/

Governo desce 1 cêntimo ao imposto da gasolina. PSD critica “a brincadeira”

4

Tiago Petinga / Lusa

O deputado do PSD Duarte Pacheco

O deputado do PSD Duarte Pacheco

O PSD criticou esta quinta-feira o que diz ser uma “brincadeira” do Governo em torno do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos, declarando que a descida em um cêntimo frustra a “expectativa dos portugueses e dos fiscalistas”.

“Aquilo que o Governo deveria fazer para cumprir as metas orçamentais era baixar 2, porventura 3 cêntimos”, sustentou o deputado do PSD Duarte Pacheco, em declarações aos jornalistas no parlamento.

” Baixa 1 cêntimo. Talvez isso esconda as dificuldades orçamentais do Governo e a necessidade de reforço de receita, mas é uma falta de respeito para com os portugueses e os contribuintes”, acrescentou.

O social-democrata falava depois de o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais ter anunciado que o Imposto sobre os Produtos Petrolíferos vai ser reduzido em 1 cêntimo por litro no gasóleo e na gasolina, descida que entra em vigor esta sexta-feira.

Esta revisão acontece três meses depois de o Governo ter aumentado o ISP em seis cêntimos por litro de gasolina e de gasóleo.

Segundo o secretário de Estado Fernando Rocha Andrade, em declarações à Lusa, estas atualizações do ISP representam um decréscimo de 44 milhões de euros na receita deste imposto.

Duarte Pacheco referiu-se também ao que diz ser o “verdadeiro desastre que está a acontecer com a entrega das declarações de IRS, que em muitos casos devolvem “menos dinheiro do que aquele as pessoas têm direito”.

O “natural” seria a devolução da parte do Estado daquele montante com que ficou “indevidamente”, mas a exigência de uma nova declaração antes da devolução pode dever-se, diz Duarte Pacheco, à “expectativa que hajam muitos cidadãos que pela idade ou desconhecimento não façam a segunda declaração e assim o Estado fica com esse dinheiro”.

É uma brincadeira e uma falta de respeito“, prosseguiu, vincando que o PSD quer chamar ao parlamento a Associação Portuguesa para a Defesa do consumidor (DECO) e eventualmente o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais para explicar estas duas matérias: o ISP e a entrega de declarações de IRS.

/Lusa

4 Comments

  1. Que moral tem o psd para criticar seja quem for quando andou 4 anos a brincar com a classe média e média baixa???Deviam estar na cadeia e ainda não é tarde!

    • Toda a moral, pois a crítica é totalmente acertada. Até o diabo podia criticar que iria ter toda a razão. Quem disse que o PS dava com uma mão e tirava com duas, agora vê que não é assim, dá com uma e tira com as mãos de uma multidão inteira. Também ficámos esclarecido quanto à visão de socialismo dos partidos mais à esquerda: nem um piu quanto a esta taxa que não incomoda quem é rico, mas que causa muita mossa a quem menos tem. Nada como dar poder a pessoas e partidos para se conhecer a sua verdadeira índole…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.