Google mapeou um bocado do cérebro com o maior detalhe possível

Google / Lichtman Laboratory

A Google ajudou a criar o mapa mais detalhado das ligações dentro do cérebro humano, revelando aquilo que pode ser um novo tipo de neurónio.

O mapa do cérebro humano inclui 50 mil células, com 130 milhões de conexões entre neurónios, chamadas de sinapses. Toda esta informação está disponível online e contém 1,4 petabytes — cerca de 700 vezes mais capacidade do que o típico computador moderno.

Citado pela New Scientist, Viren Jain, investigador da Google Research, diz que o mapa tem tanta informação que ele e os seus colegas ainda não o estudaram na sua integridade.



“Há algo um pouco emocional nisto”, diz Catherine Dulac, da Universidade de Harvard, que não esteve envolvida no estudo, acrescentando que esta é a primeira vez que vimos a estrutura real de um bocado tão grande do cérebro humano.

A equipa de investigadores pegou precisamente num pedaço de cérebro humano e usou machine learning para reconstruir as teias que ligam um neurónio a outro e rotularam os diferentes tipos de células.

“Todo o conjunto de dados que produzimos é um milímetro cúbico, que geralmente é um pixel numa ressonância magnética”, diz Viren Jain. “É interessante descobrir tudo sob o capô de um pixel de uma ressonância magnética”.

Os investigadores da Google repararam que havia uma grande discrepância no número de conexões entre os neurónios. Enquanto a maioria dos neurónios apenas se ligava a um ou dois neurónios, outros formaram até 20 sinapses num único neurónio-alvo.

“Há muitas coisas que o nosso cérebro faz por cognição, pensando, confundindo e tomando uma decisão, e há muitas coisas que fazemos automaticamente que não poderiam ter vindo geneticamente”, diz Jeff Lichtman, líder da equipa de investigadores que forneceu a amostra do cérebro humano. Travar quando vemos um sinal vermelho é um exemplo disto.

A equipa também encontrou pares misteriosos de neurónios nas profundezas do córtex que não tinham sido observados antes. As duas células apontavam exatamente na direção oposta no mesmo eixo, mas ninguém sabe porquê.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Viajantes de UE e EUA vacinados isentos de quarentena em Inglaterra

Os viajantes oriundos da União Europeia e dos Estados Unidos com vacinação completa contra a covid-19 deixaram esta segunda-feira de ter de cumprir quarentena ao entrar em Inglaterra, Escócia e País de Gales. A medida entrou …

Israel ameaça "enviar uma mensagem" ao Irão após ataque contra petroleiro

O Governo de Israel ameaçou "enviar uma mensagem ao Irão" em resposta ao ataque contra um petroleiro de uma empresa israelita, na quinta-feira, na costa de Omã, no qual morreram um segurança britânico e um …

Primazia masculina nas autárquicas. Partidos cumprem lei da paridade "porque são obrigados"

O estudo "Eleitos locais em Portugal: os perfis e a questão de género", do CIES, ISCTE-IUL, analisou a questão de género nas eleições autárquicas de 1974 a 2017. O Diário de Notícias, que cita o estudo …

UE aplica sanções contra primeira-dama do Nicarágua

A União Europeia (UE) aplicou sanções esta segunda-feira à primeira-dama e vice-Presidente da Nicarágua, Rosario Murillo, e a sete outras autoridades por violações dos direitos humanos e por minarem a democracia, durante uma ofensiva contra …

Exames nacionais. Média da maioria das provas desce (e Matemática cai quase 3 valores)

As médias nos exames nacionais desceram a 20 disciplinas, num ano em que o grau de dificuldade das provas aumentou ligeiramente. Português manteve-se igual — média de 12 valores — e só Física e Química …

Presidente tunisino denuncia migração ilegal de jovens e justifica detenção de deputados

O Presidente da Tunísia disse, este domingo, que muitos jovens desesperados são pagos para abandonar ilegalmente o país em direção à Europa, num dia em que foram reveladas detenções de deputados críticos após o golpe …

Número de nascimentos no primeiro semestre de 2021 foi o mais baixo de há mais de 30 anos

Cerca de 37.700 bebés nasceram em Portugal no primeiro semestre, uma redução de mais de 4.400 relativamente ao período homólogo e que representa o valor mais baixo nos últimos 30 anos, segundo dados do Instituto …

Mais 9 mortes e 1.190 casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou esta segunda-feira 1.190 novos casos de infeção por covid-19 e mais nove mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal regista esta segunda-feira nove mortes atribuídas à covid-19, 1.190 novos casos …

Jerónimo de Sousa insiste na valorização salarial como “compromisso do PCP”

O secretário-geral do PCP insistiu hoje na necessidade de aumento dos salários e na valorização de carreiras e profissões, “compromisso do PCP”, afirmando que a pandemia da covid-19 é utilizada como “pretexto” para abusos laborais. “O …

Pfizer e Moderna aumentaram preços das vacinas, revela Financial Times

As farmacêuticas Pfizer e Moderna aumentaram o preço das suas vacinas contra a covid-19 nos últimos contratos de fornecimento à União Europeia (UE), subindo 25% e 13%, respetivamente, informou esta segunda-feira o Financial Times (FT). Os …