Houve um gladiador improvável a combater no Coliseu de Roma

“Venatio” era um tipo de entretenimento na Roma antiga, envolvendo vários animais a serem colocados uns contra os outros em lutas ou a serem treinados para executar truques.

Os arqueólogos suspeitam que os romanos podem ter formado matilhas de cães dachshund para combater animais maiores como os ursos ou fazer acrobacias no Coliseu da Roma antiga.

A equipa explicou que encontrou os restos de pequenos cães semelhantes a dachshunds pela primeira vez enquanto escavavam os esgotos do icónico anfiteatro com 2.000 anos, relatou The Telegraph.

“Encontrámos muitos ossos de cães que eram semelhantes ao do cão salsicha moderno”, explicou Alfonsina Russo, diretora do Coliseu.

“Tinham menos de 30 centímetros de altura. Pensamos que podem ter sido usados para executar truques acrobáticos, tal como se poderia ver atualmente num circo. Ou pode ser que tenham sido usados como parte de caçadas encenadas ou mesmo contra ursos e animais como este. Não sabemos ao certo“.

Na realidade, os cães teriam sido antepassados de cães salsichas em vez de verdadeiros dachshunds, como se observa no jornal. A raça moderna de dachshunds surgiu no início do século XVIII na Alemanha e foi desenvolvida com o objetivo de descer buracos e apanhar texugos.

Aparentemente, foram “criados para serem caçadores independentes de presas perigosas, podem ser corajosos até ao ponto de serem precipitados”, de acordo com o Clube Americano de Canicultura (AKC).

Os arqueólogos do Coliseu também encontraram ossos de cães grandes, leopardos, leões, ursos e avestruzes nos antigos esgotos. As descobertas foram feitas durante um estudo de um ano, durante o qual os arqueólogos percorreram 70 metros (230 pés) de esgotos e esgotos por baixo do Coliseu, que podiam acolher até 50.000 espetadores.

Juntamente com os restos animais, encontraram também os restos de aperitivos, incluindo frutas, nozes e azeitonas, que os espectadores teriam comido.

Descobriram também mais de 50 moedas de bronze do período romano tardio e uma moeda de prata para comemorar a regra do imperador Marcus Aurelius de cerca de 170-171 d.C., que foi popularizado pelo filme Gladiador, por The Telegraph.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.