Governo da Bolívia acusa Evo Morales de violar jovem de 14 anos

Alain Bachellier / Flickr

Evo Morales, Presidente da Bolívia

O ex-Presidente da Bolívia está a ser acusado pelo atual Governo de ter violado uma jovem, na altura com 14 anos, com quem ainda hoje mantém uma relação amorosa.

De acordo com a agência France-Presse, citada pelo portal G1, o Ministério da Justiça boliviano denunciou ao Ministério Público o ex-Presidente do país, Evo Morales, por ter mantido um relacionamento com uma menor.

“O Ministério da Justiça apresentou uma denúncia contra o cidadão Juan Evo Morales Ayma pelos crimes de violação e tráfico de pessoas“, disse o vice-ministro da Transparência, Guido Melgar, esta quinta-feira, em conferência de imprensa.

Nos últimos dias, foram divulgadas pela imprensa local e nas redes sociais fotografias do antigo Presidente, que se encontra refugiado na Argentina desde o ano passado, com uma jovem, agora com 19 anos, identificada apenas com as iniciais N.M, que na altura tinha 14.

“O curioso é que, nessa época, a jovem era menor de idade. Como todos sabemos, para que uma menor viaje é necessária a autorização dos pais”, disse ainda Melgar.

Na segunda-feira, o vice-ministro anunciou que está a ser investigada uma outra denúncia anónima sobre uma suposta relação amorosa do ex-Presidente com outra menor, com quem teria tido um filho.

Na Bolívia, o crime de tráfico de menores é punido com uma pena de prisão até 20 anos e o de violação até seis anos, recorda o jornal Público.

Esta não é a primeira acusação do Governo, liderado por Jeanine Áñez, contra Morales. O antigo chefe de Estado já foi acusado de rebelião e terrorismo e as autoridades bolivianas têm tentado conseguir a sua extradição para que seja julgado.

Em novembro do ano passado, Morales renunciou ao cargo, que ocupou entre 2006 e 2019, depois de umas eleições consideradas fraudulentas, que levaram a protestos e confrontos no país.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo discursou na ONU, lembrou Sampaio e mostrou total sintonia com Guterres

Marcelo Rebelo de Sousa lembrou nas Nações Unidas o antigo Presidente da República Jorge Sampaio, que morreu no dia 10 deste mês, aos 81 anos, pela sua atividade no acolhimento de refugiados. O chefe de …

Governo promete que preço da luz não vai aumentar (e anuncia pacote de 430 milhões)

Esta terça-feira, João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e Ação Climática, anunciou um pacote de medidas no valor de 430 milhões de euros que visam travar a subida do preço da eletricidade no mercado …

"Alguma vez foi fácil?" Catarina Martins diz que Governo "tem pouca vontade" de discutir temas concretos

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, defendeu esta terça-feira que o Governo socialista “tem pouca vontade” de discutir questões concretas nas negociações do Orçamento do Estado para 2022, insistindo na necessidade de debater …

Fisco vai devolver 82 milhões no IVAucher

O programa IVAucher irá devolver aos contribuintes 82 milhões de euros, anunciou, esta terça-feira, António Mendonça Mendes. O secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, anunciou esta terça-feira que os contribuintes acumularam …

Creches passam a ser gratuitas para todas as crianças do 2.º escalão

Esta terça-feira, o Governo anunciou o alargamento da gratuitidade das creches a todas as crianças dos agregados do 2.º escalão de rendimentos da comparticipação familiar.  A creche passa a ser gratuita para todas as crianças de …

Bissouma disse que é o melhor médio na Premier League. O que dizem os números?

O jogador do Brighton & Hove Albion apresenta dados importantes, numa equipa que está no quarto lugar da Premier League. As declarações causaram algum impacto e também foram reproduzidas pelo ZAP: “Não quero ser arrogante, mas …

Governo britânico expôs acidentalmente identidade de mais de 250 tradutores afegãos

Os endereços eletrónicos de mais de 250 afegãos que colaboraram com as forças britânicas e procuram realocação no Reino Unido foram divulgados por engano pelo Ministério da defesa britânico. O Ministério da Defesa britânico expôs as …

Etna volta a entrar em erupção. É a segunda vez em menos de um mês

O vulcão Etna, em Itália, voltou a entrar erupção, espalhando rapidamente uma nuvem de fumo na parte oriental da ilha italiana da Sicília. O vulcão mais ativo da Europa entrou em erupção esta terça-feira. Segundo o …

CNE recebeu queixas de cidadãos contra Costa por usar PRR em campanha

A Comissão Nacional de Eleições já recebeu queixas de cidadãos contra António Costa pela utilização do PRR nos discursos de campanha. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) já recebeu cerca de meia dúzia de queixas de …

Joe Biden afirma que EUA estão "de volta" às Nações Unidas

"Os Estados Unidos estão de volta" às Nações Unidas, afirmou, na segunda-feira, o Presidente dos Estados Unidos. "Os Estados Unidos estão de volta. Acreditamos nas Nações Unidas e nos seus valores", disse Joe Biden após …