Megaoperação da GNR. Falsos enfermeiros detidos por suspeita de roubo a idosos

Numa megaoperação levada a cabo pela GNR, foram detidos 13 suspeitos que se fariam passar por enfermeiros para roubar idosos. As rusgas estão a ser feitas em Lisboa e na Margem Sul.

A Guarda Nacional Republicana deteve, esta manhã, 13 suspeitos de falsos assistentes sociais e enfermeiros, que se aproveitavam do seu estatuto para entrar em casa dos idosos e assaltá-los. Segundo avança o Correio da Manhã, as rusgas foram feitas em São João da Talha, em Loures, e no Bairro Alfredo Boa Saúda, na Portela.

Em comunicado oficial, a GNR informou que “está a desencadear uma operação policial na área metropolitana de Lisboa e Setúbal, dando cumprimento a 42 mandados, dos quais 26 em residências e em veículos, e 16 de detenção, tendo sido, até ao momento, detidas 13 pessoas, pela prática de crimes de furto e roubo, ao longo de todo o território nacional”.

Os suspeitos, principalmente mulheres de etnia cigana, faziam-se passar por enfermeiros e assistentes sociais para entrar em casa das vítimas. “Os suspeitos selecionavam as vítimas, maioritariamente idosos vulneráveis, residentes na zona interior do país, e através de manobras de distração entravam nas suas residências das quais furtavam ouro e dinheiro, recorrendo à violência sempre que estas ofereciam resistência”, lê-se no comunicado da GNR.

Segundo o jornal Público, as manobras de distração passavam por pedir papel e caneta para deixar um recado, um copo de água, entre outras. Os criminosos trocavam frequentemente de veículo de aluguer para evitarem ser detetados.

Os valor roubado a mais de 30 vítimas ronda os 150 mil euros. A Guarda Nacional Republicana, que investigava o caso há dois anos, realça que o material furtado aos idosos era principalmente ouro.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Ainda no outro dia falavam que tínhamos de pedir desculpa aos ciganos. Agora ja foram apanhados a roubar novamente.
    Temos de pedir desculpa na mesma?? Estou confuso.

  2. Enfermeiros ciganos???
    Onde é que essas criaturas têm empregos do sector primário, quanto mais, derivados de cursos do Ensino Superior?!

    Agora, ainda há “Lata”, para lhes pedir “perdão”, Como numa numa notícia anterior…?

    A malta dos direitos, -ou o que valha – anda aí a pregar que devemos pedir perdão a ciganos..?! Eu quero pensar que se trata dum mal-entendido, e que tiveram um episodio de confusão, que deu nessa verborreia..

    Se querem direitos, cumpram os deveres!

RESPONDER

Coreia do Sul com maior número de casos desde março. Seul reforça medidas restritivas

A Coreia do Sul endureceu este sábado as medidas restritivas para conter a pandemia de covid-19 em Seul e arredores após registar o número mais elevado de novos casos diários em cinco meses. As regras, que …

Cavani tem viagem marcada para fechar acordo com o Benfica

Vários órgãos de informação avançam que Edinson Cavani tem viagem marcada para a Europa, onde deverá assinar com o SL Benfica dentro dos próximos dias. Depois de várias semanas de negociações, Edinson Cavani está praticamente garantido …

Novo Banco. Gama Life garante não ter relação com Greg Lindberg (mas GNB mudou-se para a sua morada)

O fundo da Apax Partners que assumiu o controlo da GNB Vida depois da compra ao Novo Banco “mudou-se” para a mesma morada de empresas do multimilionário Greg Lindberg em Londres, apesar da seguradora garantir …

Ministra admite que não leu relatório sobre Reguengos (e desvaloriza surtos em lares)

A ministra da Segurança Social admitiu, em entrevista ao semanário Expresso, que não leu o relatório sobre Reguengos de Monsaraz, mas considerou que a dimensão dos surtos de covid-19 em lares “não é demasiado grande …

Calvário no Barcelona. Setién de saída, Messi faz ultimato e Piqué fala em "vergonha"

O Barcelona foi esmagado (8-2) pelo Bayern Munique, nos quartos de final da Liga dos Campeões. Setién está de saída, Messi fez um ultimato e Piqué falou em "vergonha". Foi a noite mais negra de sempre …

Antonoaldo Neves quer receber mais para sair da TAP (mas Governo não paga "nem mais um cêntimo")

Quando foi anunciado o acordo de saída de David Neeleman da TAP, o Governo anunciou também que Antonoaldo Neves, CEO da companhia, seria substituído. No entanto, ainda não se chegou um acordo para a saída. …

Explosão em Beirute terá sido causada por trabalhos de manutenção

A explosão no porto de Beirute, no Líbano, que matou 171 pessoas, feriu mais de 6 mil e deixou um rasto de destruição na cidade, poderá ter sido causada por trabalhos de manutenção num armazém. …

"Crocodilo do terror" tinha dentes do tamanho de bananas e comia dinossauros

Um novo estudo descobriu um grupo de crocodilos antigos que tinham cerca de 10 metros de comprimento e dentes "do tamanho de bananas", que lhes permitiam derrubar até os maiores dinossauros do seu ecossistema. De acordo com …

Intervalos mais curtos, alunos a limpar salas e cantinas com take away. Como vai ser o novo ano letivo

Intervalos de cinco minutos, aulas a começar mais cedo e a terminar mais tarde, alunos a ajudar na desinfestação das salas e cantinas com serviço de take away são algumas das mudanças previstas por diferentes …

Rui Pinto recebeu ameaças de morte do estrangeiro

O pirata informático português Rui Pinto recebeu ameaças de morte de Portugal e do estrangeiro. O hacker é considerado person of interest por outros países. Rui Pinto recebeu ameaças de morte vindas não só de Portugal, …