//

Golo que deu reviravolta histórica provocou (literalmente) um sismo em Barcelona

O sismólogo Jordi Díaz mediu o comportamento dos adeptos durante o jogo da Champions entre o Barcelona e o Paris Saint-Germain e concluiu que houve um pequeno sismo quando se deu o 6-1.

Segundo o El País, o sismómetro do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), a 500 metro de Camp Nou, registou “um terramoto minúsculo” no exato momento em que os 100 mil adeptos celebraram o sexto golo do Barcelona.

Jordi Diaz explicou que a alegria dos adeptos após cada golo provocou pequenos tremores de terra com uma intensidade de cerca 1 grau na escala de Richter, impercetíveis pelo ser humano. Mas o abalo com maior intensidade coincidiu com o último golo dos catalães, que permitiu a passagem do Barcelona aos quartos de final da Liga dos Campeões.

“Aprende-se com as coisas mais estúpidas”, argumenta o sismólogo Jordi Díaz. Na imagem divulgada pelo especialista no Twitter, é possível observar as várias amplitude do sinal sísmico ao longo do jogo de futebol.

De acordo com o sismólogo, esta é “a maior vibração deste tipo registada até agora pelo aparelho, mas adianta que “é uma vibração que as pessoas não notariam a uma centena de metros, porque se atenua logo”.

O sismógrafo, adquirido há cinco anos, já registou as ondas sísmicas nos concertos de Bruce Springsteen e dos U2 em Camp Nou. Esta peculiar “sismologia urbana” permite aos especialistas estudar como se propagam as ondas e tentar compreender melhor os eventos sísmicos naturais.

Entretanto, para a história do futebol (e da sismologia) aqui ficam os 7 golos da partida.

https://twitter.com/MaestroMiro1/status/839606999084064768

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.