Governo filipino escondeu mendigos em resort de luxo durante visita do Papa

Tânia Rêgo / ABr

O governo das Filipinas assumiu que afastou centenas de sem-abrigo e pedintes das ruas de Manila, a capital do país, levando-os para um resort de luxo, aquando da visita do Papa Francisco, de 15 a 19 de Janeiro.

Foi a responsável pela Segurança Social do país, Corazon Soliman, quem adiantou que 490 mendigos foram encaminhados para o resort Chateau Royale, um Country Club em Nasugbu, Batangas, a cerca de duas horas de Manila.

Depois de terem ficado neste espaço, onde a estadia de uma única noite pode custar cerca de 500 euros, os mendigos foram novamente devolvidos às ruas, já sem a presença do Papa no país.

Esta situação está a suscitar muitas críticas e o Parlamento das Filipinas já abriu um inquérito para analisar o que aconteceu.

“O Papa haveria de ter gostado de ver as Filipinas com os problemas incluídos. Não vamos fingir que somos um país de Primeiro Mundo“, destaca o deputado Terry Ridon, citado pelo jornal inglês The Guardian.

Corazon Soliman revelou, entretanto, que os mendigos foram retirados das ruas porque ficariam “vulneráveis a associações criminosas e muito discriminados”, caso lá ficassem durante a invasão de pessoas.

A visita do papa Francisco às Filipinas levou cerca de sete milhões de pessoas a Manila.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Sondas da missão a Mercúrio vão passar pela Terra (e vão ser visíveis a olho nu)

A missão conjunta europeia e japonesa BepiColombo está a caminho de Mercúrio. Porém, para chegar lá, terá de passar novamente pela Terra. Este evento acontecerá em 10 de abril e as pessoas nas latitudes do sul …

Xiaomi lança máscara elétrica que carrega via USB

A pandemia de Covid-19 tem impulsionado o surgimento de alguns recursos melhorados para fazer face ao combate do novo coronavírus. É o caso da nova máscara de esterilização elétrica da Xiaomi, que carrega via USB. A …

Em paradeiro incerto, ministra da Guiné-Bissau diz correr perigo de vida

Ruth Monteiro, ministra da Justiça e dos Negócios Estrangeiros no Governo da Guiné-Bissau deposto no golpe do dia 27 de fevereiro, está em parte incerta e diz correr perigo de vida. De acordo com o semanário …

Ovelhas e bactérias estão a ajudar a combater o coronavírus

Anticorpos que podem ajudar a combater o SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19, estão a ser testados em ovelhas. Estes podem ser usados para desenvolver testes de diagnóstico. O SARS-CoV-2, o vírus que causa a …

Marcelo sai uma vez por semana, usa máscara e luvas nas compras (e passa a Páscoa em Belém)

O Presidente da República afirmou este sábado que, para se proteger do surto de covid-19, só sai em trabalho uma vez semana, usa máscara nas compras e vai passar a Páscoa confinado no Palácio de …

A procura por sumo de laranja está a disparar (e a culpa é do coronavírus)

A procura por sumo de laranja tem disparado nos últimos tempos, muito devido à pandemia de covid-19. As pessoas querem reforçar o seu sistema imunitário. Já quase ninguém está indiferente à ameaça da pandemia de covid-19, …

Nove pessoas com covid-19 curadas após receberem plasma de doentes recuperados

Pelo menos nove pessoas internadas nos cuidados intensivos em Itália com covid-19 já foram curadas, depois de receberem plasma de pacientes recuperados. De acordo com o jornal italiano Corriere della Sera, os doentes receberam o plasma …

Grace tem seis anos e pode ser a autora mais nova de sempre de um artigo científico

Uma menina de seis anos, que vive na Austrália, pode ser a autora mais nova de sempre a ter um artigo científico publicado numa revista da especialidade. Grace Fulton tem uma enorme paixão por animais e, …

Geco encheu Lisboa com autocolantes (e a polícia de Roma está a pedir ajuda para o encontrar)

A polícia de Roma está a pedir ajuda à Associação Vizinhos de Lisboa para encontrar o graffiter Geco, cujas pinturas e autocolantes se podem ver por toda a capital portuguesa, e que está em investigação …

TikTok "esconde" publicações de pessoas feias e pobres para atrair novos utilizadores

O TikTok deu indicações aos seus moderadores para 'esconder' as publicações de utilizadores feios, pobres ou com deficiências. As suas audiências eram manipuladas para que os seus vídeos fossem vistos por menos pessoas. Antes conhecido como …