não tomaram as precauções necessárias relativamente ao ensaio.
“Os inspetores acreditam que a responsabilidade do laboratório Bial e da Biotrial estão envolvidas de muitas maneiras”, acusou ainda a ministra.
Em abril, um relatório da Agência Nacional da Segurança do Medicamento francesa concluiu que a morte do voluntário estava “claramente ligada à molécula testada”.
A governante anunciou ainda um reforço das regras sobre os ensaios clínicos no país, como uma forma de proteger os voluntários que participam neste tipo de testes.
O ensaio realizado pela Biotrial levou ao internamento de seis pessoas em janeiro passado, no qual um homem de de 49 anos acabou por falecer.
ZAP
Então o laboratório francês é que fez asneira e a Bial é “parcialmente responsável”?!
Claro, a culpa não podia ser só dos franceses!…