Football Leaks está de volta. Gestifute passou faturas ao Mónaco sem IVA

A Gestifute cobrou ao Mónaco várias comissões sem IVA em negócios envolvendo Falcao, Coentrão e Fabinho. O Fisco irlandês apercebeu-se e foi implacável.

Volvidos quase três anos desde as últimas revelações do Football Leaks, o projeto criado por Rui Pinto continua a dar pano para mangas. Rui Pinto partilhou uma série de documentos com dois jornalistas da revista alemã Der Spiegel, que consequentemente os partilharam com um consórcio de jornalistas de investigação, o European Investigative Collaborations (EIC).

A Gestifute, de Jorge Mendes, é mais uma vez uma das visadas. A empresa enviou ao Mónaco várias faturas livres de impostos a respeito de negócios de jogadores como Radamel Falcao, Fábio Coentrão e Fabinho, escreve o semanário Expresso.

Em 2016 e 2017 a Gestifute cobrou ao Mónaco várias comissões sem IVA. Assim, perante uma fatura de 276 mil euros, o emblema monegasco transferiu a totalidade desse valor para uma conta da Gestifute International no Allied Irish Banks.

O mesmo procedimento voltou a verificar-se outra vezes: a 30 de setembro de 2016, relativamente ao negócio de Fabinho, no valor de 90 mil euros; a 30 de setembro de 2017, novamente no acordo do brasileiro, no valor de 75 mil euros; e a 3 de julho de 2017, pela intermediação do contrato de Radamel Falcao, cuja comissão foi no valor de 560 mil euros.

A administração tributária irlandesa tropeçou nestas faturas com 0% de IVA e obrigou a empresa de Jorge Mendes a liquidar IVA a 23% relativamente aos serviços prestados ao Mónaco.

Como tal, mais tarde, em abril de 2018, a Gestifute enviou novas faturas exigindo aos monegascos o pagamento de 365 mil euros adicionais.

“Devido à dimensão, escala e complexidade da empresa Gestifute International Limited, que é considerada uma empresa de grande dimensão pela administração fiscal aqui na Irlanda, parte da sua normal atividade comercial inclui interações com a autoridade tributária em relação a assuntos fiscais. A empresa recentemente teve uma conversação com as autoridades relativamente ao cumprimento das regras de IVA”, lê-se na carta enviada ao Mónaco.

Os documentos do Football Leaks revelaram ainda que o Real Madrid terá aceitado receber 200 milhões de euros através de duas empresas sediadas num paraíso fiscal nas Ilhas Caimão. O clube merengue terá prosseguido com o negócio mesmo com a noção de que poderia vir a ter problemas com o Fisco espanhol, escreve o Observador.

Daniel Costa Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Caso BES está parado há 8 meses (por causa de uma tradução para francês)

O caso BES está parado há oito meses. O atraso deve-se a uma tradução para francês das quatro mil páginas do processo, necessária para notificar três arguidos suíços. De acordo com o Jornal de Notícias, que …

Lopetegui continua interessado em Corona

O treinador dos espanhóis do Sevilha, Julen Lopetegui, continua interessado na contratação de Tecatito Corona, que alinha pelo FC Porto.  De acordo com o jornal La Razón, o treinador espanhol continua interessado na contratação do jogador mexicano …

Tem de haver "solidariedade estratégica" na pervensão de fogos. Costa oferece bonsai a Marcelo

O Presidente da República foi convidado especial do último Conselho de Ministros do seu primeiro mandato, dedicado às florestas, onde se discutiu o Programa Nacional de Ação do Plano de Gestão Integrada de Fogos Rurais. …

Bolsonaro volta a criticar os media. "Para a imprensa o vírus sou eu"

O Presidente brasileiro voltou a criticar a imprensa e, num momento de descontrolo da pandemia no país, afirmou que para os jornalistas o vírus é o próprio chefe de Estado. "Estamos a fazer o dever de …

Miguel Duarte foi ilibado da acusação de auxílio à imigração ilegal, "mas não foi feita justiça"

Miguel Duarte que, juntamente com outros ativistas, estava a ser acusado pela justiça italiana de ajuda à imigração ilegal, foi "ilibado", mas "o caso segue para tribunal com uma acusação aos restantes membros". A revelação foi …

Parque das Nações recebe Comic Con em dezembro

Com o mote "A New Hope", a sétima edição da Comic Con terá lugar no Parque das Nações, em Lisboa, no mês de dezembro. A sétima edição da Comic Con Portugal, um evento dedicado à cultura …

Polícia sueca investiga ataque à faca e aponta para "motivações terroristas"

A polícia sueca fez buscas no apartamento do homem que esfaqueou sete pessoas no país, na quarta-feira, informando que há pormenores na investigação que apontam para motivações terroristas. Segundo avançou esta quinta-feira o Público, a polícia …

Advogados apontam falhas à investigação da morte de Giovani Rodrigues

Alguns advogados de defesa dos acusados do homicídio de Giovani Rodrigues apontaram, esta quarta-feira, falhas à investigação, desde o apuramento dos factos à condição clínica, com a revelação de que o jovem foi também vítima …

Dia com menos mortes desde 28 de outubro. Mais 830 novos casos

Há mais 830 casos de covid-19 em Portugal. A Direção-Geral da Saúde indica que há agora 1708 doentes com covid-19 internados, menos 119 do que na quarta-feira. O número de doentes nos cuidados intensivos está …

Concelhia do PSD/Sintra tenta contornar Santana (e já aprovou um nome)

Enquanto a direção nacional do PSD tenta convencer Pedro Santana Lopes, a estrutura do PSD/Sintra aprovou o nome de António Pinto Pereira como candidato. Esta quarta-feira, a concelhia do PSD/Sintra aprovou o nome de António Pinto …