Governo dos EUA alvo de ciberataque (e há quem aponte o dedo à Rússia)

Os departamentos do Comércio e do Tesouro do Governo dos Estados Unidos foram alvo de intrusões informáticas, admitiu este domingo um responsável do National Security Council, organismo que funciona na dependência da Casa Branca.

Este domingo, os departamentos do Comércio e do Tesouro do Governo dos Estados Unidos foram alvo de um ataque informático. O alcance do ciberataque e o tipo de documentos a que os piratas informáticos poderão ter conseguido aceder ainda estão por determinar.

De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, as suspeitas apontam para a Rússia, tendo este ataque alcançado os sistemas de correio eletrónico daquelas áreas do Governo norte-americano.

O The Washington Post revela que este ataque já estará em curso há vários meses. Até agora, tudo aponta para que o ataque tenha provocado danos “significativos”.

“Estamos a tomar todas as medidas necessárias para identificar e corrigir quaisquer questões relacionadas com esta situação”, disse John Ullyot, porta-voz do National Security Council, em comunicado.

Para já, terão sido identificadas as marcas de dois hackers associados ao Serviço de Inteligência Estrangeiro da Rússia, o SVR. Conhecidos como APT29 e Cozy Bear, estes piratas informáticos terão conseguido entrar numa série de outros servidores de e-mail do governo americano.

Este ataque acontece dias depois de a empresa norte-americana de cibersegurança FireEye ter admitido ter sido alvo de um ataque informático. Alguns especialistas em cibersegurança admitem que o ataque pode ter vindo da Rússia.

Segundo a empresa, o ataque foi feito a partir da atualização de um software da também americana SolarWinds, que avançou que tudo indica que as atualizações que fez em março e junho deste ano ao Orion, uma ferramenta de monitorização utilizada por inúmeras entidades, tenham sido infiltradas e utilizadas num “ataque altamente sofisticado e direcionado por um estado-nação”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Nikolai Glushkov. Exilado crítico de Putin morto em 2018 em Londres foi estrangulado

O exilado russo e crítico de Putin, Nikolai Glushkov, que foi encontrado morto e, 2018 na sua própria casa em Londres, no Reino Unido, foi estrangulado. O empresário Nikolai Glushkov, que criticava o presidente russo Vladimir …

Ivo Rosa levanta arresto a casa da rua Braamcamp e apartamento de Paris (e já há uma petição para o afastar)

O apartamento da rua Braamcamp, em Lisboa, onde residia o ex-primeiro-ministro José Sócrates, o Monte das Margaridas e a casa em Paris de Carlos Santos Silva deixaram de estar arrestadas na Operação Marquês por decisão …

O novo castelo da Disney em Hong Kong é uma celebração da diversidade

O novo castelo da Disney, no parque temático de Hong Kong, quer celebrar a diversidade, homenageando não apenas uma das suas princesas, mas várias. Walt Disney morreu há 55 anos e, desde então, muita coisa mudou. …

Vacinas (ainda) não são o princípio do fim. Sociólogo prevê que demorará anos a limpar “destroços” da covid-19

O médico e sociólogo norte-americano Nicholas Christakis defende, em entrevista à agência Lusa, que as vacinas não são ainda o princípio do fim da pandemia, considerando que demorará anos a limpar “os destroços” da covid-19. “Somos …

Jornalista grego especializado em crime assassinado a tiro. Primeiro-ministro pede rapidez na investigação

Um jornalista grego especializado em assuntos criminais foi esta sexta-feira morto por desconhecidos em frente da sua casa em Alimos, nos subúrbios de Atenas, anunciou fonte policial. Giorgos Karaïvaz, jornalista da televisão privada grega Star, foi …

Após 5 meses, alguns Boeing 737 MAX terão de voltar a ficar em terra. Há um "possível problema elétrico"

Cinco meses após voltar a voar após dois acidentes fatais, a Boeing voltou a pedir aos seus clientes que imobilizassem algumas das suas aeronaves para corrigir um "possível problema elétrico". De acordo com a AFP, esta …

25 de Abril marca revolução na linha do Minho. CP vai pôr a circular comboios eléctricos

Os comboios eléctricos vão começar a circular na linha do Minho, nos serviços inter-regional e regional, no próximo dia 25 de Abril. Além disso, o comboio Intercidades também vai chegar a Valença. Estas novidades constituem uma …

Em homenagem ao príncipe Filipe, salvas de canhão ouviram-se em todo o Reino Unido (e Buckingham encheu-se de flores)

Salvas de tiros de canhão foram disparadas este sábado ao meio-dia em todo o Reino Unido em homenagem ao príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II, que morreu na sexta-feira aos 99 anos. A partir da …

Fátima avança com 13 de Maio com peregrinos (se situação pandémica se mantiver estável)

Ao contrário do ano passado, as celebrações do 13 de Maio deste ano, em Fátima, deverão ocorrer com a presença de peregrinos caso a situação pandémica se mantenha estável.  O Santuário de Fátima prevê que as …

14 polícias mortos em ataque de guerrilhas. EUA anunciam sanções a empresa do Myanmar

Pelo menos 14 polícias perderam a vida este sábado no noroeste do Myanmar (antiga Birmânia) durante um ataque coordenado por várias guerrilhas étnicas, noticiaram meios de comunicação locais. O ataque, que deixou pelo menos cinco oficiais …