/

Governo admite mover feriados para evitar “pontes”

8

A ideia de mover os feriados para evitar as “pontes” e prolongar o fim-de-semana ganha força em alguns sectores e o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social admite que o governo está receptivo a discutir o assunto.

A mobilidade dos feriados que acontece, por exemplo, em Inglaterra, tem “potencialidades positivas” e é “um debate que pode e deve ser feito”, constata Vieira da Silva em declarações à TSF.

O ministro releva, contudo, que é preciso debater o assunto, depois da reposição dos feriados, na concertação social.

“Esse aspecto tem de ser discutido, obviamente, com os parceiros sociais e, a poder avançar-se nesse caminho, a decisão de o fazer ou não deve ser muito deixada à negociação colectiva, porque essa solução pode ser muito interessante para alguns sectores e menos interessante para outros”, evidencia Vieira da Silva.

A atestar esta ideia das diferenças entre sectores, a Confederação Empresarial de Portugal mostra-se agradada com a ideia da mobilidade, enquanto a Igreja a recusa.

“No que toca aos feriados religiosos não faz sentido” porque “têm um sentido simbólico do calendário litúrgico”, considera o porta-voz da Conferência Episcopal, padre Manuel Barbosa, também em declarações à TSF.

Já o presidente da Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva, refere na mesma Rádio que o fim das “pontes” “permite optimizações de produção“, nomeadamente na industria têxtil, onde “os equipamentos precisam de atingir determinadas temperaturas”.

Do lado dos trabalhadores, o secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, é contra, considerando que “os feriados, pelo seu significado político, religioso e cultural devem ter lugar nos dias que estão determinados”.

“Encostar os feriados ao fim-de-semana não vai beneficiar a competitividade das empresas”, considera ainda o sindicalista.

ZAP

8 Comments

  1. acho que para nao perder um dia util (6ª ou 2ª feira), mas valia mudar os feriados para o sabado ou domingo. assim a o trabalhador/empresa nao fechava para o feriado. comemorar o 25 de abril no dia 26/27 ou 28, devia ser engraçado os feriados históricos a serem gozados 2 dias depois. a empresa nao dando ponte, o trabalhador goza um dia de ferias, por isso o problema nao fica resolvido porque ele vai gastando dias de ferias (ferias a que tem direito). os do estado, so fazem ponte se derem casao contrario, o trabalhador goza um dia de ferias. nao vejo a razao de transferir os feriados para evitar pontes.

  2. Acho muito bem mover os feriados para se ter fins de semana prolongados, ganham as empresas que não quebram a produtividade e ganham os trabalhadores que ficam com mais dias seguidos de descanso sem terem que gastar férias.Já agora está na altura de debater o mesmo nº de horas no privado como nu publico, não faz sentido uns terem 35 horas e outros 40!Estamos todos a aguardar uma decisão neste sentido!

  3. A CGTP preocupada com os Costumes que bonito, será isto agora uma maneira de salvaguardar as tão benditas “pontes” benéficas para tanta boa gente do Público…

  4. Que grande SARRABULHADA,tira e POE retira e torna a por,ja nemsabem o que ha-dem fazeriiiiiiii o MELHOR é COMPRAREM ROBOTs- CYBORGUESetcetc eles.as que trabalhem e OS.AS HUMANOS.AS ficam a VEGETARe a PRODUZIREM FILHOS e FILHAS e siga a MARCHA o ARRAIAL as FEIRAS etcetc ahahahahaha e que as BARRACAS CUBATAS ABANEM e os cHURILHOS e FARTURAS CASTANHAS-etcetc que abundem e que as mAQUINAS que PRODUZAM e os.as HUMANO.AS que GOZEM as PARADAS das PARODIAS e venha os CALCITRINS -os GELS etcetce e a VIDA REJUVENESCHE ahahahahahhaiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii…………………..

    A.G.P.

  5. Ideias que no passado foram criticadas agora já parecem ser boas e ter pernas para andar, vá lá acreditar em políticos!

  6. Mais uma tamancada desnecessária.
    É mais que justo recolocar o que foi tirado ao ZÉ POVO.
    Se era para procurar rentabilizar o desempenho das empresas, fazendo com que o feriado fosse colocado por forma a não provocar a perda de cadência do trabalho, então esperavam mais algum tempo e recolocavam os dias em causa dentro da nova formula, e aí todos ficavam satisfeitos.
    É possível que o Sr. Arménio Carlos reclamasse, mas se não o fizesse é porque estava doente.

  7. O sr. Arménio Carlos da CGTP devia era modernizar-se! O que ele diz é que não faz sentido. O homem não sabe mesmo o porquê de se colar o feriado ao fim de semana… A indústria agradece mesmo!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.