Governo da Bolívia acusa Evo Morales de violar jovem de 14 anos

Alain Bachellier / Flickr

Evo Morales, Presidente da Bolívia

O ex-Presidente da Bolívia está a ser acusado pelo atual Governo de ter violado uma jovem, na altura com 14 anos, com quem ainda hoje mantém uma relação amorosa.

De acordo com a agência France-Presse, citada pelo portal G1, o Ministério da Justiça boliviano denunciou ao Ministério Público o ex-Presidente do país, Evo Morales, por ter mantido um relacionamento com uma menor.

“O Ministério da Justiça apresentou uma denúncia contra o cidadão Juan Evo Morales Ayma pelos crimes de violação e tráfico de pessoas“, disse o vice-ministro da Transparência, Guido Melgar, esta quinta-feira, em conferência de imprensa.

Nos últimos dias, foram divulgadas pela imprensa local e nas redes sociais fotografias do antigo Presidente, que se encontra refugiado na Argentina desde o ano passado, com uma jovem, agora com 19 anos, identificada apenas com as iniciais N.M, que na altura tinha 14.

“O curioso é que, nessa época, a jovem era menor de idade. Como todos sabemos, para que uma menor viaje é necessária a autorização dos pais”, disse ainda Melgar.

Na segunda-feira, o vice-ministro anunciou que está a ser investigada uma outra denúncia anónima sobre uma suposta relação amorosa do ex-Presidente com outra menor, com quem teria tido um filho.

Na Bolívia, o crime de tráfico de menores é punido com uma pena de prisão até 20 anos e o de violação até seis anos, recorda o jornal Público.

Esta não é a primeira acusação do Governo, liderado por Jeanine Áñez, contra Morales. O antigo chefe de Estado já foi acusado de rebelião e terrorismo e as autoridades bolivianas têm tentado conseguir a sua extradição para que seja julgado.

Em novembro do ano passado, Morales renunciou ao cargo, que ocupou entre 2006 e 2019, depois de umas eleições consideradas fraudulentas, que levaram a protestos e confrontos no país.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.