Governo cria apoios para ajudar algumas empresas com a conta da luz

2

António Cotrim / Lusa

O ministro do Ambiente e Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes

O Ministério do Ambiente vai criar apoios para ajudar as empresas mais afetadas pelo aumento do preço das licenças de emissão de carbono.

O aumento do preço das licenças de emissão de carbono está a fazer-se sentir na fatura da eletricidade de algumas empresas. Como tal, o Governo está a preparar a criação de um apoio para ajudá-las, adianta o Jornal de Negócios.

“Está a ser preparada a portaria que estabelece o mecanismo de compensação dos custos indiretos do CELE – Comércio Europeu de Licenças de Emissão”, explica o Ministério do Ambiente e da Ação Climática, em declarações por escrito ao Negócios.

O objetivo é compensar “eventuais custos relacionados com as emissões de gases com efeito de estufa repercutidos no preço da eletricidade”.

O apoio vai aplicar-se às empresas que fazem parte do CELE, principalmente àquelas que “possam estar sujeitas a um risco significativo de ‘fugas de carbono’, ou seja, risco de deslocalização para geografias com níveis de exigência ambiental inferiores às europeias”, esclarece o Governo.

A diretiva que regula o mercado de carbono permite aos países “compensarem parcialmente o preço mais elevado da eletricidade com apoios estatais” a instalações de alguns setores eletrointensivos.

A atribuição destas ajudas estará “condicionada à realização de esforços adicionais de descarbonização por parte das empresas em causa, para além de um conjunto de regras definidas a nível europeu”, acrescenta o Ministério do Ambiente.

ZAP //

2 Comments

  1. Esta de referir “a luz”, ao que na realidade é Energia Eléctrica, utilizada em geral não só para Iluminação, ainda mais na laboração Empresarial. Deixa-me sempre perplexo, com esta designação !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.