Ginasta russo gera revolta ao exibir símbolo usado por militares na invasão da Ucrânia

6

(cv)

Ivan Kuliak

O ginasta russo Ivan Kuliak está a gerar polémica depois de ter aparecido numa cerimónia de pódio com um símbolo usado pelos russos na invasão da Ucrânia.

A Taça do Mundo de Ginástica Artística decorre estes dias, em Doha, no Qatar. A competição ficou marcada pelas piores razões quando, numa cerimónia de pódio, o ginasta russo Ivan Kuliak apareceu com um símbolo usado por militares do seu país na invasão da Ucrânia.

O equipamento de Kuliak tinha um Z no centro, inscrição que significa “Pela Vitória”, e que tem sido exibida repetidamente em tanques e veículos militares russos nos últimos dias.

Para piorar a situação, Kuliak, que venceu a medalha de bronze, estava no pódio ao lado do ginasta ucraniano Illia Kovtun, que foi o vencedor da prova.

O ginasta russo recebeu formação militar em 2021 e mostrou-se claramente a favor da invasão russa à Ucrânia.

O ato de propaganda política tem sido altamente criticado pela imprensa internacional e a Federação Internacional de Ginástica deverá castigar o atleta pelo gesto.

Produtos com o ‘Z’ estampado estão a ser vendidos pela Russia Today, o canal de televisão financiado pelo Kremlin, que está banido em Portugal. O Ministério da Defesa russo confirmou que o ‘Z’ significa vitória.

Daniel Costa, ZAP //

6 Comments

  1. Afinal os atletas russos não deveriam ser impedidos de participar em competições por esse mundo fora? Estão a tardar mais sanções desta vez aos atletas russos e afinal eles são putinistas, não custa nada aplicar-lhes mais sanções. Os russos são como os nazis , também arranjaram um simbolo, tal como os nazis utilizavam a suástica.

    Sabiam que a mulher do putin se chamava putina? Eram o joão ratão putin e a carocha putina, se bem que quem está no caldeirão desta vez é a Ucrânia.

  2. Com um corpinho destes e com uma carga de orgulho que mostra , en vês de se exibir no Qatar , deveria estar na frente de combate e dar o cabedal as balas !………..mas para isso é preciso coragem !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.