Governo ficou perto da promessa de contratar 5000 doutorados

José Sena Goulão / Lusa

O ministro da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Manuel Heitor

A anterior legislatura ficou a apenas 49 contratos de cumprir a meta estabelecida pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Educação Superior.

De acordo com o jornal Público, a promessa do ministro da Ciência, Manuel Heitor, de contratar cinco mil doutorados ao longo da anterior legislatura foi praticamente cumprido. Os números mostram que foram assinados 4951 vínculos.

Nesta legislatura, juntarão-se, pelo menos, mais 400 ao longo dos próximos meses, no âmbito da avaliação dos centros de investigação pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), cujos resultados foram conhecidos em junho de 2019.

Segundo o diário, uma das principais linhas políticas definidas pelo ministro foi transformar bolsas de pós-doutoramento em contratos de trabalho, com todos os direitos laborais associados.

Esta é uma alteração que o presidente do Sindicato Nacional do Ensino Superior (Snesup), Gonçalo Leite Velho, reconhece como “positiva”, pois “está-se a contratar menos e está-se a contratar melhor“.

Nas últimas semanas, o Snesup recolheu indicadores sobre o número de doutorados que receberam dinheiro do Estado na anterior legislatura: Houve 5697 investigadores apoiados, a maioria (2592) através de bolsas de pós-doutoramento.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.