Governo dá tolerância de ponto no Carnaval

Flou-Net / Flickr

O Governo decidiu dar tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval, no próximo dia 28 de fevereiro, aos trabalhadores da Função Pública, refere um despacho assinado pelo primeiro-ministro.

Segundo o despacho a que a Lusa teve acesso esta terça-feira, o Governo justifica que “embora a terça-feira de Carnaval não conste da lista de feriados obrigatórios”, existe em Portugal “uma tradição consolidada de organização de festas neste período”.

Desta forma, prossegue o Governo, é concedida “tolerância de ponto aos trabalhadores que exercem funções públicas nos serviços da administração direta do Estado, sejam eles centrais ou desconcentrados, e nos institutos públicos, no dia 28 de fevereiro de 2017”.

A proposta para que o dia de Carnaval fosse feriado nacional deu entrada na Assembleia em novembro de 2015 mas a discussão acabou por ser adiada devido à reposição dos feriados obrigatórios.

O tema voltou no início de janeiro, com propostas dos Verdes e do PAN, que acabaram por ser chumbadas no Parlamento, com votos contra do PS, PSD e CDS-PP.

“A tolerância de ponto que Governo e administração pública a nível local é suficiente para valorizar esta festividade. Em matéria de feriados, o PS já fez o que lhe competia, repondo quatro feriados que o PSD retirou aos portugueses”, advogou, na altura, o socialista Luís Soares.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde,

    O assunto sobre o eventual feriado no dia de Carnaval foi no inicio do ano levado ao parlamento tendo o PS informado que dá tolerância de ponto e assim sendo não era necessário declarar feriado. Parece-me que o PS e o Governo esquecem que tolerância de ponto é feriado ou tolerância de ponto no sector privado.
    Assim sendo “uns são filhos da mãe” e “outros são filhos da Pxxx”.
    Concordo que, se o estado do pais o permite, se alivie a carga fiscal e se reponha as regalias retiradas mas ao que se vê é tudo para o público e o privado nada…

    Uma vez mais se constata que vai ser o privado “a pagar as regalias” que se está a dar ao sector publico.

    Bem hajam …. que certamente não tem o meu voto nas próximas eleições..

  2. Realmente vivemos num pais que parecem dois totalmente distintos. Feriados e tolerâncias de ponto mas só para alguns. Regalias e mais regalias!

  3. Tolerância de ponto já eu tive em 1969! Nos tempos do fascismo! Não se calam com isso e até parece que ele está a dar alguma coisa que não existisse há mais de 50 anos. Aos que se queixam que no privado não têm eu respondo que se o fascismo ainda existisse hoje, se calhar também já tinham. Naquele tempo não havia tanto gatuno, chupista, vadio e gente sem trabalhar e a ganhar brutos ordenados como hoje!!

    • mais um individuo que toda a vida esteve no funcionalismo publico. experimente sair para o privado para começar a perceber a realidade. melhor ainda no privado está sempre a meio caminho do desemprego e o final do mês pode ser uma incógnita quer para receber o ordenado (sim porque há patrões que não pagam) quer para receber a carta de despedimento (sim porque também podem ser despedidos). Não ter estes dois cenários sempre presentes só mesmo na função publica. será que isto é que se chama fascismo?!?! não compreendo essa palavra.

    • Então em 1969 não havia tanto “gatuno chupista” e o povo tinha muito menos do que o que tem hoje?!
      Deves andar muito distraído…
      Coitado de quem, em pleno 2017 ainda vive na ignorância e não sabe que nesse tempo o pais estava entregue a meia-dúzia de famílias que dispunham de tudo e todos!

RESPONDER

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …