Godzilla vs. Kong: A Ciência determina quem seria o vencedor desta luta

Warner Bros Entertainment

Godzilla (E) e King Kong (D)

O filme de 2021 “Godzilla vs. Kong” coloca os dois monstros do cinema mais icónicos de todos os tempos. Os fãs agora estão a escolher lados, mas quem sairia vencedor?

Mesmo as criaturas mais fantásticas têm alguma base na realidade científica. Por isso, o mundo natural é um bom lugar para se olhar para entender melhor os monstros do filme. Em última análise, esta é uma luta entre um réptil gigante e um primata gigante, e existem vantagens e desvantagens biológicas relativas que cada um teria.

A investigação que KierstenFormoso, estudante de Paleomorfologia de Vertebrados na Universidade do Sul da Califórnia, faz sobre morfologia e biomecânica pode dizer-nos muito sobre esta batalha.

Em primeiro lugar, é importante reconhecer que Kong e Godzilla estão definitivamente muito além dos reinos da possibilidade biológica. Isto deve-se ao tamanho e às leis da física. Os seus corações não conseguiriam bombear sangue para as suas cabeças, eles teriam problemas de regulação de temperatura e demoraria muito para que os sinais nervosos do cérebro chegassem a partes distantes do corpo – isto citando apenas alguns problemas.

No entanto, vamos supor que de alguma forma Godzilla e Kong seriam capazes de superar estas limitações de tamanho. Com base na aparência deles no grande ecrã, vamos explorar as diferenças observáveis que podem ser úteis numa luta.

Kong: O melhor do macaco e do homem

À primeira vista, Kong é um primata colossal – mas ele não é simplesmente um gorila gigante.

Uma das coisas mais impressionantes sobre Kong é a sua postura ereta e bípede – ele anda principalmente sobre duas pernas, ao contrário de quaisquer outros macacos não humanos. Esta habilidade pode sugerir uma relação evolutiva próxima com o único macaco ereto vivo, os humanos.

De qualquer forma, como nós, Kong tem pernas grossas e musculosas propensas para andar e correr, e grandes braços com mãos que agarram, permitindo-lhe usar ferramentas.

A postura ereta e bípede da humanidade é única no reino animal e fornece uma série de habilidades biomecânicas que Kong pode compartilhar. Por exemplo, os torsos humanos são altamente flexíveis e particularmente bons em rotação. Este recurso torna os humanos os melhores arremessadores no reino animal, algo que é útil numa luta e que Kong poderia tirar partido.

Kong também é, obviamente, enorme. Ele absolutamente supera o maior primata conhecido, um parente orangotango extinto chamado Gigantopithecus que era um pouco maior do que os gorilas modernos.

Kong tem muitos atributos semelhantes aos de um gorila, incluindo longos braços musculados, um focinho curto com grandes dentes caninos e uma crista sagital alta – uma crista de osso na sua cabeça que seria o ponto de ancoragem para alguns músculos excecionalmente fortes da mandíbula.

Forte, ágil, confortável em terra firme e com uma habilidade incomparável de usar ferramentas e arremessar, Kong seria uma força brutal numa luta.

Godzilla: Um lagarto aquático

Godzilla parece ser um réptil semiaquático gigante. Como Kong, Godzilla tem características de algumas espécies diferentes.

Filmes recentes de Godzilla mostram-no decentemente móvel em terra, mas aparentemente muito mais confortável na água, apesar da sua falta de características aquáticas evidentes.

Curiosamente, Godzilla é retratado com guelras no pescoço – uma característica que os vertebrados terrestres perderam depois de emergirem do mar, há cerca de 370 milhões de anos.

Dadas as características terrestres de Godzilla, é provável que a sua espécie tenha ancestrais répteis que vivem em terra e tenham um estilo de vida predominantemente aquático – como tartarugas marinhas ou cobras marinhas, que podem absorver oxigénio através da pele na água. Godzilla pode ter guelras exclusivamente re-evoluídas.

A cauda de Godzilla é o que realmente o separa de Kong. É enorme e movida por enormes músculos presos às pernas, quadris e parte inferior das costas. Dinossauros como o Tyrannosaurus rex usavam as suas caudas para equilíbrio e ajudá-los a andar e correr.

Godzilla, em contraste, fica na vertical e mantém a cauda baixa no chão, provavelmente para um tipo diferente de equilíbrio. Esta postura vertical é única para um réptil de duas pernas e assemelha-se mais a um canguru em pé. Godzilla está apoiado em duas pernas musculadas em forma de pilar, semelhantes às de um dinossauro saurópode. Isto daria estabilidade e ajudaria a sustentar a sua massa gigantesca, mas também aumentaria a força da sua cauda.

Além da sua cauda poderosa, Godzilla carrega três fileiras de espigões afiados nas suas costas, pele espessa e escamosa, uma cabeça relativamente pequena cheia de dentes carnívoros e mãos que agarram: tudo num corpo musculado. Resumindo, Godzilla é um adversário terrível e intimidante.

Quem seria o vencedor?

Então, agora que olhamos um pouco mais de perto para Godzilla e Kong, vamos imaginar quem poderia sair vitorioso em batalha.

