Golo que deu reviravolta histórica provocou (literalmente) um sismo em Barcelona

O sismólogo Jordi Díaz mediu o comportamento dos adeptos durante o jogo da Champions entre o Barcelona e o Paris Saint-Germain e concluiu que houve um pequeno sismo quando se deu o 6-1.

Segundo o El País, o sismómetro do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), a 500 metro de Camp Nou, registou “um terramoto minúsculo” no exato momento em que os 100 mil adeptos celebraram o sexto golo do Barcelona.

Jordi Diaz explicou que a alegria dos adeptos após cada golo provocou pequenos tremores de terra com uma intensidade de cerca 1 grau na escala de Richter, impercetíveis pelo ser humano. Mas o abalo com maior intensidade coincidiu com o último golo dos catalães, que permitiu a passagem do Barcelona aos quartos de final da Liga dos Campeões.

“Aprende-se com as coisas mais estúpidas”, argumenta o sismólogo Jordi Díaz. Na imagem divulgada pelo especialista no Twitter, é possível observar as várias amplitude do sinal sísmico ao longo do jogo de futebol.

De acordo com o sismólogo, esta é “a maior vibração deste tipo registada até agora pelo aparelho, mas adianta que “é uma vibração que as pessoas não notariam a uma centena de metros, porque se atenua logo”.

O sismógrafo, adquirido há cinco anos, já registou as ondas sísmicas nos concertos de Bruce Springsteen e dos U2 em Camp Nou. Esta peculiar “sismologia urbana” permite aos especialistas estudar como se propagam as ondas e tentar compreender melhor os eventos sísmicos naturais.

Entretanto, para a história do futebol (e da sismologia) aqui ficam os 7 golos da partida.

https://twitter.com/MaestroMiro1/status/839606999084064768

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Novo Banco contrata detetives para seguir ex-líder da Ongoing

O Novo Banco contratou equipas especializadas compostas por investigadores privados para fazer o levantamento de todos os bens que possam ser associados a Nuno Vasconcellos, ex-líder da Ongoing. Segundo avança o Correio da Manhã esta sexta-feira, …

Eurobic nega que Teixeira dos Santos esteja a ser investigado pelo Banco de Portugal

Na quinta-feira, o jornal Público deu conta de uma investigação do Banco de Portugal (BdP) ao papel de Teixeira dos Santos no Eurobic no âmbito do caso Luanda Leaks. Agora, o banco vem a público …

"Comigo, não acontecerá." Ferro Rodrigues decide que castração química não será debatida no Parlamento

Admitindo que as responsabilidades pela decisão de não admissibilidade do projeto de lei do Chega eram suas, Ferro Rodrigues deixou claro que, consigo na presidência da Assembleia da República, projetos de lei (provavelmente) inconstitucionais como …

Eleições para o Tribunal Constitucional suspensas. Boletins de voto estavam ilegais

A votação dos nomes para ocuparem as duas vagas no Tribunal Constitucional foi suspensa porque os boletins de votos que foram entregues aos deputados não estavam conforme manda a lei. De acordo com o jornal ECO, …

Chega é a 5.ª força política, CDS tomba e já só está à frente do Livre

O PS mantém a distância para o PSD em fevereiro, segundo o Barómetro Político da Aximage para o Jornal Económico, que dá ainda conta que o CDS está em queda, posicionando-se apenas à frente do …

Eliminação da Liga Europa dita fim de linha para Silas

O desportivo Record escreve esta sexta-feira que a eliminação do Sporting da Liga Europa ditou o fim de linha para Silas no comando dos leões. De acordo com a publicação, os dirigentes leoninos ficaram desagradados …

Covid-19. Voos cancelados, máscaras à venda por mil euros e turismo "à beira do colapso" em Itália

Voos cancelados, máscaras à venda online por mil euros e turismo "à beira do colapso" em Itália. Estas são algumas das mais recentes consequências do novo coronavírus, a epidemia oriunda da cidade chinesa de Wuhan que …

"Só por cima do meu veto." Autarcas bloqueiam Montijo, Costa avisa que não há plano B

Rui Garcia e Joaquim Santos, autarcas da Moita e do Seixal, são os principais rostos do bloqueio do aeroporto do Montijo. António Costa está "perplexo" com a decisão do PSD e alerta que começar do …

Excedente do Estado encolhe para 1.287 milhões de euros em janeiro

Os dados foram revelados, esta quinta-feira, pelo Ministério das Finanças e representam "menos 238,5 milhões de euros face ao período homólogo". As administrações públicas registaram um excedente de 1.287,5 milhões de euros em janeiro valor que …

Há 74 mil anos, a Humanidade sobreviveu à super erupção que provocou um “inverno vulcânico”

Há 74 mil anos, uma super-erupção vulcânica provocou um “inverno vulcânico” que durou uma década, resultando num evento de arrefecimento de milénios em todo o planeta que destruiu espécies de humanos e mamíferos primitivos. Pelo …