Governo estuda inclusão de fator de empregabilidade nos cursos

Tulane Publications / Flickr

-

O presidente da Associação Académica de Coimbra (AAC), Bruno Matias, afirmou que o Governo pondera avançar com a inclusão do fator de empregabilidade nos cursos.

Após uma reunião com o secretário de Estado do Ensino Superior para debater a fórmula de financiamento do Ensino Superior, Bruno Matias disse à agência Lusa que foi avançada a possibilidade de integração, por parte do Governo, “do fator de empregabilidade” nos cursos, numa medida a ser “aplicada não já, mas a longo prazo”.

Para a AAC, “não faz sentido” a aplicação desse fator, que teria efeitos “no número de vagas”, as quais seriam alteradas face “à taxa de empregabilidade dos cursos”.

Essa possibilidade traria “efeitos nefastos” para o Ensino Superior, não sendo aceitável que as vagas dos cursos se alterem “consoante a conjuntura da economia”, criticou o dirigente estudantil.

Segundo Bruno Matias, o secretário de Estado “não desenvolveu” quanto à forma como se irá proceder a “avaliação do processo educativo”, apenas que “poderá ser criada uma comissão de avaliação”.

O presidente da AAC sublinhou também que, “depois de quase quatro anos de Governo”, este decide apenas agora fazer uma mudança, alertando que as alterações na fórmula não podem ser feitas “na ditadura do imediato, o que pode levar a uma catástrofe”.

O documento, “para já, não garante melhorias na qualidade científica e pedagógica” das instituições, sendo que os fatores de qualidade que poderão ter peso no financiamento “ainda não estão bem definidos”, apontou.

Apesar de ser necessário “um equilíbrio no Ensino Superior”, este não deve passar por “um limite do número de vagas em cada uma das instituições”, frisou.

Bruno Matias protestou ainda por se estar à espera “há mais de um mês” pela criação de uma comissão de revisão do regulamento de atribuição de bolsas.

De acordo com o presidente da AAC, os dirigentes estudantis vão voltar a reunir-se com o secretário de Estado “no final de março”, para novamente debater o modelo de financiamento do Ensino Superior.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.