Google investe 150 ME em acordo com 8 editores de media europeus

A tecnológica norte-americana Google estabeleceu um acordo de 150 milhões de euros com oito editores de media europeus no sentido de promover “jornalismo de alta qualidade através da tecnologia e inovação”.

A iniciativa – com o nome Digital News Initiative (DNI) – surge após o comportamento concorrencial da Google ter sido questionado pela Comissão Europeia em tempos recentes.

“A Google sempre quis ser uma amiga e parceira da indústria de notícias”, diz, citado pela agência France-Presse, o responsável da empresa pelas parcerias estratégicas na Europa, Carlo D’Asaro Biondo.

Contudo, reconheceu o responsável, “várias vezes” houve uma “má interpretação” do relacionamento da Google com a indústria dos media.

No acordo agora assinado, a Google compromete-se a desenvolver produtos voltados para aumentar a visualização das notícias na Internet e também investir na formação digital e na investigação da indústria.

O Digital News Initiative integra a Google e empresas como a Les Echos (França), FAZ e Die Zeit (Alemanha), The Financial Times e The Guardian (Reino Unido), NRC Media (Holanda), El País (Espanha) e La Stampa (Itália), para além de organizações e associações de media na Europa.

No início do mês a Comissão Europeia abriu uma investigação contra a Google por alegado abuso de posição dominante com o seu motor de busca nos telefones Android, anunciou a comissária europeia para a Concorrência, Margrethe Vestager.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.