Gondomar já não vai organizar Europeu de futsal em Março. O “anúncio” foi…caricato

UEFA decidiu adiar as meias-finais e a final do Europeu feminino, que se iriam jogar em Portugal. Poderão surgir mais alterações.

A fase final do Europeu feminino de futsal, que estava programado para os dias 25 e 27 de Março e que se iria realizar em Gondomar, foi adiada.

A UEFA ainda não publicou qualquer comunicado sobre o assunto mas a Real Federação Espanhola de Futebol antecipou-se e anunciou o adiamento do torneio.

Trata-se inclusive de um anúncio estranho, até caricato: a notícia do adiamento foi divulgada no meio de um artigo sobre uma convocatória da selecção espanhola.

A Real Federação Espanhola de Futebol divulgou a lista de convocadas para a concentração que se iniciará no próximo domingo, que vai incluir nos dias seguintes dois jogos particulares – com uma equipa dos escalões jovens do Movistar e com a selecção brasileira.

No meio do texto que acompanhou a convocatória, lê-se: “O objectivo inicial desta convocatória era preparar a fase final do Europeu, que se iria realizar na localidade portuguesa de Gondomar, de 23 a 25 de Março. No entanto, a UEFA decidiu adiar a final a quatro do título continental, devido à guerra na Ucrânia”.

Ucrânia e Rússia seriam precisamente duas das quatro selecções presentes no torneio, além de Portugal e Espanha. Portugal iria defrontar a Rússia nas meias-finais, enquanto a Espanha teria pela frente a Ucrânia na mesma fase.

Esta decisão já era esperada, já que todas as selecções russas foram suspensas dos torneios organizados por UEFA e FIFA. A participação da Ucrânia era uma dúvida, nesta altura.

E não se sabe se haverá nova alteração, ou no formato da prova, ou no elenco – a Hungria poderá ficar apurada porque ficou no segundo lugar do Grupo 1 de apuramento, atrás da vencedora e apurada Rússia.

Este alinhamento é uma repetição da primeira edição do Europeu feminino, em 2019: as quatro selecções também estiveram nas meias-finais e também jogaram em Gondomar as partidas decisivas. A Espanha foi campeã.

A selecção portuguesa deverá manter o estágio que já estava programado e deverá mesmo assim defrontar o Brasil, duas vezes, na próxima semana. Depois desses dois duelos amigáveis, todas as jogadoras deverão regressar ao respectivo clube.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.