Glaciar do Monte Branco italiano ameaça derreter. Aldeia dos Alpes evacuada

TRAILSOURCE.COM / Flickr

Monte Branco, Chamonix

Um fragmento de um glaciar na parte italiana do maciço do Monte Branco está a derreter devido ao calor, obrigando à retirada de várias dezenas de moradores e de turistas da zona, anunciaram na quinta-feira as autoridades locais.

Um volume de gelo estimado em 500 mil metros cúbicos está prestes a desligar-se do glaciar de Planpincieux, no território da comuna de Courmayeur, informou um alerta municipal dessa comuna na região do Vale de Aosta, próximo da fronteira com a França, citado pela agência Lusa.

As autoridades locais ordenaram a retirada dos moradores de cerca de três dezenas de habitações naquela que consideraram ser a “zona vermelha“, na parte mais baixa do vale do Val Ferret, num total de 15 residentes e de mais de 50 turistas.

O Monte Branco é a mais alta montanha dos Alpes e da União Europeia (UE), atingindo uma altitude de 4.808 metros, embora possa variar um pouco de ano para ano, em função das condições atmosféricas.

“A ordem [de retirada] saiu de uma reunião com técnicos regionais, que avaliaram a situação à luz do previsto aumento da temperatura nos próximos dias”, referiu, por seu lado, a agência noticiosa italiana Ansa. As pessoas retiradas foram reunidas, por aquela altura, num rinque de patinagem em Courmayeur, com a ajuda da Cruz Vermelha local.

“Para os habitantes [retirados], vamos analisar soluções. Em relação aos turistas, deverão encontrar outras soluções”, afirmou o presidente da câmara de Courmayeur, Stefano Miserocchi, citado pela Ansa.

Em setembro e outubro de 2019, o glaciar de Planpincieux já tinha parcialmente derretido, com uma estimativa de perto de 250 mil metros cúbicos, estando, desde então, a ser alvo de medições e de vigilância.

Este ano, a massa de gelo está a ser “afetada por valores anormais da temperatura”, que ainda vão aumentar nos próximos três dias, incluindo o de hoje, prosseguiu a municipalidade local.

Os residentes que se encontram fora da zona de risco, no intervalo entre a área vermelha e amarela, podem optar por permanecer no vale do Val Ferret, “mas só se conseguirem manter-se autónomos durante pelo menos três dias”, nomeadamente com os produtos alimentares para tal necessários.

O vale do Val Ferret está situado a nordeste da cidade de Courmayeur, que poderá ela própria estar ameaçada pela eventual tromba de água derretida dos gelos do Planpincieux. Para lhe aceder, existe uma “rota alternativa”, de sentido único alternado. Esse acesso, contudo, está reservado para as equipas de salvamento, polícia, serviços municipais e a pessoas autorizadas, segundo reportou a Ansa.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Iniciativa Liberal apoia recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto

A Iniciativa Liberal vai apoiar a recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto nas próximas eleições autárquicas, considerando “inquestionável a mudança e o desenvolvimento” da cidade desde que o independente assumiu a presidência do …

Comissária europeia diz que variante Delta “diminui” proteção da vacina

A comissária europeia para a Saúde disse esta terça-feira que estão a surgir provas que demonstram que a variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2 “diminui a força do escudo protetor” criado pelas vacinas, instando à aceleração …

DGS diz que demora de conclusões sobre eventos-piloto não é por erro técnico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) rejeitou, esta terça-feira, que tenha havido erro técnico no tratamento de dados dos eventos-piloto da Cultura, ocorridos em abril e maio, mas admitiu que o processo está demorado. Numa declaração enviada …

Governo quer fazer alterações na duração de cargos de dirigentes

As mudanças que estão a ser preparadas passam por reduzir a duração dos cargos em substituição e, por outro lado, pelo ajustamento do período das comissões do serviço em função da avaliação. Segundo o Jornal de …

Responsável pelas manifestações em Lisboa é coordenador no Gabinete de Apoio à Presidência da CML

O responsável pelas manifestações na cidade de Lisboa é coordenador técnico no Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara liderada por Fernando Medina. De acordo com o semanário Expresso, António Santos tem sido, nos últimos …

Sporting e Braga jogam Supertaça em Aveiro no dia 31 de julho

A Supertaça Cândido Oliveira, que vai ser disputada entre Sporting e Sporting de Braga, vai ser disputada em Aveiro, a 31 de julho, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "A decisão da Supertaça Cândido de …

Um quarto da população portuguesa já tem a vacinação completa

Em Portugal, 42% das pessoas já receberam a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 e 25% — cerca de um quarto da população — estão completamente vacinados. De acordo com o mais recente relatório …

Cardiologista do Tottenham admite ponto final na carreira de Eriksen

O cardiologista do Tottenham, Sanjay Sharma, admite um ponto final na carreira de Christian Eriksen, que caiu inanimado no jogo entre a Dinamarca e a Finlândia. O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do …

ARS Norte conta avançar com recuperação de consultas em atraso ainda este mês

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte conta avançar durante este mês com o programa especial de incentivos financeiros para recuperação de consultas presenciais nos cuidados de saúde primários (CSP), propondo-se recuperar metade da …

Cristiano Ronaldo no Euro 2020

"Rei do Euro". Ronaldo fez história na Hungria (e ainda vai durar "mais uns 3 aninhos")

Cristiano Ronaldo marcou dois dos golos de Portugal na vitória frente à Hungria por 3-0, na estreia da Selecção no Euro 2020, e tornou-se no melhor marcador de sempre dos Campeonatos Europeus de futebol. Aos …