Governo admite colocar bombeiros na prevenção de incêndios

O novo secretário de Estado das Florestas diz que é preciso “derrubar muros” entre a prevenção e o combate aos fogos e que, se for preciso, não vê problema em que os bombeiros façam o mesmo trabalho que os sapadores florestais.

Numa entrevista ao Público, o secretário de Estado das Florestas, Miguel Freitas, diz que nesta altura é preciso “olhar para a frente” e “quebrar este ciclo do fogo” e “deixarmos de ter este conceito separado de prevenção e combate e passar para um grande conceito da proteção da floresta”.

“Sinto que é evidente que é necessário quebrar alguns muros que existem ainda entre o que é o dispositivo de combate e o trabalho que desenvolve na prevenção”, destaca.

“Nós temos de trazer a lógica do combate para a prevenção. Só no momento em que conseguirmos que quem está no combate possa fazer prevenção é que conseguiremos vencer o desafio que temos pela frente”, continua.

(dr) presidencia.pt

Miguel Freitas, secretário de Estado das Florestas

Por isso, questionado se existe a possibilidade de os bombeiros virem a fazer o mesmo trabalho que os sapadores florestais, o secretário de Estado não rejeita a ideia.

“Temos de fazer avançar o sistema, o que significa pensar todas essas questões. O que digo é que não me repugna a ideia de que os bombeiros possam também ter intervenção em matéria de prevenção”, respondeu.

Na mesma entrevista, o governante garantiu que está a trabalhar “num horizonte de cinco anos” e que, no anterior Governo, “a floresta não foi uma prioridade”.

“No anterior programa comunitário, por responsabilidade do anterior governo, cerca de metade dos fundos das florestas foram transferidos para outros investimentos, para outras prioridades. A floresta não foi uma prioridade. Este ministro assumiu desde a primeira hora que não retiraria um tostão das medidas florestais“, declara.

Miguel Freitas, que chegou ao Governo poucos dias depois da tragédia em Pedrógão Grande, acredita ainda que “o país não é todo para florestar” e que “entre ter má floresta e não ter floresta, é preferível não ter”.

“Temos de fazer escolhas certas para não chegarmos ao verão e ver o país a arder”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. “O que digo é que não me repugna a ideia de que os bombeiros possam também ter intervenção em matéria de prevenção”. “não me repugna”! Isso NÃO QUER DIZER “Governo admite colocar bombeiros na prevenção de incêndios”! Isso não quer dizer “não vê problema em que os bombeiros façam o mesmo trabalho que os sapadores florestais.”. Que mania esta da “imprensa” interpretar aquilo que não foi dito! Ao menos a ideia dos estudos para prevenção dos incêndios é clara, (e óbvia… e necessária) não deixando espaço para “interpretações” criativas. Façam o vosso trabalho (“imprensa”). Deixem de “ler” e “ver” aquilo que não foi escrito ou falado. O vosso dever é informar e não interpretar. Isso é trabalho (?) para os “comentadores”. Arre, que isso irrita!!!

RESPONDER

Ministério Público pede suspensão de funções de Mexia e Manso Neto na EDP

O Ministério Público pediu, esta sexta-feira, a suspensão de funções do presidente da EDP, António Mexia, e do administrador Manso Neto. A notícia é avançada pela SIC Notícias, que dá conta de que a promoção das …

Polícia australiana desmantela rede de pedofilia e resgata 14 vítimas

A polícia australiana anunciou esta sexta-feira que desmantelou uma rede de pedofilia que distribuía fotografias e vídeos de abuso sexual de crianças na Internet, tendo resgatado 14 das vítimas. De acordo com a agência Lusa, as …

Adiamento da reabertura em Lisboa pode levar centros comerciais à falência

A Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) alertou, esta sexta-feira, para a possibilidade de falências e desemprego em resultado da decisão do Governo de adiar a reabertura dos centros comerciais em Lisboa para 15 de …

Polícia empurra manifestante idoso em Buffalo. Vídeo causa indignação, mas protestos acalmam

Um vídeo gravado na cidade norte-americana de Buffalo, que mostra aquilo que parece ser um polícia a empurrar um manifestante idoso e a deixá-lo no chão a sangrar, aumentou esta quinta-feira a contestação contra a …

Cartão do Cidadão pode ser renovado por SMS a partir de 6 Junho

A renovação simplificada do Cartão de Cidadão por SMS vai estar disponível a partir de dia 6 de Junho, segunda uma nota do Ministério da Justiça (MJ). A medida envolve apenas as pessoas que não …

Na Suécia, quem tem sintomas de covid-19 pode fazer o teste gratuitamente

A Suécia vai fornecer testes de diagnóstico à covid-19 gratuitos a todas as pessoas que apresentem sintomas e realizar o rastreamento de contactos de todos os que estão infetados.  O anúncio surgiu esta quinta-feira, no mesmo …

Índia regista recorde de infetados com covid-19. Quase dez mil num só dia

A Índia registou outro recorde de novos casos de coronavírus, mais de 9.800 nas últimas 24 horas, período em que se contabilizaram 270 mortes, informou esta sexta-feira o Ministério da Saúde. A Índia regista agora 226.770 …

Países Baixos vão abater mais de 10 mil visons após suspeita de transmissão

As autoridades holandesas ordenaram o abate, a partir desta sexta-feira, de mais de 10 mil visons em unidades que fazem criação, depois da suspeita de transmissão do novo coronavírus a pessoas. No passado dia 28 de …

"Resposta à crise da pandemia tem que responder também à crise climática", diz BE

O Bloco de Esquerda (BE) defendeu esta sexta-feira que a resposta à crise pandémica também tem de ter soluções para a crise climática, considerando que a alternativa passa por criar emprego que responda às necessidades …

Desconfinamento do turismo. Costa anuncia abertura de fronteiras e novas rotas a 15 de junho

15 de junho é a data em que o turismo vai começar a desconfinar, com a reabertura de fronteiras e a reativação de rotas aéreas nos aeroportos portugueses. Esta sexta-feira, o primeiro-ministro anunciou que, no dia …