Football Leaks está de volta. Gestifute passou faturas ao Mónaco sem IVA

A Gestifute cobrou ao Mónaco várias comissões sem IVA em negócios envolvendo Falcao, Coentrão e Fabinho. O Fisco irlandês apercebeu-se e foi implacável.

Volvidos quase três anos desde as últimas revelações do Football Leaks, o projeto criado por Rui Pinto continua a dar pano para mangas. Rui Pinto partilhou uma série de documentos com dois jornalistas da revista alemã Der Spiegel, que consequentemente os partilharam com um consórcio de jornalistas de investigação, o European Investigative Collaborations (EIC).

A Gestifute, de Jorge Mendes, é mais uma vez uma das visadas. A empresa enviou ao Mónaco várias faturas livres de impostos a respeito de negócios de jogadores como Radamel Falcao, Fábio Coentrão e Fabinho, escreve o semanário Expresso.

Em 2016 e 2017 a Gestifute cobrou ao Mónaco várias comissões sem IVA. Assim, perante uma fatura de 276 mil euros, o emblema monegasco transferiu a totalidade desse valor para uma conta da Gestifute International no Allied Irish Banks.

O mesmo procedimento voltou a verificar-se outra vezes: a 30 de setembro de 2016, relativamente ao negócio de Fabinho, no valor de 90 mil euros; a 30 de setembro de 2017, novamente no acordo do brasileiro, no valor de 75 mil euros; e a 3 de julho de 2017, pela intermediação do contrato de Radamel Falcao, cuja comissão foi no valor de 560 mil euros.

A administração tributária irlandesa tropeçou nestas faturas com 0% de IVA e obrigou a empresa de Jorge Mendes a liquidar IVA a 23% relativamente aos serviços prestados ao Mónaco.

Como tal, mais tarde, em abril de 2018, a Gestifute enviou novas faturas exigindo aos monegascos o pagamento de 365 mil euros adicionais.

“Devido à dimensão, escala e complexidade da empresa Gestifute International Limited, que é considerada uma empresa de grande dimensão pela administração fiscal aqui na Irlanda, parte da sua normal atividade comercial inclui interações com a autoridade tributária em relação a assuntos fiscais. A empresa recentemente teve uma conversação com as autoridades relativamente ao cumprimento das regras de IVA”, lê-se na carta enviada ao Mónaco.

Os documentos do Football Leaks revelaram ainda que o Real Madrid terá aceitado receber 200 milhões de euros através de duas empresas sediadas num paraíso fiscal nas Ilhas Caimão. O clube merengue terá prosseguido com o negócio mesmo com a noção de que poderia vir a ter problemas com o Fisco espanhol, escreve o Observador.

Daniel Costa Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Retoma da normalidade". Bruxelas propõe este mês livre-trânsito digital para vacinados e recuperados

A Comissão Europeia vai apresentar este mês uma proposta legislativa para criar um livre-trânsito digital que permita retomar as viagens em altura de pandemia de covid-19, comprovando a vacinação ou a recuperação dos cidadãos. A informação …

Noiva de Khashoggi pede "punição imediata" de Mohammed bin Salman

As declarações da noiva de Jamal Khashoggi surgem depois de as autoridades norte-americanas terem publicado um relatório em que Mohammed bin Salman é acusado de ter ordenado o assassínio do jornalista. Joe Biden está a ser …

Covax permite que países mais pobres comecem a receber a vacina (mas só garante 20% da vacinação)

A Covax visa fornecer vacinas contra a covid-19 a 20% da população de 200 países e territórios que estão incluídos no sistema através de um sistema de financiamento que permite a 92 economias de baixo …

Reino Unido vacinou 20 milhões com 1.ª dose. País deteta casos de variante de Manaus

O ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, anunciou no domingo que mais de 20 milhões de pessoas no Reino Unido já receberam a primeira dose da vacina contra covid-19. "Estou absolutamente encantado por informar que mais …

Famílias numerosas já podem pedir desconto no IVA da luz

As famílias com cinco ou mais elementos podem pedir a redução do IVA da eletricidade ao seu fornecedor a partir desta segunda-feira e têm de comprovar a sua condição de família numerosa. Em causa está a …

Netflix foi a grande vencedora da noite dos Globos de Ouro

  A 78.ª edição dos Globos de Ouro decorreu de forma virtual, com apresentação de Tina Fey e Amy Poehler e a participação de alguns dos laureados do ano passado. Os Globos de Ouro, prémios de cinema …

Portugal regista mais 34 óbitos e 394 novos casos. O menor número desde setembro

Portugal registou esta segunda-feira 394 novos casos de infeção por covid-19 e mais 34 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas …

Nicolas Sarkozy condenado a três anos de prisão por corrupção

Nicolas Sarkozy foi esta segunda-feira condenado a três anos de prisão por corrupção e tráfico de influências, tornando-se o segundo chefe de Estado condenado em França, após Jacques Chirac em 2011. O ex-Presidente francês foi condenado …

Câmara de Lisboa oferece viagem de táxi a idosos que vão tomar a vacina

Os residentes em Lisboa com mais de 80 anos ou 50 anos e patologias associadas podem deslocar-se gratuitamente de táxi para tomar a vacina contra a covid-19. Os custos da viagem são assumidos pela autarquia …

Liquidez é "abundante" mas "é preciso fazê-la chegar" à economia, diz Centeno

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, indicou que a crise de 2008 e de 2020 não são comparáveis devido à abundância de dinheiro disponível e que há liquidez para travar o impacto económico, mas …