Governo vai aprovar novos apoios para 250 mil trabalhadores. Sócios-gerentes incluídos

António Cotrim / Lusa

O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira

O Governo prepara-se para aprovar esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, um novo pacote de apoios, que inclui o prolongamento da retoma progressiva e apoios a fundo perdido para microempresas.

A confirmar-se a aprovação de todas as medidas, serão abrangidos cerca de 250 mil trabalhadores, segundo o jornal Público, que avança a notícia esta quinta-feira.

O mecanismo de apoio à retoma progressiva, que sucedeu ao lay-off simplificado, deve ser prolongado por mais seis meses, até 30 de julho de 2021, com garantia de salário pago a 100% aos trabalhadores. Além do pagamento total da remuneração, o Governo pretende alargar o apoio aos sócios-gerentes de “micro” e PME com trabalhadores a cargo, que passam a beneficiar das mesmas regras.

Segundo escreve o matutino, as regras para o prolongamento deste mecanismo de apoio permanecerão as mesmas: têm de comprovar quebras de faturação de, pelo menos, 25%, ao passo que, caso sejam micro ou PME, terão direito a um corte de 50% das contribuições sociais sobre a compensação retributiva.

O Governo estuda também um apoio para as microempresas, que incluirá um pagamento a fundo perdido de dois salários mínimos nacionais (SMN) por trabalhador e três meses de dispensa parcial da Taxa Social Única (TSU).

O prolongamento do apoio à retoma deve visar 130 mil pessoas e os apoios a fundo perdido 120 mil, perfazendo um total de 250 mil trabalhadores abrangidos.

Em cima da mesa estão também novas regras para a formação profissional, com adiantamento de 85% das verbas e a possibilidade de alterar o calendário dessa formação.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia cara Equipa ZAP:

    “O prolongamento do apoio à retoma deve visar 130 mil pessoas e os apoios a fundo perdido 120 mil, perfazendo um total de 250 trabalhadores abrangidos.”

    O universo total de trabalhadores abrangidos será , ao que tudo indica , 250 MIL …e não 250 !

    Obrigado !

RESPONDER

Mais de 75% dos refugiados sírios podem sofrer de stress pós-traumático

Mais de três quartos dos refugiados sírios podem estar a sofrer de distúrbios mentais, como transtorno de stress pós-traumático (TEPT), dez anos após o início da guerra civil no país. De acordo com um artigo do …

AVC foi a principal causa das 112.334 mortes em 2019

As doenças circulatórias foram as principais causas das 112.334 mortes verificadas em Portugal em 2019, divulgou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística, assinalando que a mais mortífera foi o acidente vascular cerebral (AVC). Em 2019, …

Iémen irá enfrentar a pior fome já vista nas últimas décadas. Guterres implora por generosidade

De acordo com a ONU, a situação humanitária no Iémen é muito grave e o país irá enfrentar a pior fome à qual o mundo já assistiu. Esta situação pode ser revertida se os seus …

"Um erro histórico". Tratado assinado em Portugal incentiva aquecimento global

Um tratado assinado em Lisboa concede um grande poder às empresas de energia para processar os Estados caso se sintam prejudicadas por políticas climáticas. O Tratado da Carta da Energia (TCE) é um acordo internacional assinado …

Jornalistas estrangeiros denunciam "declínio da liberdade" na China

A China utilizou as medidas para controlar o coronavírus, a intimidação e restrições de visto para limitar a cobertura jornalística estrangeira em 2020, dando início a um "rápido declínio da liberdade na media", denunciou o …

Sindicato dos chefes da PSP interpôs ação judicial por causa da pré-aposentação

O Sindicato Nacional da Carreira de Chefes da PSP indicou este domingo que interpôs uma ação judicial para impugnar um despacho da direção nacional da Polícia Segurança Pública sobre a lista de pedidos da passagem …

"A agricultura em Montalegre vai acabar". Praga de javalis destrói culturas

Os agricultores do concelho de Montalegre andam desesperados com o facto dos javalis andarem a destruir as culturas. A população destes animais tem aumentado muito nos últimos anos e as medidas de controlo têm sido …

50 mil euros. Governo cria prémio nacional para proteger florestas

No próximo Conselho de Ministros, na quinta-feira, o Governo vai discutir um prémio bianual para projetos que ajudem a melhorar a floresta, do ponto de vista técnico, científico ou da comunicação. A notícia é avançada esta …

Polícia Judiciária ajudou a evitar dois ataques em França

As informações partilhadas pela Polícia Judiciária (PJ) com a Europol foram cruciais para alcançar a detenção do jihadista marroquino que viveu em Portugal. Hicham El-Hanafi foi condenado a 30 anos de prisão em França, na semana …

Duque de Edimburgo foi transferido para outro hospital

O Palácio de Buckingham anunciou esta segunda-feira que o príncipe Filipe, marido da rainha do Reino Unido, Isabel II, foi transferido para outro hospital de Londres para continuar o tratamento de uma infeção. O Palácio disse …