Google alvo de novos processos. Indemnizações podem chegar aos 25 mil milhões

A Google foi alvo de duas ações judiciais nos Países Baixos e no Reino Unido, nas quais é acusada de abuso de posição dominante no mercado da publicidade digital. Caso perca, pode ter que pagar até 25 mil milhões de euros em indemnizações à indústria dos media.

Como avançou esta terça-feira o Guardian, as ações estão a ser financiadas por empresas especializadas neste tipo de litígios, que ficam com uma parte dos ganhos.

“Os grupos editoriais, incluindo órgãos de informação nacionais e locais que desempenham um papel vital na nossa sociedade, são há muito prejudicados pela conduta anticoncorrencial da Google”, disse o advogado Damian Geradin, responsável pela ação nos Países Baixos, num comunicado citado pela Reuters.

“É hora de a Google assumir as suas responsabilidades e compensar os prejuízos que causou a esta importante indústria”, acrescentou.

O Guardian revelou que a ação no Reino Unido inclui automaticamente qualquer lesado, mas o processo nos Países Baixos requer que as partes interessadas em receber indemnizações formalizem essa intenção junto do tribunal.

Ainda ao jornal britânico, a Google informou: “as ferramentas de publicidade da Google e de muitos concorrentes ajudam os sites e aplicações a financiar os seus conteúdos, e apoiam negócios de diferentes dimensões a efetivamente alcançar os seus clientes”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.