Google Cultural Institute faz 5 anos e acrescenta museus portugueses à colecção

Google Cultural Institute

Festas de São Pedro da Afurada no Google Cultural Institute

O Google Cultural Institute celebrou 5 anos de vida e passou a incluir mais de 1000 museus e instituições de todo o mundo, com uma nova expansão global: 100 novas colecções de museus, 200 novas estórias interactivas, 10 mil novos artefactos e mais de 50 colecções street view.

Portugal passa a contar com uma exposição virtual de obras do Museu da Gulbenkian, com novas obras do Museu de São Roque e três novas exposições on-line da Universidade do Porto: renda de bilros, tradição sineira e festividades de São Pedro da Afurada.

Pela mão da Universidade do Porto, e à distância de um clique, utilizadores de todo o mundo poderão agora conhecer e perceber a história e os detalhes de uma das artes tradicionais portuguesas mais conhecidas – a renda de bilros – ou por exemplo da arte sineira e as suas técnicas de produção e toque manual. Ambas as exposições são bilingues, em português e inglês.

Destaque ainda para a exposição virtual das tradicionais festas de São Pedro da Afurada, uma das maiores festas do norte do país.

Do Museu Calouste Gulbenkian, a exposição que passa a integrar o Google Cultural Institute é composta por várias peças, esculturas de várias culturas, desde a mostra da Arte Egípcia, a produções artísticas vindas de países como Pérsia ou Turquia até a quadros de pintores reconhecidos pertencentes aos séculos XV, XVI e XVII.

Por fim, do Museu de São Roque, que já estava presente no Google Cultural Institute, há três novas exposições:

Há cinco anos, o Google Cultural Institute dava os seus primeiros passos atrávés de uma parceria com 17 museus dando a conhecer ao mundo e de forma virtual algumas centenas de obras de arte.

Com a nova expansão global, mais de 1000 museus e instituições culturais abriram as suas portas online de forma a partilharem as suas exposições com milhões de pessoas por esse mundo fora.

O Google Cultural Institute tem vindo a desenvolver novas ferramentas que vão de encontro ao que o sector cultural necessita hoje para inspirar as novas gerações a olharem mais de perto para a arte e para a cultura.

Muito recentemente, em parceria com a Dulwich Picture Gallery em Londres, a galeria de arte pública mais antiga de Inglaterra, tornou possível às crianças doentes do Hospital King’s College em Londres fazerem uma visita virtual ao museu através do Google Cardboard.

A partir de agora, é possível descer a famosa rotunda do emblemático Museu Guggenheim em Nova Iorque, desde qualquer ponto graças às imagens do Street View, para além também de ser possível conhecer mais de 150 obras de arte deste museu.

É também possível por exemplo passear por entre os grandes muros do edifício mais pesado do mundo – Palácio do Parlamento de Bucareste, Roménia e descobrir o porquê de tamanha distinção.

De agora em diante, o Google Cultural Institute proporciona também imagens de super resolução – gigapixels – dos famosos lírios de água do artista francês Claude Monet.

Ao ampliar-se a imagem é possível ver perfeitamente as fortes e várias camadas de pinceladas – que, a olho nu, seria impossível.

Aberto até de Madrugada

PARTILHAR

RESPONDER

Mapa de férias pode ser decidido até 10 dias após o fim do estado de emergência

As empresas e os trabalhadores poderão decidir o mapa de férias deste ano até 10 dias após o fim do estado de emergência, que termina a 17 de abril, sem prejuízo de haver renovação. Esta quinta-feira, …

9886 casos confirmados e 246 vítimas mortais em Portugal

O boletim epidemiológico da DGS desta sexta-feira revela que há mais 852 infetados pelo coronavírus em Portugal. face ao dia anterior. O número de vítimas mortais é agora de 246. Segundo o Relatório da Direção Geral …

Donos da ANA adiam investimentos e deixam Montijo em risco

O grupo Vinci Airports, que controla a gestora aeroportuária nacional, vai adiar investimentos e o novo aeroporto do Montijo poderá ser uma das baixas. Como seria de esperar, a pandemia de covid-19 está a ter um …

Bancos com mil milhões de euros em pedidos de moratórias em média numa semana

Uma semana depois de a legislação da moratória pública ter entrado em vigor, os bancos nacionais já têm uma estimativa do número de pedidos de particulares e de empresas. De acordo com o Jornal Económico, os …

Idosos em lares infetados vão mudar-se (e podem ir para outros concelhos)

Na sequência do aumento de números de casos confirmados de covid- 19 nos lares, o Governo pretende “encontrar equipamentos alternativos” para alojar idosos, em isolamento profilático e que não precisem de tratamento hospitalar, dentro ou …

Apesar da pandemia, juiz Carlos Alexandre marca sessões do caso Tancos para abril

O juiz Carlos Alexandre marcou o interrogatório do principal arguido do processo relativo ao furto das armas de Tancos, João Paulino, para dia 21 de abril. De acordo com um despacho datado de 1 abril, citado …

Conceição pode estar de saída. FC Porto oferece 5 milhões por ano a Jesus

O treinador portista, Sérgio Conceição, pode estar de saída para a Alemanha. Como alternativa, o FC Porto está disposto a pagar 5 milhões de euros por ano a Jorge Jesus. Sérgio Conceição pode estar de saída …

Estado paga subsídio de refeição em teletrabalho. No privado, os patrões estão confusos

Mesmo à distância, os funcionários públicos mantêm o direito ao subsídio de refeição. No privado, a confusão mantém-se e os patrões estão divididos. De acordo com o secretário-geral da UGT, alguns patrões do privado estão a …

UEFA não quer campeonatos a seguir o exemplo belga

A UEFA reprovou a decisão da Liga de futebol da Bélgica que, esta quinta-feira, recomendou que se dê por terminada a época e se atribua o título ao Club Brugge.  Numa carta conjunta com a Associação de Clubes …

Boris Johnson em cheque. Desta vez, por causa da quantidade ínfima de testes

A pandemia de covid-19 está a ser um calvário político para Boris Johnson. O primeiro-ministro britânico tem sido alvo de várias críticas, sendo que a última tem a ver com a quantidade ínfima de testes …