Governo de Espanha terá quatro vice-presidências. Partido de Iglesias vê peso político diminuído

ZIPI / EPA

O primeiro-ministro espanhol e líder do PSOE, Pedro Sánchez, com o líder do Unidas Podemos, Pablo Iglesias

O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) anunciou na quinta-feira que o governo conjunto com o Unidas Podemos terá quatro vice-presidências e não três, como esperava o líder deste último, Pablo Iglesias. 

Contudo, como noticiou o Público, o primeiro-ministro, Pedro Sánchez, informou que vai nomear três mulheres e acrescentar uma vice-presidência sobre a Transição Ecológica e o Desafio Demográfico. De acordo com a TVE, o Unidas Podemos “desconhecia” a existência dessa quarta vice-presidência, entregue a Teresa Ribera, e o anúncio provocou mal-estar.

Embora Sánchez possa justificar que estas escolhas devem-se às questões ecológica e demográfica, o partido de Iglesias vê assim o seu peso político diminuído. Ao País, fontes do Unidas Podemos indicaram que, apesar de agastados pela manobra dos socialistas, o partido não vai reagir publicamente a esta decisão.

Espanha, cujo Governo tinha uma vice-presidência, passará a ter quatro, mantendo-se Carmen Calvo como número dois e primeira vice-presidente (ministra da Presidência, Relações com as cortes e Memória Democrática).

Iglesias, por sua vez, fica com a segunda vice-presidência e as áreas dos Direitos Sociais e da Agenda 2030. A terceira vice-presidência (Assuntos Económicos e Transformação Digital) vai para a ministra da Economia, Nadia Calviño.

Segundo o Mundo, esta proporção de três para um deverá ser também seguida na formação do novo Governo. Além de Iglesias, há quatro ministros propostos pelo Unidas Podemos – Irene Montero (Igualdade), Yolanda Díaz (Trabalho), Alberto Garzón (Consumo) e Manuel Castells (Universidades) -, confirmados por Sánchez na quinta-feira.

Na quarta-feira, os grupos parlamentares do PSOE e do Unidas Podemos assinaram um acordo de coordenação para a legislatura, visando garantir a estabilidade. No mesmo é referido que o Governo “se regerá pelos princípios da lealdade, cooperação, co-responsabilidade e estabilidade”, atuando com “diálogo, consenso, negociação e boa fé”.

Em comunicado, o PSOE adiantou que, até domingo, serão conhecidos mais nomes do novo executivo. María Jesús Montero irá manter a pasta das Finanças e assumirá a função de porta-voz do Governo e José Luis Ábalos continuará no Ministério do Fomento.

Para o Partido Popular, líder da oposição, as quatro vice-presidências são um “exemplo de desperdício”, representando “mais altos cargos, assessores e carros oficiais”, disse o vice-secretário para a comunicação Pablo Montesinos, citado pela Europa Press.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.