Os golfinhos são ainda mais “destros” do que os humanos

Cientistas analisaram um conjunto de golfinhos e perceberam que mais de 90% deles mostrava uma tendência para o seu lado direito.

90% dos seres humanos são destros mas, de acordo com o IFLScience, uma nova investigação mostra que há um animal que se inclina ainda mais para esta característica do que nós: o golfinho-roaz (Tursiops truncatus).

Uma equipa do Dolphin Communication Project, na Flórida, Estados Unidos, avaliou o comportamento alimentar destes golfinhos em Bimini, nas Bahamas. Em particular, os cientistas analisaram uma tática chamada “crater feeding” (alimentação de cratera).

Pouco antes de os golfinhos se lançarem às suas presas, estes param de nadar e rapidamente giram para o lado numa curva de 90 a 180 graus. Mas qual dos lados preferem?

Para responder a esta questão, os investigadores registaram 709 voltas feitas por pelo menos 27 golfinhos entre 2012 e 2018. No geral, 705 dessas voltas, equivalentes a 99,44%, foram à esquerda. Só um golfinho solitário virou quatro vezes à direita.

Girar para a esquerda sugere, na verdade, uma tendência para a direita, uma vez que coloca o lado direito do animal mais perto do fundo do oceano enquanto caça.

A equipa acredita que esta preferência pode estar relacionada com a visão mais sensível do olho direito ou ao facto de os golfinhos tenderem a produzir cliques de ecolocalização usando a parte direita dos seus lábios fónicos.

O único golfinho que girou para a direita tinha uma barbatana peitoral direita anormal, embora isso não seja necessariamente a causa da sua lateralização incomum. Um outro golfinho tinha a barbatana direita danificada e outro não a tinha sequer, mas ambos viraram à esquerda.

Os investigadores, cujo estudo foi agora publicado na revista Royal Society Open Science, notam que estes golfinhos não são os únicos cetáceos a revelar uma preferência para o seu lado direito ao empregar certas estratégias para encontrar comida. O golfinho-do-crepúsculo, a orca e várias espécies de baleias também o fazem.

A equipa também pensa que os golfinhos podem ser influenciados pela lateralização do cérebro. O olho direito corresponde à metade esquerda do cérebro, e os animais podem ser melhores no processamento de informação recolhida através da visão e ecolocalização no hemisfério esquerdo.

Estudos anteriores descobriram que os golfinhos são melhores a realizar tarefas visuoespaciais, de numerosidade e de discriminação de padrões ao usar o olho direito.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Retoma da normalidade". Bruxelas propõe este mês livre-trânsito digital para vacinados e recuperados

A Comissão Europeia vai apresentar este mês uma proposta legislativa para criar um livre-trânsito digital que permita retomar as viagens em altura de pandemia de covid-19, comprovando a vacinação ou a recuperação dos cidadãos. A informação …

Noiva de Khashoggi pede "punição imediata" de Mohammed bin Salman

As declarações da noiva de Jamal Khashoggi surgem depois de as autoridades norte-americanas terem publicado um relatório em que Mohammed bin Salman é acusado de ter ordenado o assassínio do jornalista. Joe Biden está a ser …

Covax permite que países mais pobres comecem a receber a vacina (mas só garante 20% da vacinação)

A Covax visa fornecer vacinas contra a covid-19 a 20% da população de 200 países e territórios que estão incluídos no sistema através de um sistema de financiamento que permite a 92 economias de baixo …

Reino Unido vacinou 20 milhões com 1.ª dose. País deteta casos de variante de Manaus

O ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, anunciou no domingo que mais de 20 milhões de pessoas no Reino Unido já receberam a primeira dose da vacina contra covid-19. "Estou absolutamente encantado por informar que mais …

Famílias numerosas já podem pedir desconto no IVA da luz

As famílias com cinco ou mais elementos podem pedir a redução do IVA da eletricidade ao seu fornecedor a partir desta segunda-feira e têm de comprovar a sua condição de família numerosa. Em causa está a …

Netflix foi a grande vencedora da noite dos Globos de Ouro

  A 78.ª edição dos Globos de Ouro decorreu de forma virtual, com apresentação de Tina Fey e Amy Poehler e a participação de alguns dos laureados do ano passado. Os Globos de Ouro, prémios de cinema …

Portugal regista mais 34 óbitos e 394 novos casos. O menor número desde setembro

Portugal registou esta segunda-feira 394 novos casos de infeção por covid-19 e mais 34 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas …

Nicolas Sarkozy condenado a três anos de prisão por corrupção

Nicolas Sarkozy foi esta segunda-feira condenado a três anos de prisão por corrupção e tráfico de influências, tornando-se o segundo chefe de Estado condenado em França, após Jacques Chirac em 2011. O ex-Presidente francês foi condenado …

Câmara de Lisboa oferece viagem de táxi a idosos que vão tomar a vacina

Os residentes em Lisboa com mais de 80 anos ou 50 anos e patologias associadas podem deslocar-se gratuitamente de táxi para tomar a vacina contra a covid-19. Os custos da viagem são assumidos pela autarquia …

Liquidez é "abundante" mas "é preciso fazê-la chegar" à economia, diz Centeno

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, indicou que a crise de 2008 e de 2020 não são comparáveis devido à abundância de dinheiro disponível e que há liquidez para travar o impacto económico, mas …