Governo demite CEO e chairman da TAP

5

José Sena Goulão/Lusa

Fernando Medina justifica decisão com a necessidade de “virar de página na gestão da empresa”.

Na sequência da polémica indemnização concedida a Alexandra Reis e após conclusão do relatório da Inspeção-Geral de Finanças, o Governo decidiu demitir Christine Ourmières-Widener, CEO da TAP, e Manuel Beja, chairman da companhia. Alexandra Reis também terá que devolver o valor que recebeu referente à indemnização, depois de esta ter sido declarada nula.

O caso foi avançado pelo Correio da Manhã a 24 de dezembro do ano passado, na altura em que a gestora exercia funções como secretária de Estado do Tesouro. A demissão de Alexandra Reis surgiu como uma inevitabilidade, com Hugo Mendes, secretário de Estado das Infraestruturas, e Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, a saírem igualmente do Governo.

A exoneração por parte do Governo dos dois responsáveis acontece por “justa causa”, de forma a evitar o pagamento de indemnizações. No entanto, tal opção poderá ser contestada em tribunal.

Em conferência de imprensa conjunta de Fernando Medina, ministro das Finanças, e João Galamba, ministro das Infraestruturas, foi sublinhada a importância de “virar de página na gestão da empresa”, de forma a que se restabeleça os “laços de confiança” entre os portugueses e a empresa.

Para os lugares de Christine Ourmières-Widener e Manuel Beja, entra Luís Rodrigues, atual CEO da Transportadora açoriana SATA, que acumula as duas funções.

Ana Rita Moutinho //

5 Comments

  1. Vergonha de país!Os principais culpados são o presidente Marcelo e o primeiro ministro Costa. Ambos corruptos e criminosos, deviam era estar na prisão. São eles que fomentam e promovem todos estes casos. Não respeitam nada nem ninguém. É apanhá-los pessoalmente e tratar-lhes da saúde filhos da p!!

  2. A miserável incompetência evidenciada em todo este processo pelo governo, merece ou deveria merecer dos portugueses uma resposta firme e de grande protesto pela má gestão dos dinheiros públicos. Deveriam, isso sim, serem responsabilizados pessoal e criminalmente por tais atos. E este processo não vai parar aqui e o “lavar de roupa suja” vai continuar e novas cabeças vão rolar. Mau, mas mesmo mau é que somos todos a pagar estes desperdícios de dinheiros, que tanta utilidade teriam noutras áreas necessitadas do país.

  3. Já vão tarde. Agora vão pagar as indemnizações a esta maltinha toda!
    A menina Alexandra vai receber o ordenado do tempo todo que saiu até agora… Provavelmente…

  4. Esta Companhia , é como un “buraco negro” , no Universo da nossa Economia ! . Há Bandeiras que ficam caras a nós contribuintes , mas é tão fácil , para os agiotas que nos desgovernam irem-nos ao bolso descaradamente para manter estas “negociatas” ! .

  5. Muito mau para ser verdadeiro, Quem torto nasce torto morre. Uma situação bastante complexa e cheia de irregularidades. O dinheiro tudo compra mas desta vez o tiro saiu pela culatra, realmente o melhor é começarem tudo de novo, o pior serão as indemnizações que o Estado eventualmente terá que pagar (mais uma vez estamos presentes para suportar os gastos desnecessários.. mais uma vez seremos compelidos a pagar a incompetência de alguns afacor desses oportunistas a alimentar esses oportunistas

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.