Governo admite colocar bombeiros na prevenção de incêndios

O novo secretário de Estado das Florestas diz que é preciso “derrubar muros” entre a prevenção e o combate aos fogos e que, se for preciso, não vê problema em que os bombeiros façam o mesmo trabalho que os sapadores florestais.

Numa entrevista ao Público, o secretário de Estado das Florestas, Miguel Freitas, diz que nesta altura é preciso “olhar para a frente” e “quebrar este ciclo do fogo” e “deixarmos de ter este conceito separado de prevenção e combate e passar para um grande conceito da proteção da floresta”.

“Sinto que é evidente que é necessário quebrar alguns muros que existem ainda entre o que é o dispositivo de combate e o trabalho que desenvolve na prevenção”, destaca.

“Nós temos de trazer a lógica do combate para a prevenção. Só no momento em que conseguirmos que quem está no combate possa fazer prevenção é que conseguiremos vencer o desafio que temos pela frente”, continua.

(dr) presidencia.pt

Miguel Freitas, secretário de Estado das Florestas

Por isso, questionado se existe a possibilidade de os bombeiros virem a fazer o mesmo trabalho que os sapadores florestais, o secretário de Estado não rejeita a ideia.

“Temos de fazer avançar o sistema, o que significa pensar todas essas questões. O que digo é que não me repugna a ideia de que os bombeiros possam também ter intervenção em matéria de prevenção”, respondeu.

Na mesma entrevista, o governante garantiu que está a trabalhar “num horizonte de cinco anos” e que, no anterior Governo, “a floresta não foi uma prioridade”.

“No anterior programa comunitário, por responsabilidade do anterior governo, cerca de metade dos fundos das florestas foram transferidos para outros investimentos, para outras prioridades. A floresta não foi uma prioridade. Este ministro assumiu desde a primeira hora que não retiraria um tostão das medidas florestais“, declara.

Miguel Freitas, que chegou ao Governo poucos dias depois da tragédia em Pedrógão Grande, acredita ainda que “o país não é todo para florestar” e que “entre ter má floresta e não ter floresta, é preferível não ter”.

“Temos de fazer escolhas certas para não chegarmos ao verão e ver o país a arder”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. “O que digo é que não me repugna a ideia de que os bombeiros possam também ter intervenção em matéria de prevenção”. “não me repugna”! Isso NÃO QUER DIZER “Governo admite colocar bombeiros na prevenção de incêndios”! Isso não quer dizer “não vê problema em que os bombeiros façam o mesmo trabalho que os sapadores florestais.”. Que mania esta da “imprensa” interpretar aquilo que não foi dito! Ao menos a ideia dos estudos para prevenção dos incêndios é clara, (e óbvia… e necessária) não deixando espaço para “interpretações” criativas. Façam o vosso trabalho (“imprensa”). Deixem de “ler” e “ver” aquilo que não foi escrito ou falado. O vosso dever é informar e não interpretar. Isso é trabalho (?) para os “comentadores”. Arre, que isso irrita!!!

RESPONDER

Chega apresenta oito candidatos para o distrito do Porto. Ventura acredita que vai ter "grande resultado"

O líder do Chega anunciou este sábado oito candidatos às próximas eleições autárquicas no distrito do Porto, onde André Ventura acredita que o partido vai ter "um grande resultado". "Fizemos esta deslocação ao Porto para anunciar …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …

"Novas dificuldades e entropias". Autarcas independentes exigem extinção imediata da CNE

Os presidentes de Câmara e representantes de movimentos independentes decidiram este sábado dar um novo prazo aos partidos para que estes possam alterar a lei eleitoral autárquica. Porém, exigem a extinção imediata da Comissão Nacional …

Estudo mostra que as ovelhas preferem acasalar com machos subordinados

Um novo estudo descobriu que, ao contrário do que se podia pensar, as ovelhas preferem acasalar com machos que estão mais abaixo na hierarquia. Atualmente, a vida sexual da maioria das ovelhas é controlada pela indústria …

“Vamos iniciar uma nova etapa". Madeira vai testar toda a população (gratuitamente)

O Governo da Madeira vai desencadear uma campanha de testagem massiva da população da região, ainda sem data, que será gratuita, para aferir da evolução da pandemia da covid-19 no arquipélago, anunciou este sábado o …

O armazenamento de energia "sem massa" está a chegar

Uma equipa de cientistas da Chalmers University of Technology, na Suécia, produziu uma bateria estrutural com um desempenho dez vezes melhor do que todas as versões anteriores. A descoberta abre caminho ao armazenamento de energia …

Ataque terrorista a cidade na Nigéria atinge organizações humanitárias e instalações da ONU

Jihadistas alegadamente ligados ao Estado Islâmico atacaram este sábado as instalações de várias organizações humanitárias e das Nações Unidas na cidade nigeriana de Damasak, e ainda estão no local, afirmaram fontes das organizações não-governamentais (ONG). O …

Os humanos foram "superpredadores" durante dois milhões de anos

Uma nova investigação revelou que os humanos foram um predador de ponta durante cerca de dois milhões de anos. Só a extinção da megafauna e o declínio das fontes de alimentos de origem animal no …

Paços de Ferreira 0-5 Benfica | Seferovic “parte tudo” na Capital do Móvel

Na noite deste sábado, o Benfica somou o sétimo triunfo consecutivo no campeonato, ao golear o Paços de Ferreira por 5-0, num embate relativo à 26.ª jornada do campeonato. A equipa de Jorge Jesus, que acabou …

Após terramotos e deslizamentos, a "cidade moribunda" de Itália ainda resiste no topo de uma montanha

Chamar-se a si mesmo de "Cidade Moribunda" pode não parecer a melhor forma de atrair turistas, mas Civita, em Itália, aprendeu a viver com o facto de estar a morrer. Há vários séculos, a cidade …