Os golfinhos são ainda mais “destros” do que os humanos

Cientistas analisaram um conjunto de golfinhos e perceberam que mais de 90% deles mostrava uma tendência para o seu lado direito.

90% dos seres humanos são destros mas, de acordo com o IFLScience, uma nova investigação mostra que há um animal que se inclina ainda mais para esta característica do que nós: o golfinho-roaz (Tursiops truncatus).

Uma equipa do Dolphin Communication Project, na Flórida, Estados Unidos, avaliou o comportamento alimentar destes golfinhos em Bimini, nas Bahamas. Em particular, os cientistas analisaram uma tática chamada “crater feeding” (alimentação de cratera).

Pouco antes de os golfinhos se lançarem às suas presas, estes param de nadar e rapidamente giram para o lado numa curva de 90 a 180 graus. Mas qual dos lados preferem?

Para responder a esta questão, os investigadores registaram 709 voltas feitas por pelo menos 27 golfinhos entre 2012 e 2018. No geral, 705 dessas voltas, equivalentes a 99,44%, foram à esquerda. Só um golfinho solitário virou quatro vezes à direita.

Girar para a esquerda sugere, na verdade, uma tendência para a direita, uma vez que coloca o lado direito do animal mais perto do fundo do oceano enquanto caça.

A equipa acredita que esta preferência pode estar relacionada com a visão mais sensível do olho direito ou ao facto de os golfinhos tenderem a produzir cliques de ecolocalização usando a parte direita dos seus lábios fónicos.

O único golfinho que girou para a direita tinha uma barbatana peitoral direita anormal, embora isso não seja necessariamente a causa da sua lateralização incomum. Um outro golfinho tinha a barbatana direita danificada e outro não a tinha sequer, mas ambos viraram à esquerda.

Os investigadores, cujo estudo foi agora publicado na revista Royal Society Open Science, notam que estes golfinhos não são os únicos cetáceos a revelar uma preferência para o seu lado direito ao empregar certas estratégias para encontrar comida. O golfinho-do-crepúsculo, a orca e várias espécies de baleias também o fazem.

A equipa também pensa que os golfinhos podem ser influenciados pela lateralização do cérebro. O olho direito corresponde à metade esquerda do cérebro, e os animais podem ser melhores no processamento de informação recolhida através da visão e ecolocalização no hemisfério esquerdo.

Estudos anteriores descobriram que os golfinhos são melhores a realizar tarefas visuoespaciais, de numerosidade e de discriminação de padrões ao usar o olho direito.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Revelada origem das galáxias mais "extremas"

Os astrónomos descobriram que a chave para entender as galáxias com tamanhos "extremos", pequenas ou grandes, pode estar nos seus arredores. Em dois estudos relacionados, uma equipa internacional descobriu que as galáxias que são "ultracompactas" ou …

Cientista sugere construir abrigos em Marte com polímeros de insetos e solo marciano

Um cientista da Universidade de Tecnologia e Design de Singapura desenvolveu uma tecnologia à base de quitina que poderia ser utilizada para produzir ferramentas e abrigos marcianos. Javier Fernandez e os seus colegas utilizaram substâncias químicas …

Mergulhadores terão encontrado o USS Grenadier, um submarino norte-americano perdido na 2.ª Guerra

O submarino norte-americano USS Grenadier, perdido durante a II Guerra Mundial, terá sido encontrado por mergulhadores no estreito de Malaca, perto da Tailândia. Os mergulhadores acreditam ter encontrado no estreito de Malaca, a 150 quilómetros a …

Justiça angolana manda encerrar todos os templos da IURD em Angola

A justiça angolana ordenou o encerramento e apreensão de todos os templos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Angola, estando o processo de selagem a ser feito “de forma gradual”, disse à …

"Reality show" afirma que vai enviar concorrente à Estação Espacial Internacional

Space Hero, uma unidade de produção com sede nos Estados Unidos que afirma ser a "primeira empresa de media espacial", alega que garantiu um lugar numa missão da SpaceX para a Estação Espacial Internacional de …

Oceanbird: O navio movido a energia eólica que vai revolucionar a indústria da navegação

A transportadora Oceanbird deverá transportar 7 mil carros e será movido a energia eólica, e por isso deverá tornar o processo de deslocação de veículos mais sustentável. De acordo com um relatório do The Driven, um …

"Esqueceu-se disto". Parque Nacional na Tailândia envia lixo deixado pelos visitantes por correio

Se deitar lixo ao chão no Parque Nacional Khao Yai, na Tailândia, esse mesmo lixo será enviado de volta para sua casa. Os infratores também serão registados na polícia local. O Parque Nacional Khao Yai, no …

Banco britânico HSBC permitiu branqueamento de esquema de Ponzi de milhões de dólares

O banco britânico HSBC permitiu que fossem transferidos milhões de dólares para todo o mundo de forma fraudulenta, mesmo depois de ter tomado conhecimento da fraude, de acordo com documentos secretos revelados, divulgou hoje a …

Este é o primeiro aeroporto 5 estrelas do mundo devido aos seus protocolos contra covid-19

A Skytrax, órgão que examina e classifica aeroportos em todo o mundo, costuma chamar a atenção do setor pelo menos uma vez por ano, durante a sua cerimónia de prémios. Este ano, o World Airline Awards, …

Há alguma ligação entre stress, insónias e sistema imunitário? Estudo americano sugere que sim

Um estudo realizado por neuro-cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, sugere que poderá existir uma relação entre o stress, as insónias e um fraco sistema imunitário. Investigadores do laboratório Cold Spring Harbor e da …