/

Governo dos EUA alvo de ciberataque (e há quem aponte o dedo à Rússia)

Os departamentos do Comércio e do Tesouro do Governo dos Estados Unidos foram alvo de intrusões informáticas, admitiu este domingo um responsável do National Security Council, organismo que funciona na dependência da Casa Branca.

Este domingo, os departamentos do Comércio e do Tesouro do Governo dos Estados Unidos foram alvo de um ataque informático. O alcance do ciberataque e o tipo de documentos a que os piratas informáticos poderão ter conseguido aceder ainda estão por determinar.

De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, as suspeitas apontam para a Rússia, tendo este ataque alcançado os sistemas de correio eletrónico daquelas áreas do Governo norte-americano.

O The Washington Post revela que este ataque já estará em curso há vários meses. Até agora, tudo aponta para que o ataque tenha provocado danos “significativos”.

“Estamos a tomar todas as medidas necessárias para identificar e corrigir quaisquer questões relacionadas com esta situação”, disse John Ullyot, porta-voz do National Security Council, em comunicado.

Para já, terão sido identificadas as marcas de dois hackers associados ao Serviço de Inteligência Estrangeiro da Rússia, o SVR. Conhecidos como APT29 e Cozy Bear, estes piratas informáticos terão conseguido entrar numa série de outros servidores de e-mail do governo americano.

Este ataque acontece dias depois de a empresa norte-americana de cibersegurança FireEye ter admitido ter sido alvo de um ataque informático. Alguns especialistas em cibersegurança admitem que o ataque pode ter vindo da Rússia.

Segundo a empresa, o ataque foi feito a partir da atualização de um software da também americana SolarWinds, que avançou que tudo indica que as atualizações que fez em março e junho deste ano ao Orion, uma ferramenta de monitorização utilizada por inúmeras entidades, tenham sido infiltradas e utilizadas num “ataque altamente sofisticado e direcionado por um estado-nação”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.