Governo filipino escondeu mendigos em resort de luxo durante visita do Papa

1

Tânia Rêgo / ABr

O governo das Filipinas assumiu que afastou centenas de sem-abrigo e pedintes das ruas de Manila, a capital do país, levando-os para um resort de luxo, aquando da visita do Papa Francisco, de 15 a 19 de Janeiro.

Foi a responsável pela Segurança Social do país, Corazon Soliman, quem adiantou que 490 mendigos foram encaminhados para o resort Chateau Royale, um Country Club em Nasugbu, Batangas, a cerca de duas horas de Manila.

Depois de terem ficado neste espaço, onde a estadia de uma única noite pode custar cerca de 500 euros, os mendigos foram novamente devolvidos às ruas, já sem a presença do Papa no país.

Esta situação está a suscitar muitas críticas e o Parlamento das Filipinas já abriu um inquérito para analisar o que aconteceu.

“O Papa haveria de ter gostado de ver as Filipinas com os problemas incluídos. Não vamos fingir que somos um país de Primeiro Mundo“, destaca o deputado Terry Ridon, citado pelo jornal inglês The Guardian.

Corazon Soliman revelou, entretanto, que os mendigos foram retirados das ruas porque ficariam “vulneráveis a associações criminosas e muito discriminados”, caso lá ficassem durante a invasão de pessoas.

A visita do papa Francisco às Filipinas levou cerca de sete milhões de pessoas a Manila.

SV, ZAP

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.