GNR inicia operação para dar segurança nas celebrações e peregrinação a Fátima

Luís Forra / Lusa

Um agente da GNR manda parar um condutor no centro de São Teotónio (Odemira), que se encontra em cerca sanitária.

A GNR promove a partir de hoje uma operação de segurança em todo o território nacional, com maior incidência em Fátima e nas principais vias de acesso, para garantir segurança durante o deslocamento dos peregrinos ao Santuário.

A GNR refere em comunicado hoje divulgado que a “Operação Peregrinação Segura” é realizada “de modo a garantir a segurança durante o deslocamento dos peregrinos, assim como o controlo do tráfego rodoviário e a tranquilidade pública no Santuário e zona envolvente, durante a realização das celebrações religiosas de 12 e 13 de maio”.

A fonte lembra na nota que as celebrações deste ano, devido à pandemia de covid-19, deverão ocorrer de acordo com as regras estabelecidas, ao abrigo da legislação em vigor e segundo as orientações da Direção-Geral da Saúde.

O acesso aos parques de estacionamento, em Fátima, estará condicionado à lotação máxima no interior do Recinto de Oração, que irá estar restrito a 7.500 peregrinos, é referido.

A GNR apela “à consciência dos cidadãos para a importância do cumprimento das regras e das indicações das autoridades” e lembra que os peregrinos devem evitar os ajuntamentos e cumprir as regras de distanciamento físico, do uso obrigatório de máscara e a higienização das mãos.

Apesar de o Recinto de Oração estar restrito a 7.500 peregrinos, a GNR aconselha àqueles que se desloquem a pé que não andem na estrada, mas sim pela berma contrária ao sentido do trânsito e em fila.

“Não andar em locais onde seja proibida a circulação de peões”, “usar sempre, quer de dia quer de noite, coletes refletores”, “não andar sozinho(a) durante a noite” e “sinalizar o início e fim dos grupos e, se for preciso reunir o grupo, fazê-lo sempre fora da estrada”, são outras das recomendações.

Aos peregrinos que se dirigem a pé para o Santuário de Fátima é também aconselhado que não usem auscultadores, tomem “especiais cuidados ao atravessar as vias” e que cumpram as regras sanitárias em vigor, bem como o uso de máscara e distâncias de segurança.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Preços das casas continuam a subir. Centeno alerta para riscos de bolha imobiliária

Os preços das casas voltaram a registar um aumento em relação ao mês passado e não subiam tanto há mais de dois anos. Uma situação que leva o Banco de Portugal a alertar para os …

Itália segue os passos de França e Espanha e abandona o uso de máscara na rua

A Itália vai suspender a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre a partir do próximo dia 28 de junho, revelou o governo na segunda-feira. Depois de ter sido considerado o epicentro da pandemia, Itália …

União Europeia endurece sanções contra a Bielorrússia

A União Europeia, os Estados Unidos, o Reino Unido e o Canadá decidiram, esta segunda-feira, punir dezenas de personalidades e empresas ligadas ao regime bielorrusso. No final de uma reunião, no Luxemburgo, os 27 Estados-membros da …

Casimiro quer 30 milhões pela Groundforce. 10 milhões são para a banca

Alfredo Casimiro está a tentar vender a sua parte na Groundforce por 25 a 30 milhões de euros. Contudo, o acionista não deverá ficar com o montante pago já que tem pagamentos em atraso a …

Meio milhão de mortes depois, Brasil pede (em força) demissão de Bolsonaro

No sábado, o número de óbitos por covid-19 ultrapassou o meio milhão no Brasil. Centenas de milhares de manifestantes encheram as ruas de mais de 400 cidades brasileiras e do mundo, acusando o Presidente Jair …

23 juízes nomeados "em velocidade de cruzeiro" nos Governos de Costa. "Porta giratória coloca em risco a democracia"

Durante os dois Governos de António Costa foram nomeados 23 magistrados para cargos políticos. Nomeações "em velocidade de cruzeiro", segundo a Associação Transparência e Integridade que fala de uma "porta giratória" que "coloca em risco …

Covid-19. Vacinação só de adultos pode tornar os jovens "reservatórios" da variante Delta

A vacinação da população adulta pode levar os mais jovens a tornarem-se um "reservatório" da variante Delta, mais contagiosa, e criar um ambiente propício ao surgimento de novas variantes. De acordo com Julian Tang, virologista na …

Mais de metade das Câmaras viola a Lei da Proteção de Dados

Mais de metade das Câmaras Municipais viola a Lei da Proteção de Dados. O levantamento conclui que, das 308 câmaras do país, 177 não cumpriram a lei. O Regulamento Geral de Proteção de Dados dita que …

Após o Brexit, a União Europeia prepara-se para restringir conteúdos britânicos na TV e no streaming

Política, economia e agora cultura. Depois do Reino Unido ter saído da União Europeia, a organização prepara-se para diminuir a quantidade de filmes e séries britânicas disponíveis nas estações de televisão e nos serviços de …

Trincão pode rumar ao Wolverhampton

O jovem internacional português poderá ser o próximo futebolista luso a integrar o projeto do Wolverhampton, servindo como "moeda de troca" por Adama Traoré. De acordo com o diário catalão Sport, Francisco Trincão poderá servir como …