/

Gigantesco fungo subterrâneo pesa tanto como três baleias azuis

Derek Parker / Flickr

Grande parte do fungo (Armillaria gallica) é subterrânea, mas no outono brota sob a forma de cogumelos de mel

Um fungo de dimensões gigantescas encontrado no estado norte-americano de Michigan, pertencente à espécie que detém o registo do maior organismo do planeta, é na verdade muito maior e mais antigo do que se pensava até então.

O jornal britânico The Independent relata que este enorme fungo é também mais pesado, sendo o seu peso equivalente ao de três baleias azuis.

Este enorme espécime do fungo (Armillaria) foi descoberto em meados 1992 no subsolo de uma floresta em Michigan por uma equipa de cientistas do Canadá. Os investigadores estimaram que o fungo tinha 1500 anos e que a extensa massa de fibras e fungos subterrâneos que o formavam pesava cerca de 100.000 quilogramas, estendendo-se por 15 hectares, tal como relata o estudo publicado na passada semana na na revista científica Proceedings of the Royal Society B.

Numa segunda medição, a mesma equipa de cientistas recorreu a testes mais rigorosos, concluindo que a idade do fungo estava, na verdade, mais próxima dos 2.500 anos. Os cientistas retificaram ainda o peso e a área ocupada, para 400.000 quilogramas e mais de 70 hectares, respetivamente.

Os dados do seu peso revelam que o fungo de mel – organismo que consiste essencialmente numa rede subterrânea de filamentos rizomórficos espalhados numa floresta e enrolados nas raízes das árvores – é mais pesado do que três baleias azuis.

Em declarações ao portal Live Science, Johann Bruhn, professor emérito de Ciências das Plantas da Universidade de Missouri, nos EUA, revelou que a taxa de mutação deste fungo (processo no qual ocorrem ajustes genéticos aleatórios) é fugazmente baixa, o que pode justificar a sua enorme duração de vida. “Acreditamos que a lenta taxa de mutação seja talvez a chave para a estabilidade genética deste enorme fungo, podendo até ser uma das principais razões para a sua grande longevidade”.

“Acredito que estas estimativas são conservadoras (…) O fungo pode ser, na verdade, muito mais antigo”, acrescentou o professor James Anderson, biólogo da Universidade de Toronto que participou em ambos os estudos científicos.

Apesar do seu tamanho monstruoso, o fungo encontrado em Michigan é consideravelmente menor do que o maior ser vivo já encontrado no mundo, um outro fungo da espécie Armillaria ostoyae encontrado numa floresta de Oregon, também nos Estados Unidos. AO organismo, cuja idade é estimada em cerca de 2.400 anos, ocupa o comprimento e a largura de 880 hectares, o equivalente a 1.665 campos de futebol.

ZAP // RT / Live Science

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.