Google mapeou um bocado do cérebro com o maior detalhe possível

Google / Lichtman Laboratory

A Google ajudou a criar o mapa mais detalhado das ligações dentro do cérebro humano, revelando aquilo que pode ser um novo tipo de neurónio.

O mapa do cérebro humano inclui 50 mil células, com 130 milhões de conexões entre neurónios, chamadas de sinapses. Toda esta informação está disponível online e contém 1,4 petabytes — cerca de 700 vezes mais capacidade do que o típico computador moderno.

Citado pela New Scientist, Viren Jain, investigador da Google Research, diz que o mapa tem tanta informação que ele e os seus colegas ainda não o estudaram na sua integridade.

“Há algo um pouco emocional nisto”, diz Catherine Dulac, da Universidade de Harvard, que não esteve envolvida no estudo, acrescentando que esta é a primeira vez que vimos a estrutura real de um bocado tão grande do cérebro humano.

A equipa de investigadores pegou precisamente num pedaço de cérebro humano e usou machine learning para reconstruir as teias que ligam um neurónio a outro e rotularam os diferentes tipos de células.

“Todo o conjunto de dados que produzimos é um milímetro cúbico, que geralmente é um pixel numa ressonância magnética”, diz Viren Jain. “É interessante descobrir tudo sob o capô de um pixel de uma ressonância magnética”.

Os investigadores da Google repararam que havia uma grande discrepância no número de conexões entre os neurónios. Enquanto a maioria dos neurónios apenas se ligava a um ou dois neurónios, outros formaram até 20 sinapses num único neurónio-alvo.

“Há muitas coisas que o nosso cérebro faz por cognição, pensando, confundindo e tomando uma decisão, e há muitas coisas que fazemos automaticamente que não poderiam ter vindo geneticamente”, diz Jeff Lichtman, líder da equipa de investigadores que forneceu a amostra do cérebro humano. Travar quando vemos um sinal vermelho é um exemplo disto.

A equipa também encontrou pares misteriosos de neurónios nas profundezas do córtex que não tinham sido observados antes. As duas células apontavam exatamente na direção oposta no mesmo eixo, mas ninguém sabe porquê.

  Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas estão a plantar mesas de xadrez de corais para restaurar recifes - e contam com a ajuda de garrafas de Coca-Cola

Nas últimas três décadas, os recifes de coral têm sofrido uma grande tensão e consequente destruição, devido ao impacto das alterações climáticas. Agora, os cientistas querem minimizar os danos e já encontraram uma solução. O objetivo …

Belenenses 0-4 Sporting | Melhor o resultado que a lesão

O Sporting, da I Liga, venceu hoje o Belenenses, do Campeonato de Portugal, por 4-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, garantindo o apuramento para a próxima fase da competição. No …

Sintrense 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto, da I Liga, venceu hoje o Sintrense, do Campeonato de Portugal, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue em frente na competição. A jogar em …

Nova tecnologia usa calor dos estacionamentos subterrâneos para aquecer apartamentos

A startup Enerdrape, que funciona dentro da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, desenvolveu uma tecnologia que aproveita o calor emanado pelo solo no aquecimento de apartamentos. Quase 60% do aquecimento utilizado nos edifícios residenciais …

Pela primeira vez, um drone transportou os pulmões de um dador em segurança. Voo demorou seis minutos

Pela primeira vez na história da medicina, um drone aéreo transportou os pulmões de um dador com rapidez e segurança entre dois hospitais. O voo, que durou apenas seis minutos, ocorreu no passado dia 25 de …

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …

Aos 95 anos, a rainha Isabel II terá de abdicar da sua bebida favorita

A monarca foi aconselhada pelos médicos a abdicar do seu habitual martini de fim de dia, em antecipação a uma fase de agenda especialmente preenchida. Com 95 anos, a rainha Isabel II tem tido uma semana …

Médicos vão avaliar estado mental do atacante da Noruega

A investigação ao ataque com arco e flecha que na quarta-feira fez cinco mortos na Noruega reforçou, até agora, a tese de um ato devido a doença, anunciou hoje a polícia norueguesa. “A hipótese que foi …

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a força da princesa Ka'iulani não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …