Governo admite nacionalização, mas estuda empréstimo à TAP convertível em ações

Patrick Ludolph / Wikimedia

Airbus A319 da TAP

Nacionalizar a TAP é uma hipótese colocada em cima da mesa pelo Governo. Ainda assim, o Executivo de António Costa está também a estudar outras soluções de financiamento da companhia aérea.

Para cumprir os seus compromissos até ao final do ano, a TAP precisa de 350 milhões a 400 milhões de euros de financiamento no curto prazo, adiantou Humberto Pedrosa ao ECO.

Apesar de o empréstimo com garantia de Estado ser a solução defendida, o Governo inclina-se para uma outra alternativa: a emissão de obrigações convertíveis em ações como um meio caminho entre o empréstimo e o aumento de capital.

De acordo com o diário económico, Humberto Pedrosa, da Atlantic Gateway, considera que a nacionalização da TAP seria um retrocesso no processo de reestruturação e crescimento da companhia.

Para estabilizar as contas deste ano, a TAP precisa de um empréstimo com garantia de Estado e, em 2021, depois de ultrapassada esta crise, abrir a discussão sobre um aumento de capital. “No meu entender, uma solução de empréstimo [obrigações] convertível em ações e acompanhado da entrada de um gestor indicado pelo Estado na comissão executiva seria bem-vinda.”

O Estado tem 50% do capital da TAP, através da Parpública, a Atlantic Gateway tem 45%, e os trabalhadores têm 5% das ações, mas a gestão executiva da TAP está nas mãos dos privados. A TAP precisa de capital e, com esse aumento por parte do Estado, a posição dos privados seria diluída, daí que a consequência seria a nacionalização.

O Governo tem ainda outra solução na manga, que podia evitar a nacionalização direta: uma emissão de obrigações da TAP convertível em ações e tomada pelo próprio Estado, e que conta para capital. Este mecanismo garantiria que a TAP não aumentava o peso da dívida junto de investidores privados, e os próprios bancos financiadores da companhia continuariam a ter precedência no caso de haver reestruturação de dívida face a este instrumento. .

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Aberto inquérito-crime ao atropelamento mortal com carro de Cabrita. Não há câmaras no local do acidente

A GNR já está a investigar as circunstâncias do atropelamento mortal com um carro onde seguia o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita. Mas o inquérito-crime não poderá contar com imagens das câmaras de video-vigilância …

Nuno Mendes e João Félix fora do jogo com a Alemanha

Os jogadores Nuno Mendes e João Félix vão ficar fora do jogo deste sábado frente à Alemanha devido a uma mialgia muscular. Ambos vão assistir ao encontro na bancada e devem recuperar a tempo de defrontar …

Antigo governador civil desmente Medina (que explicou sem explicar o envio de dados a embaixadas)

O último governador civil de Lisboa, o socialista António Galamba, desmente Fernando Medina, presidente da Câmara de Lisboa, no âmbito das conclusões da auditoria ao envio de dados de manifestantes para embaixadas estrangeiras. E há …

Portugueses burlados em Munique. PSP alerta para a venda de bilhetes falsos

No dia em que Portugal joga contra à Alemanha na capital da Baviera, a PSP alertou que vários portugueses estão a ser burlados com a venda de bilhetes falsos para a partida. O intendente Pedro Colaço …

Correos Express "passa a perna" aos CTT. Empresa quer conquistar Portugal para ter oferta ibérica na Ásia

A empresa espanhola concorrente dos CTT está a monopolizar as entregas ibéricas. Em 2019, comprou 51% da unidade de transporte expresso do grupo logístico Rangel e quer ter centros de distribuição em todo os distritos …

Autoridades passam 25 multas no primeiro dia de confinamento em Lisboa

As autoridades policiais passaram 25 autos de contraordenação no primeiro dia de confinamento da Área Metropolitana de Lisboa. Desde as 15h da tarde de ontem que é proibido entrar ou sair da AML, embora existam várias …

Ricardo Salgado queria afastar juíza por ser sobrinha de Ana Gomes

Um dos julgamentos que Salgado enfrenta é no Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão (TCRS) de Santarém por causa de coimas que lhe foram aplicadas pelo Banco de Portugal. O ex-banqueiro tentou atrasar o julgamento …

Afinal, Darwin poderá ter-se enganado em relação à seleção sexual

Um novo estudo sugere que Charles Darwin poderá ter-se enganado parcialmente em relação à teoria da seleção sexual. Charles Darwin foi um cientista cuidadoso. Em meados do século XIX, enquanto procurava evidências para a sua teoria …

“Não temos um presidente". Moedas arrasa Medina após divulgação da auditoria à CML

A auditoria interna da Câmara Municipal de Lisboa, apresentada ontem por Fernando Medina, está longe de pôr fim à polémica em torno do envio de dados pessoais de manifestantes a embaixadas estrangeiras. O presidente da Câmara …

"Fui sujeito a pressões, intimidações e ameaças". António Oliveira desiste de candidatura à Câmara de Gaia

Esta sexta-feira, numa reunião de emergência, António Oliveira, candidato à Câmara de Vila Nova de Gaia, anunciou ao líder do PSD, Rui Rio, a sua desistência da corrida eleitoral. António Oliveira tinha sido a escolha de …