/

Governo fez alteração de última hora que beneficia colégio de socialista

22

Tiago Petinga / Lusa

O Ministro da Educação Tiago Brandão Rodrigues

O Ministro da Educação Tiago Brandão Rodrigues

Dez dias depois do lançamento do concurso para os colégios estabelecerem contratos de associação, o Ministério da Educação promoveu uma alteração nas normas que beneficia uma escola privada que tem um sócio ligado ao PS.

O caso é divulgado pelo jornal Sol e refere-se à Escola Internacional de Torres Vedras que tem como sócios maioritários (57%) o casal Eduardo de Castro e Helena Maria de Castro, donos da empresa Investimentos Imobiliários, Lda.

Segundo a publicação, o Ministério fez “ajuste nas zonas que considera carenciadas de escolas públicas”, dez dias depois de ter sido lançado o concurso para a concretização dos contratos de associação.

A “correcção permite à Escola Internacional de Torres Vedras ter contratos de associação”, com turmas financiadas até 2020, sustenta o Sol.

Eduardo de Castro, sócio maioritário do estabelecimento, foi coordenador do PS de Rio de Mouro e também esteve envolvido na campanha autárquica de Basílio Horta, pelo PS, à Câmara de Sintra, de acordo com a publicação.

E a mulher, Helena Maria de Castro, será cunhada da directora-geral da Direcção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), Maria Manuela Faria, avança o jornal.

ZAP //

Nota:
A direcção da EITV apresentou, em comentário abaixo publicado, esclarecimento com o título “O DIREITO AO CONTRADITÓRIO”, para o qual chamamos a atenção dos leitores.

22 Comments

    • Isto é tudo mentira. Todos eles, políticos claro, são pessoas honestíssimas e ajudam muito os necessitados, mas tem sempre o azar de ajudar as pessoas dos seus partidos. Mas isto só acontece dia sim, dia sim. Porque nos dias não eles, não fazem mesmo nada para prejudicar os outros.

  1. “uma escola privada que tem um sócio ligado ao PS” Uiiiiii!!!!! É corrupção de certeza!!! A mulher da limpeza é do BE e o jardineiro é do PCP… Sol = Correio da Manhã = merd…

      • Referia-me ao “teor” da notícia… Não tire conclusões precipitadas!

        …O “jornalista” que escreveu a “notícia” é do CDS e o editor é do PSD…

  2. Ah! Estou esclarecido.
    Adoro a honestidade intelectual.
    Não quer já agora ir por aí fora ao resto das “notícias” que aqui há sobre pessoas de outras cores políticas, que “não são corrupção de certeza”, para nos elucidar de que partido são os “jornalistas” e editores que as fizeram?

    • Ironia? Ouviu falar?
      De qualquer forma… Acredita que a maioria dos jornalistas não são corruptos (e/ou partidários)?
      Ilucidá-lo? Se ainda não percebeu, então nunca perceberá.

      • E você? Já? É óbvio que não estamos a falar da mesma coisa. Não sei quanto a si, mas eu vou dar este “diálogo” como acabado. Não leva a lado algum… Tenha uma boa vida.

      • Típico. Responder com uma pergunta, atirar um bitaite e fugir à conversa. Está tudo dito.

  3. Nao me entendo. Como é que eu ainda fico fulo com coisas destas. basta estar atento e diáriamente encontro situações de puro desprezo pela lei e de trafulhice. O usar os bens públicos para o bem de amigos, políticos ou não, é comum na vida pública portuguesa. O compadrio, o proteger os boys, a desonestidade, etc., são normais na nossa politica. Como é que eu ainda me escandalizo?

    • Ate pode ser verdade, mas não acredite em tudo o que lhe dizem. Especialmente a “imprensa” como o Sol…
      Mas… “A isto chama-se Nepotismo e Corrupção !” Onde tem estado este tempo todo? Numa gruta sem acesso a qualquer informação do exterior? “Isto” tem sido assim desde que o Homem Sapiens surgiu!

