Espanha. Governo de Aznar suspeito de adjudicações irregulares de 600 milhões de euros

As autoridades espanholas estão a investigar alegadas irregularidades em 23 adjudicações de obras públicas de cinco ministérios do último mandato de José María Aznar, ex-primeiro-ministro de Espanha, de 600 milhões de euros.

Segundo noticiou esta segunda-feira o País, existem indícios de que essas irregularidades poderão estar ligadas ao financiamento ilícito do Partido Popular (PP). Este mais um passo do caso Bárcenas, no qual está a ser investigado o antigo tesoureiro do partido, Luís Bárcenas, devido a alegados subornos de construtores de obras públicas.

Na origem das suspeitas, estão contratos públicos realizados entre 2002 e 2006 com Alfonso García Pozuelo, dono da construtora Hispánica, que já foi condenado a dois anos de prisão no processo Gürtel, que envolve o PP e Bárcenas.

A polícia suspeita que terá havido comissões ilegais pagas a Bárcenas e a um intermediário para que as obras a 23 projetos fossem realizados pela construtora do empresário.

A Unidade da Criminalidade Económica e Fiscal da Polícia Nacional estima que a Construtora Hispánica recebeu cerca de 224 contratos do Governo de Aznar e considera que existem elementos “objetivos, subjetivos e temporais” que evidenciam um elo entre a construtora e a realização de vários projetos.

O juiz José De La Mata, responsável pela investigação reaberta há três anos, exige agora que sejam entregues os documentos públicos referentes às obras em questão.

No caso Bárcenas, as investigações revelaram que as despesas de vários dirigentes nacionais do PP eram pagas através desse saco azul. O ex-líder do PP e o ex-primeiro-ministro Mariano Rajoy foi envolvido no processo, mas a Justiça espanhola não conseguiu encontrar prova de que tivesse sido pago pelo saco azul gerido por ex-tesoureiro do PP.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Abel Ferreira tem (mais) um problema no Palmeiras

Patrick de Paula, que Jorge Jesus gostaria de ter no Benfica, foi apanhado numa festa. O mesmo jogador protagonizou um episódio insólito contra o América Mineiro. Patrick de Paula envolveu-se em dois problemas no Palmeiras, no …

Bebé mais prematuro do mundo celebra primeiro aniversário. Tinha 0% de probabilidade de sobreviver

As probabilidades de sobrevivência eram nulas, mas Richard superou todas as expectativas e, passado um ano, celebrou o seu primeiro aniversário. Fica na história como o bebé mais prematuro de sempre a sobreviver, de acordo …

Lula da Silva absolvido em caso sobre alegados favorecimentos ao setor automóvel

A justiça brasileira absolveu esta segunda-feira o ex-presidente do Brasil Lula da Silva, o ex-ministro Gilberto Carvalho e outros cinco acusados numa das ações da operação Zelotes, que investigava alegados favorecimentos a empresas do setor …

Ucrânia 0 - 1 Áustria | Ambição de Foda garante segundo lugar

A Áustria qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, marcando encontro com a Itália, ao vencer a Ucrânia por 1-0 e conquistar o segundo lugar do Grupo C. Um golo de Christoph …

Macedónia N. 0-3 Países Baixos | Laranja garante pleno

A seleção da Macedónia do Norte ainda deu luta, na primeira parte, aos Países Baixos, na última jornada do grupo C do Euro2020 de futebol, mas perdeu naturalmente por 3-0, face à supremacia da seleção …

Imunidade do grupo com 70% de vacinados é ideia ultrapassada, defende investigador

O investigador Miguel Castanho afirmou esta segunda-feira que a ideia da imunidade do grupo com 70% da população vacinada contra a covid-19 está “completamente desatualizada” porque a vacina não protege contra a infeção e a …

Euro2020. Portugal já demonstrou "qualidade para ultrapassar todas as dificuldades"

O futebolista João Moutinho lembrou esta segunda-feira que Portugal já “demonstrou ter qualidade para ultrapassar todas as dificuldades” e acredita que diante da França, na derradeira jornada do Grupo F do Euro2020, o campeão europeu …

Demolição de construções ilegais em Loures regista “alguns tumultos” com moradores

A Câmara Municipal de Loures avançou esta segunda-feira com demolições de construções ilegais no bairro de Montemor, com o apoio da polícia, verificando-se “alguns tumultos”, porque os moradores se queixam da falta de soluções de …

"O São João é decisivo". Gaia negou pedidos para festejos e faz apelo à contenção

A Câmara de Vila Nova de Gaia negou os pedidos para a realização de festas de São João porque “com esta cadência” o concelho “corre o risco de voltar atrás no confinamento”, disse esta segunda-feira …

Presidente promulga diploma do Governo para acelerar execução do PRR

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto-lei que estabelece o regime excecional de execução orçamental e de simplificação de procedimentos dos projetos aprovados no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Numa nota …