Embora Kong seja um pouco menor que Godzilla, ambos são mais ou menos comparáveis em tamanho e nenhum tem uma vantagem clara aqui. E quanto às suas habilidades de combate?

Godzilla provavelmente favoreceria a sua cauda robusta tanto para o ataque quanto para a defesa – assim como os grandes lagartos dos dias de hoje que usam as caudas como chicotes. Aumente essa força para o tamanho de Godzilla, e aquela cauda torna-se uma arma letal.

No entanto, Kong é mais confortável em terra, mais rápido e ágil, pode usar as pernas fortes para saltar e possui braços muito mais fortes do que Godzilla – Kong provavelmente dá um soco mais forte. E como um macaco, Kong provavelmente também usaria ferramentas até certo ponto e poderia até mesmo capitalizar a sua habilidade de arremesso.

Ambos teriam uma mordida poderosa, com Kong provavelmente a conseguir uma ligeira vantagem. No entanto, a mordida de Godzilla não é de forma alguma fraca, e todos os seus dentes são perfurantes, semelhantes aos dentes de crocodilo.

Na defesa, Godzilla tem a vantagem, com pele escamosa espessa e espigões afiados. Ele pode até agir como um porco-espinho, virando as costas para uma ameaça que se aproxime rapidamente. No entanto, a agilidade superior de Kong em terra também deve ser capaz de oferecer-lhe alguma proteção.

Kong teria uma ligeira vantagem no que toca à ampla habilidade de batalha terrestre, mas a massa, defesa e cauda de Godzilla seriam difíceis de dominar. E, para que não esqueçamos, o ponto crítico para Godzilla é que ele tem hálito atómico. Até que os investigadores encontrem evidências de um dinossauro ou animal com algo assim, porém, teremos de reservar o julgamento científico.

PARTILHAR

RESPONDER

Clubes acham que conseguem mais lucro do que a UEFA

Reunião da Associação Europeia de Clubes marcada para esta sexta-feira. Emblemas europeus pretendem maior controlo sobre os direitos televisivos e os patrocinadores. A "novela" prolonga-se: a Liga dos Campeões deverá mesmo sofrer uma grande alteração no …

Antes de nascerem, as estrelas "saem do casulo" e mostram-se como bolas amarelas

Um descoberta acidental por cientistas cidadãos forneceu uma nova janela única para os diversos ambientes que produzem estrelas e aglomerados de estrelas. De acordo com a cientista sénior do Planetary Science Institute Grace Wolf-Chase, a descoberta …

Um planeta do Sistema Solar pode guardar os segredos da misteriosa matéria escura

Uma equipa de investigadores revelou que o planeta gigante Júpiter pode ser a chave para encontrar a indescritível matéria escura.  A natureza da misteriosa matéria escura é um dos maiores mistérios da Física. Interage gravitacionalmente, uma …

No funeral de Filipe, a família real não vai usar uniformes militares "para evitar envergonhar Harry"

No funeral do duque de Edimburgo os membros da família real não vão usar uniformes militares. A quebra na tradição é justificada como medida "para evitar envergonhar" o príncipe Harry. Segundo o The Sun, a decisão …

FBI diz que grupos radicais dos EUA têm fortes ligações com extrema-direita europeia

O diretor do FBI revela que os radicais norte-americanos são os que têm os laços internacionais mais vastos e que se têm deslocado para se encontrarem com outros ativistas. Os norte-americanos de extrema-direita e com motivações …

Nova espécie de pterossauro revela o polegar opositor mais antigo de sempre

Cientistas descobriram uma nova espécie de pterossauro que viveu durante o período Jurássico e que subia às árvores graças aos seus polegares opositores. Esta característica nunca tinha sido observada nestes animais. De acordo com a rede …

Devido ao sucesso da vacinação, Israel põe fim à obrigatoriedade de uso de máscara no exterior

As autoridades israelitas anunciaram hoje que a partir do próximo domingo acabará a obrigatoriedade de uso de máscara no exterior, medida no quadro do levantamento progressivo das restrições ligadas à pandemia de covid-19. Na primavera de …

A rainha Isabel de Castela ficou conhecida por cheirar mal (mas novos documentos põem fim aos mitos)

A famosa rainha Isabel I de Castela, em Espanha, era conhecida por lavar-se pouco e cheirar mal. Contudo, documentos recém-descobertos mostram que possuía uma quantidade enorme de perfumes de grande valor. Isabel I financiou a viagem …

Instagram testa opção que permite ocultar ou mostrar o número de likes

O Instagram vai começar a testar uma nova opção que dá aos seus utilizadores a possibilidade de esconder os likes recebidos nas publicações. Em 2019, a empresa começou por forçar esta mudança, aplicando-a a alguns utilizadores …

Atlético de Madrid: o que aconteceu a João Félix e companhia?

Equipa de Diego Simeone tinha vantagem confortável sobre os dois maiores rivais e, em pouco tempo, só ganhou metade dos pontos que poderia ter ganhado. Ainda lidera mas tem três adversários muito perto. Em Portugal, no …