Goodyear apresenta protótipo de pneu que produz eletricidade

A marca Goodyear desenvolveu um protótipo de pneu que produz eletricidade para abastecer os carros elétricos, apresentado no Salão Automóvel de Genebra 2015.

A autonomia das baterias e o facto destas demorarem muito a carregar são dois aspetos que dificultam o crescimento dos carros elétricos. Tendo isso em conta, a preocupação das empresas que criam este género de produtos é o desenvolvimento das baterias para os carros, ou a procura por formas de recarregá-las através do movimento do veículo.

Goodyear

Goodyear BHO3

Goodyear BHO3

Foi nesse sentido que a Goodyear desenvolveu um protótipo de pneu que, tal como outras tecnologias que se encontram dentro do carro, produz energia elétrica, alimentando as baterias dos motores híbridos dos veículos.

O concept apresentado pela marca, chamado BHO3, permite carregar as baterias do carro elétrico ao transformar o calor gerado pelo rolamento do carro em energia elétrica.

A Goodyear apresentou ainda um segundo protótipo, Triple Tube, que contém três tubos que ajustam a pressão de inflação dos pneus em resposta às vibrações e às condições da estrada, fornecendo melhores níveis de performance e versatilidade.

Os protótipos foram desenvolvidos pelo Centro de Inovação da Goodyear e não se encontram para já à venda.

Alda Cardoso, Tecnologia.com.pt

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.