/

Golo de Maradona “Barrilete Cósmico” no Mundial de 86 dá origem a peça de teatro

 

“Barrilete Cósmico, de que planeta vieste?” – o famoso segundo golo marcado pelo antigo futebolista argentino Diego Maradona frente à Inglaterra, nos quartos de final do Mundial de 1986, vai tornar-se numa peça de teatro em Buenos Aires.

A jogada mítica, em que Maradona passou por seis adversários ingleses, deu origem a uma peça que adota o nome “Barrilete cósmico“, a expressão inventada em directo pelo comentador de rádio Victor Hugo Moralès durante épico relato do golo. “Es para llorar, perdonen-me…”

A comédia decorre num apartamento de capital argentina, onde três fanáticos assistem ao jogo pela televisão.

O momento é escolhido pela mulher de um deles para revelar que teve um caso amoroso com os outros dois. Os três tentam que ela se cale para poderem ver o jogo, ao mesmo tempo que os comentários do radialista ecoam pelo apartamento.

“A ditadura tinha terminado, estávamos no início da democracia. Depois de termos perdido a guerra das Malvinas, vivemos um jogo de vingança. Ainda para mais, nesse 22 de junho de 1986, Maradona marcou os dois golos mais memoráveis da sua carreira”, disse à AFP Jorge Vigetti, um dos atores da peça.

Na realidade, o encontro ficou marcado por 2 golos que fizeram história. O primeiro golo ficaria igualmente famoso, por ter sido marcado por Maradona com a “Mão de Deus“.

Uns dias mais tarde, a Argentina conquistava o Mundial, batendo na final a Alemanha.

ZAP/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.