/

Ginásios sofisticados não são apenas caros. Também o fazem sentir pior

Se quer começar a fazer mais exercício físico, uma nova pesquisa acaba de revelar que não precisa de um ginásio sofisticado. Além de caros, só o fazem sentir pior.

Estudos anteriores mostraram que um ambiente hospitalar agradável pode acelerar a recuperação de um paciente. Sob este mote, investigadores interessaram-se em saber se o mesmo acontece com os ginásios.

Para o estudo, um grupo de cientistas analisou dois grupos de pessoas, com 35 anos ou mais, com dores nas ancas ou nos joelhos, e recomendou-lhes dois ginásios para fazerem exercícios de tratamento específicos.

O primeiro grupo, composto por 42 pessoas, fez exercício num ginásio luxuoso, com muita luz solar, equipamentos de última geração e uma grande janela com vista para a natureza. O segundo grupo, de 40 pessoas, foi enviado para uma sala vazia, num prédio dos anos 70.

Um fisioterapeuta supervisionou os dois grupos e, tanto o profissional como os participantes, desconheciam o objetivo do estudo. Para efeitos de comparação, um terceiro grupo de participantes foi colocado numa lista de espera, não tendo realizado nenhum exercício durante as oito semanas de duração do estudo.

Os investigadores pediram aos participantes para descrever as suas melhorias e avaliaram as suas capacidades aeróbicas, força muscular e velocidade de caminhada antes e depois das oito semanas.

Ambos os grupos melhoraram, mas um deles relatou sentir-se melhor, com mais alívio da dor e melhorias mais significativas. Não houve, porém, diferenças na capacidade aeróbica, força muscular e velocidade de caminhada. Já o terceiro grupo, de 21 pessoas, não melhorou em nenhum dos parâmetros analisados.

O grupo que mais melhorias notou depois das semanas de estudo foi o segundo – um resultado que nem os investigadores esperavam. Depois de terem sido entrevistados, os participantes que se exercitaram no ginásio antigo não notaram a aparência envelhecida do mesmo. Além de se sentirem em casa, também sentiram um forte companheirismo entre eles, uma vez que trabalhavam em equipa para obter resultados.

Já no ginásio mais sofisticado, as grandes janelas eram uma distração e os participantes disseram que não se sentiram parte de uma equipa. Por outro lado, diz o Fast Company, os espelhos do ginásio não eram uma mais-valia, uma vez que os pacientes não gostavam de olhar para a aparência do seu corpo enquanto treinavam.

Assim, se está à procura de um ginásio, não escolha o que tem a mensalidade mais cara convencido de que a sua experiência será melhor. Se puder fazer exercício em grupo num ambiente que realmente aprecie, aumentará as probabilidades de se sentir melhor e mais feliz durante o exercício físico.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.