Goldman Sachs acredita que a EDP é “potencial candidata a ser adquirida”

O Banco de investimento americano, com sede em Nova Iorque, considera que as perspetivas da EDP a tornam numa empresa atrativa para os investidores internacionais, o que pode vir a despoletar o interesse de potenciais compradores e eventuais propostas.

De acordo com uma nota de análise divulgada esta segunda-feira, os analistas da multinacional Goldman Sachs olham para a empresa portuguesa como uma “potencial candidata a ser adquirida”. Esta é a conclusão tirada, depois dos resultados semestrais serem revelados pela empresa de eletricidade, na quinta-feira.

Segundo o Expresso, o banco Goldman Sachs recomenda a compra das ações da EDP, pois “a renovada solidez do balanço (após cerca de 5 mil milhões de euros de medidas de desalavancagem) provavelmente provocará uma aceleração nos investimentos eólicos e solares”.

A multinacional americana explica porque acredita que a empresa portuguesa poderá vir a ser cobiçada no mercado internacional.

A ação negoceia a desconto face ao nosso preço-alvo revisto para o horizonte de 12 meses, de 5,40 euros (por ação) e negoceia a um múltiplo EV/EBITDA (valor da empresa face ao resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) de 10 vezes, o que consideramos atrativo”, referem os acionistas da Goldman Sachs.

Ainda assim, o banco de investimento ficou surpreendido, pela negativa, com os resultados que a EDP alcançou durante este ano. Contudo, a empresa espera, ainda este ano, alcançar um lucro entre 850 e 900 milhões de euros e um EBITDA de 3,6 mil milhões de euros.

O Goldman Sachs reviu em baixa os resultados por ação, devido a uma rentabilidade abaixo do esperado no negócio das renováveis.

ZAP // Expresso

 

PARTILHAR

RESPONDER

Rio critica "vigarice" das sondagens. Líder do PSD acredita na vitória de Moedas

Esta tarde, ao lado de Francisco Rodrigues dos Santos e de Carlos Moedas, Rui Rio apelou a que não se acredite nas sondagens que, "ou são mal feitas, ou são encomendadas: uma vigarice". O presidente do …

A prova que precisava: Sim, as máscaras protegem contra a covid-19 (mas há uma predileta)

As máscaras funcionam? Se sim, será melhor utilizar uma N95, uma máscara cirúrgica ou uma máscara de pano? No último ano e meio, os investigadores produziram muitas evidências laboratoriais sobre a eficácia das máscaras. Para muitas …

Trump processa sobrinha e New York Times por investigação sobre os seus impostos

O antigo Presidente norte-americano processou a sobrinha e o jornal The New York Times devido à divulgação de um artigo no qual é alegado que Donald Trump estaria envolvido em "esquemas de evasão fiscal". Donald Trump …

Há 31 surtos ativos em ATL, creches e jardins-de-infância

Dados da Direção-Geral da Saúde (DGS) revelam que existem, atualmente, 31 surtos ativos em estabelecimentos de ensino como centros de atividades de tempos livres (ATL), creches e jardins-de-infância. Na última segunda-feira, "foram registados 31 surtos ativos …

Principal assessor do Presidente ucraniano vítima de tentativa de assassinato

Serhiy Shefir, principal assessor do Presidente da Ucrânia, foi alvo de uma tentativa de assassinato esta quarta-feira. O carro onde seguia Serhiy Shefir foi "atingido por mais de dez balas", disse a polícia ucraniana, citada …

Koeman apareceu na conferência de imprensa, leu um comunicado e saiu

Treinador do Barcelona, com "cara de poucos amigos", não conversou com os jornalistas. Mas avisou: seria um "êxito" ficar nos lugares cimeiros do campeonato. Não é inédito mas é muito pouco usual: Ronald Koeman apareceu numa conferência …

Oito mortes e 891 casos de covid-19. Internamentos e incidência continuam a descer

Portugal registou, esta terça-feira, 891 novos casos e oito mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

A máscara de Marcos Rojo deixou uma criança a chorar

Imagem impressionante, na véspera de um jogo do Boca Juniors. Adaptando a ideia da publicação que será reproduzida mais abaixo, o futebol não é só uma bola a circular num relvado entre 22 jogadores. O futebol …

Erupção do vulcão nas Canárias pode durar até 84 dias

A erupção vulcânica de Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma pode durar entre 24 e 84 dias, com uma média geométrica de cerca de 55 dias, segundo cálculos do Instituto Vulcanológico das Ilhas …

PCP insiste que Governo vá “mais longe” e baixe o preço da energia

O PCP insistiu esta terça-feira que o Governo não se deve ficar pelo “não aumento” dos preços da energia, mas sim ir “mais longe”, intervindo para baixar estes valores, apontando que o executivo tem instrumentos …