Google está a planear um sistema operativo para a Internet das Coisas

digitaltrends.com

-

O próximo grande movimento do Google deverá ser um novo sistema operativo, feito do zero, à medida para correr em todo o tipo de aparelhos.

A ideia do Google é estabelecer finalmente um padrão viável para a Internet das Coisas, que, apesar de ter um potencial incrível, ainda sofre com a fragmentação de sistemas operativos.

O anúncio oficial é esperado durante a conferência Google I/O, ainda esta semana. O sistema deverá chamnar-se Brillo OS e correr com requisitos de hardware bastante modestos.

Espera-se que sejam necessários apenas 32 a 64 MB de RAM para que uma implementação completa do sistema corra sem problemas. Comparativamente, o Android exige no mínimo 512 MB de memória, mas para correr decentemente, é adequado alocar-lhe pelo menos 1 GB de RAM.

O Brillo está a ser desenvolvido pela mesma equipa responsável pelo Android e está a ser pensado de forma a funcionar tanto autonomamente como integrado em dispositivos Android.

Desde pequenos dispositivos que se podem usar na roupa, passando por lâmpadas inteligentes, frigoríficos, fechaduras, sensores para aplicações domésticas, o Brillo poderá ser implementado em todo o tipo de aparelhos que se possam ligar à internet – rapidamente e com baixo custo. E tal como o Android, será disponibilizado gratuitamente.

Mais detalhes sobre o Brillo OS serão disponibilizados até o final da semana.

B!T

PARTILHAR

RESPONDER

Nova técnica pode ajudar a prever erupções vulcânicas com anos de antecedência

Uma equipa de cientistas desenvolveu uma nova técnica de alerta precoce, baseada em dados de satélite, que poderia ser usada para prever erupções vulcânicas com anos de antecedência. Com a ajuda de dados de satélite, cientistas …

Governo quer aumentar salário mínimo em 40 euros em 2022

No próximo ano, o salário mínimo nacional deverá subir cerca de 40 euros - um aumento de 6% face aos atuais 665 euros. Este aumento elevaria o montante para 705 euros por mês. De acordo com …

Três mísseis atingem aeroporto de Bagdad onde estão tropas dos Estados Unidos. Não há feridos

Três mísseis atingiram esta quinta-feira o aeroporto de Bagdad, onde se situa uma base militar onde estão estacionados soldados norte-americanos, tendo provocado um ferido iraquiano, revelaram fontes da segurança citadas pela AFP. Os projéteis atingiram a …

História no Planeta Vermelho. Perseverance conseguiu transformar dióxido de carbono em oxigénio

O rover Perseverance, da NASA, conseguiu converter dióxido de carbono em oxigénio. Este grande passo abre caminho à exploração humana do Planeta Vermelho. O MOXIE (Mars Oxygen In-Situ Resource Utilization Experiment), um instrumento a bordo do …

Radiotelescópio encontrou a sua primeira estrela morta giratória. É um "farol cósmico gigante"

Com a ajuda de um radiotelescópio de baixa frequência na Austrália, uma equipa de astrónomos descobriu um pulsar - uma estrela de neutrões densa que gira rapidamente, enviando ondas de rádio para o cosmos. Pela primeira, …

FC Porto 1-0 Guimarães | Dragão já vê Sporting no horizonte

O Porto venceu no fecho da 28ª jornada da Liga NOS pela margem mínima, na recepção ao Vitória SC, e conseguiu o principal objectivo, que passava por somar os três pontos e reduzir para quatro …

Italiano faltou ao trabalho durante 15 anos, mas ganhou quase 600 mil euros

Um funcionário de um hospital no sul de Itália recebeu o salário durante 15 anos, apesar de nunca ter aparecido para trabalhar. De acordo com a polícia italiana, citada pela cadeia televisiva CNN, Salvatore Scumace está …

Google ficou sem o domínio na Argentina (e Nicolás achou que ia ser o novo dono)

Na última quarta-feira, um jovem argentino achou que ia ficar rico à custa da distração da Google no seu país. Acabou por não acontecer e tudo ficou resolvido. "Que pague a dívida externa", "que compre vacinas", …

Lola, a robô humanóide, dá "passos de bebé" (e equilibra-se com as mãos)

Uma equipa de cientistas está a ensinar a robô humanóide Lola a dar "passos de bebé", equilibrando-se com as suas mãos em vários pontos de contacto. Há muito tempo que os investigadores estudam a locomoção de …

Presidente da República veta decreto sobre inseminação post mortem

O Presidente da República vetou, esta quinta-feira, o decreto do Parlamento sobre inseminação post mortem, considerando que suscita dúvidas no plano do direito sucessório e questionando a sua aplicação retroativa. Na mensagem dirigida à Assembleia da …