Governo francês responsabiliza Bial e Biotrial por morte de voluntário

Parti socialiste / Flickr

Marisol Touraine, ministra da Saúde francesa

A ministra da Saúde francesa afirmou que a farmacêutica portuguesa é parcialmente responsável pela morte de um voluntário no ensaio clínico em janeiro passado.

Em conferência de imprensa, a ministra da Saúde francesa, Marisol Touraine, afirmou que a Bial e a empresa francesa Biotrial são parcialmente responsáveis no caso que levou à morte de um voluntário.

“Exijo que a Biotrial forneça um plano de ação que garanta que as falhas observadas não vão voltar a reproduzir-se”, afirmou a governante, citada pelo jornal Le Figaro.

Touraine já tinha apontado falhas graves num relatório conhecido em fevereiro passado e agora, quatro meses depois deste caso, a ministra considera que as duas empresas não tomaram as precauções necessárias relativamente ao ensaio.

“Os inspetores acreditam que a responsabilidade do laboratório Bial e da Biotrial estão envolvidas de muitas maneiras”, acusou ainda a ministra.

Em abril, um relatório da Agência Nacional da Segurança do Medicamento francesa concluiu que a morte do voluntário estava “claramente ligada à molécula testada”.

A governante anunciou ainda um reforço das regras sobre os ensaios clínicos no país, como uma forma de proteger os voluntários que participam neste tipo de testes.

O ensaio realizado pela Biotrial levou ao internamento de seis pessoas em janeiro passado, no qual um homem de de 49 anos acabou por falecer.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Então o laboratório francês é que fez asneira e a Bial é “parcialmente responsável”?!
    Claro, a culpa não podia ser só dos franceses!…

RESPONDER

Este batom foi lançado em 1971, mas está esgotado - e é mais uma prova do impacto económico do TikTok

O Black Honey da Clinique é o mais recente produto de maquilhagem a bombar no TikTok. Muitas marcas estão a notar o poder económico que em ser viral na aplicação e estão a tentar promover …

Portugal regista mais duas mortes e 599 casos de covid-19

Nas últimas 24 horas registaram-se mais duas mortes e 599 novos casos de covid-19 em Portugal, de acordo com o boletim epidemiológico da DGS. Portugal regista hoje duas mortes atribuídas à covid-19, assim como 599 novos …

Em 2021, Sochi voltou a ser Sochi e em Sochi ganha a Mercedes – com recorde histórico para Hamilton

Lando Norris, o jovem piloto da Mclaren, vai sair da Rússia com um misto de sensações. No fim-de-semana em que conquista a primeira pole position da carreira, perde também, de forma dramática, a hipótese de …

As pessoas que comem mais gordura láctea têm menor risco de doença cardíaca

As pessoas que fazem uma dieta com maior teor de gordura láctea têm um menor risco de desenvolver doenças cardiovasculares, revela um novo estudo. Uma equipa internacional de cientistas estudou o consumo de gordura láctea de …

Alaphilippe revalida título de campeão mundial de fundo

O francês Julian Alaphilippe revalidou neste domingo o título de campeão mundial de fundo, ao cortar isolado a meta no final da “prova rainha” dos Mundiais de ciclismo de estrada, que decorreram na região belga …

Do céu ao inferno. Adeptos do Palmeiras chamam "arrogante" a Abel Ferreira

O Palmeiras perdeu e está cada vez mais longe da liderança do Brasileirão. Os adeptos estão insatisfeitos com as exibições e chamaram "arrogante" a Abel Ferreira. O Palmeiras, treinado pelo português Abel Ferreira, perdeu na deslocação …

Mesmo depois da morte de Ihor, centro do aeroporto ainda tem videovigilância "muito limitada"

Um ano e meio após a morte de Ihor Homeniuk, o centro de instalação temporária do aeroporto de Lisboa (CIT) continua sem cobertura total de câmaras de videovigilância em zonas comuns. A situação atual distancia-se daquilo …

Liveblog Autárquicas. Afluência de 42,34% até às 16h

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Arqueólogos desenterram (acidentalmente) ossadas com 800 anos no Peru

Os restos mortais de oito pessoas, com aproximadamente 800 anos de idade e enterrados com alimentos e instrumentos musicais na mesma câmara funerária, foram encontrados ao sul de Lima, no Peru, durante a instalação de …

Marcelo apela ao voto "por memória deste ano e meio que não esqueceremos"

O Presidente da República considerou que votar nas eleições autárquicas é mais importante do que nunca para o país recomeçar a viver e a sair das crises sanitária, económica e social. Este apelo ao voto foi …