  4. Uma VERDADEIRA MÁFIA COM ELEMENTOS DE VÁRIOS PARTIDOS e que no tempo de Sócrates gastavam milhões a recuperarem escolas publicas PARA LOGO depois as fecharem,,,, depois mesmo em frente abrir um(vários em todo o pais) colégios privados do Xuxialista António Calvete do grupo GPS que construiu um IMPÉRIO e que o PSD/CDS manteve e que no inicio da governação Geringonça continuou a defender o financiamento do ensino privado,,,,resumindo e concluindo: ESTA NOTICIA NÃO ME SURPREENDE, QUERO VER O QUE COMUDISTAS E BERLOKES DA TRETA VÃO DIZER ACERCA DESTE ASSUNTO!??

  5. Vamos lá a ter calma, é necessário distinguir a diferença entre socialismo e capitalismo, os outros colégios são de capitalistas há que os eliminar que são um símbolo terrível da espécie humana, este é de um socialista há que apoiar pois dali alem da partilha dos lucros que possa dar só vão dali sair mentalidades formadas na partilha dos seus bens e valores com os outros.

  6. Eu fico admirado com alguns portugueses que ainda acreditam que estas coisas só acontecem por acaso. A classe politica precisa de ser toda remodelada.Já chega de tanta desonestidade.

  7. O DIREITO AO CONTRADITÓRIO

    Em 1690, já Tobias Peucer, abordava a credibilidade e variedade de fontes, alertando para a necessidade de ouvir várias pessoas para confirmar a veracidade dos factos.

    Não temos por habito, comentar os comentários dos comentários de notícias “plantadas” para beneficio de quem objetivamente delas beneficia.

    A este respeito diremos tão só que bastava ler atentamente a notícia e conhecer a “Retificação” introduzida pela DGAE para rapidamente se perceber que a estória estava mal contada, para logo chegar à conclusão que afinal o beneficiado era outro o “Externato” e não a “Escola”.

    Para quem entenda que a “Retificação” efetuada foi um favor à Escola Internacional de Torres Vedras, saiba que a recusamos, não a procurámos nem a queremos.

    As falsidades publicadas, em diversos órgãos de comunicação social – nos periódicos “Jornais Sol”, “Jornal i”, e por citação no canal de televisão “Correio da Manhã TV” (CMTv) “Blogs” e outros meios de difusão, que apesar de imediatamente desmentidas, por serem infames, injuriosas, difamatórias e, antes de tudo, falsas se mantiveram sem que que nos fosse proporcionado qualquer contraditório.

    Não é, todavia, esta a sede própria para as dirimir, sendo indisputável, que elas são absolutamente falsas e apartadas do mais ténue contato com a realidade, contudo e apesar de desmentidas, perduram, sem a mais ténue reparação.

    O mais aviltante é que, tanto o “Jornal Sol” como o “Jornal i” durante horas e horas apagaram dos comentários da sua página “on-line” não só as explicações, que face a essa notícia os visados prestaram, como os comentários que lhe eram favoráveis, mantendo única e exclusivamente o lixo mediático que semelhante noticia tinha provocado.

    Bem sabemos que muitos jornais estão hoje a soldo de inconfessáveis interesses, mas ter publicado tal noticia baseada em fonte anónima, supostamente credibilizada pelo Jornal Badaladas, com profundas ligações ao Colégio de Penafirme, que é de facto, o principal beneficiado, fica para a história do pior que o jornalismo tem.

    Quando um blooger, Diretor de Curso do mesmo Colégio, cobardemente lança um anátema, para lançar uma cortina de fumo, sobre um intrincado esquema de favorecimento, e depois do “fogo” acesso apaga tudo, para não deixar rasto. Estamos conversados sobre a credibilidade das fontes.

    Que “jornais” o façam, porque vende, ainda se pode tentar compreender, mas que reputad@s deputad@s, partidos políticos, e responsáveis políticos se deixem levar pela “espuma” da infâmia e das notícias, sem contraditório nem direito de defesa é no mínimo preocupante.

    “Politica sem princípios” diria Gandhi. Não vamos a tanto, mas o facto de se aproximarem eleições, não justifica que se “cavalguem” todas as ondas populistas, pois como é sabido normalmente as “quedas de cavalo” são bastante perigosas.

    Para que não restem dúvidas, os visados solicitaram já a respetiva intervenção da Inspeção Geral de Educação e Ciência, pois confiam, num Estado Democrático e Laico como defende a Constituição Portuguesa.

    A justiça não tem a velocidade dos jornais, dos blogs ou de outros instrumentos de difamação, mas faz-se.

    Um dia, devagar, devagarinho chegará.

    A Direção da EITV

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.