Governo francês condecora Katia Guerreiro

Katia Guerreiro (foto: Jorge Simão / Katia-Guerreiro-Oficial / Facebook)

Katia Guerreiro (foto: Jorge Simão / Katia-Guerreiro-Oficial / Facebook)

A fadista Katia Guerreiro vai ser condecorada pelo Governo francês com as insígnias de Cavaleiro da Ordem de Artes e Letras a 20 de dezembro, anunciou hoje a embaixada de França em Lisboa.

De acordo com uma nota de imprensa da embaixada, a fadista será condecorada no dia 20 de dezembro, às 18:30, numa cerimónia no Palácio de Santos, pelo embaixador Jean-François Blarel.

“Ao distinguir Katia Guerreiro com este prestigiado galardão, o governo francês pretende homenagear uma das mais notáveis cantoras da sua geração e uma das maiores representantes da cultura portuguesa em todo o mundo”, justifica a embaixada.

Sublinha ainda que Katia Guerreiro, 37 anos, “é a fadista que mais atua nas salas francesas“.

A embaixada recorda que a fadista portuguesa, ao longo dos seus 13 anos de carreira, fez espetáculos nas salas mais importantes de França, como a Ópera de Lyon, a Catedral de Reims, o Teatro Nacional de Bordéus, o Trianon e o Teatro de La Ville de Paris, entre outros.

“Além disso, tem sido presença assídua nos mais prestigiados festivais de música franceses, onde se destaca o Festival de Martigues, onde já atuou três vezes e do qual já foi madrinha, em 2008″, assinala ainda a embaixada.

Em 2005, depois do evento “Rencontre pour l’ Europe de la Culture” na Comédie Française, em Paris, foi nomeada Membro do Parlamento Europeu da Cultura, do qual faz parte até hoje.

Em 2009, foi convidada pelo L’Ensemble Basse Normandie, que orquestrou alguns dos seus temas mais emblemáticos para uma digressão de 10 concertos em 10 cidades francesas, e, no ano seguinte, o grupo veio a Portugal atuar com a fadista numa série de concertos.

Em janeiro de 2012, esgotou a sala de concertos do Olympia em Paris, concretizando um sonho antigo.

Foi este concerto que deu origem ao seu mais recente álbum, que é também o seu primeiro CD/DVD ao Vivo “Katia Live at the Olympia”, lançado em setembro deste ano.

Katia Guerreiro nasceu na África do Sul, em 1976, viveu depois nos Açores e veio para Lisboa, onde se licenciou em Medicina.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Estado vai financiar formação de funcionários públicos em universidades e politécnicos

Verbas destinadas ao projeto provêm do Orçamento do Estado e do Plano de Recuperação e Resiliência — cerca de 600 milhões. O Estado vai financiar, inteira ou parcialmente, as formações profissionais dos profissionais públicos, através do …

Sevilha rescinde com jogador por má forma física

O Sevilha anunciou a rescisão de contrato com o defesa-central Joris Gnagnon por falta de profissionalismo relativamente à sua forma física. De acordo com o jornal A Bola, o Sevilha rescindiu contrato com o defesa-central francês …

"O nosso Governo está pronto". Trudeau volta a ganhar as eleições - mas sem maioria absoluta

O líder do Partido Liberal do Canadá (LP) Justin Trudeau disse hoje, depois de ganhar as eleições gerais do país, que os eleitores canadianos escolheram "um plano progressivo" e que está pronto para formar um …

Travar margens nos combustíveis pode acabar por prejudicar os consumidores (e até fechar bombas)

A proposta de lei do Governo aprovada, na semana passada, para a limitação das margens das petrolíferas nos preços dos combustíveis pode acabar por travar a concorrência e até levar ao encerramento de bombas de …

"Nunca se pode tirar Messi" (mas há um gesto que pode explicar a sua substituição)

A substituição de Messi, e a forma como reagiu, no jogo entre o Paris Saint-Germain e o Lyon da Liga francesa, continua a dar que falar. E agora avança-se a possibilidade de o craque argentino …

Médicos querem que norma de isolamento tenha em conta a atual taxa de vacinação

Com o regresso às aulas, médicos de saúde pública defendem a revisão da norma referente ao isolamento de contactos de risco, para que esta tenha em consideração a elevada taxa de vacinação. O ano letivo arrancou …

Com Moedas como alvo e Temido como "guardiã", Medina prometeu um novo futuro para Lisboa

O candidato da coligação PS/Livre à presidência da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, acusou a direita de ambicionar nas autárquicas de domingo “a segunda volta do jogo que perdeu na disputa do poder legislativo”. Fernando Medina …

Descoberto sistema de esgotos intacto construído por romanos há 2.000 anos

Uma equipa de arqueólogos turcos encontrou um sistema de esgotos perfeitamente intacto na antiga cidade de Tripolo no Meandro. A infraestrutura foi construída por romanos. A antiga cidade de Tripoli no Meandro — também conhecida por …

De calculadora em riste, PSD faz contas para evitar um resultado "igual, pior ou muito pouquinho melhor" nas autárquicas

PSD tenta recuperar de duas eleições autárquicas menos conseguidas, agarrando-se aos municípios em que a obra feita pelos autarcas do PS não recebe nota positiva de forma unânime da população ou onde haverá uma transição …

Um Barcelona "de juniores" quebrou um recorde (mas quase perdia em casa)

Domingos Duarte marcou cedo e Granada esteve a ganhar em Camp Nou até perto dos 90 minutos. Equipa muito jovem do Barcelona mas mais uma exibição modesta. Quinta jornada da Liga espanhola de futebol, mais uma …