Nova geringonça à vista? Rui Rio mostra-se disposto a governar mesmo sem vencer eleições

ppdpsd / Flickr

O presidente do PSD, Rui Rio

São muitos os sinais que tem dado. Rui Rio está disponível para liderar uma futura maioria de direita se esta vier a surgir no quadro de futuras eleições legislativas – mesmo que o PSD seja a segunda força mais votada. O que reservam as legislativas de 2021?

Tendo em conta algumas sondagens e estatísticas, o partido está consciente da improvável vitória do PSD sobre os socialistas, mas o quartel-general de Rui Rio já vai olhando para todas as opções – e repetir o que António Costa fez em 2015 não está excluído, escreve o Observador.

Ao observador, um alto dirigente social-democrata, refere que “há um antes e um depois dos Açores. A relação política entre Rui Rio e António Costa mudou. O PS está em pré-campanha eleitoral e nós vamos estar prontos para isso”, antecipando assim os planos do PSD para o próximo ano eleitoral.

Em 2018, quando enfrentou Pedro Santana Lopes pela liderança do PSD, Rio chegou a dizer, que jamais faria o que António Costa fez a Pedro Passos Coelho. Contudo, nos últimos tempos o líder social-democrata afirmou, por diversas vezes, que, na impossibilidade de ganhar, o grande objetivo do PSD teria de ser afastar o Bloco de Esquerda e o PCP da esfera do poder.

Como refere o Observador, a disponibilidade para ser primeiro-ministro mesmo sem ganhar eleições não é uma incoerência face a posições anteriores, mas sim uma evolução. Ainda assim, para já, todas as conjeturas não passam disso mesmo.

Para já, não existe uma única sondagem que dê maioria ao bloco das direitas, há uma grande imprevisibilidade em torno do calendário eleitoral e cada partido à sua maneira enfrenta dificuldades.

O PSD não compreende Francisco Rodrigues dos Santos e está escaldado com a sede de protagonismo de André Ventura. O CDS sente-se traído pela forma como Rui Rio entregou os pontos ao Chega nos Açores e despreza Ventura. O Chega quer crescer à custa de todos e a todo custo. A Iniciativa Liberal sente-se parte de outro filme, mas terá de desempenhar o papel que lhe for reservado.

Apesar de tudo, a direita quer governar, mas o caminho a percorrer até lá chegar pode não fácil.

No entanto, parece que Rio já começa a plantar, o que espera vir a colher no próximo ano. O Orçamento do Estado para 2021, e o travão a novas injeções de capital no Novo Banco, marcaram o regresso à estratégia definida no arranque da legislatura. Rio está a jogar ao ataque.

Na última entrevista que deu, à TVI, Rui Rio assumiu que não acreditava que o Governo fosse capaz de aguentar até ao final da legislatura e que se sentia mais perto de ser primeiro-ministro. O quartel-general de Rio tem como adquirido que o desgaste de cinco anos de governação terá como pináculo as eleições autárquicas de 2021.

Mesmo moderando as expectativas — Rio já assumiu que o objetivo primeiro, mais do que ganhar as autárquicas, é crescer em número de mandatos –, os sociais-democratas sabem que precisam de ganhar tração. E vão dando sinais de querer forjar alianças, a nível local, com as outras forças à direita, CDS, Iniciativa Liberal e Chega.

Nesse sentido, a aliança nos Açores, mesmo sendo irrepetível nos termos em que foi desenhada, teve, pelo menos, uma vantagem: ajudou a tornar mais claro o tabuleiro político.

Uma estratégia assente nestes eixos pode, no entanto, não ser suficiente para convencer, por si só, os eleitores.

Mesmo que entre a equipa social-democrata exista o entendimento, é preciso convencer uma parte do eleitorado que deixou de confiar no PSD: os mais velhos e pensionistas. É por esta razão que Rio insiste em romper com o legado de Pedro Passos Coelho, e começa agora a construir o seu caminho.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Já vi que o pastor Edir Ventura, com a fominha de tacho, está disponível para tudo. Até para levar na bilha. Depois sentar dói um bocadinho, mas hirudoid alivia.

    • Synalr rectal Este Ventura já serviu agora para salvar o orçamento do Costa, o tal que nada queria com a extrema-direita, só com extrema-esquerda a tal que está a dar rotura. Quanto ao Rio, começa a aprender a lição do Costa. Na vida anda-se sempre a aprender!

  2. Se o Costa se tem aliado a toda a esquerdalhada para estar no poleiro, porque é que o Rio não se há de aliar a quem ele quiser???

    • A pergunta certa é ….qual dos dois extremos é o mais nefasto !…….a data de hoje a “Democracia” e o voto Democrático ainda permite varias opções !—Nessas regiões designadas de “Corno de África”…em termos de DEMOCRACIA ..o que tem a dizer ??????

  3. Rui Rio está disposto a governar, mesmo sem vitória eleitoral.
    Rui Rio está disposto a levar com uma colher de pau na cabeça por não deixar o arroz cozer.

    Este gajo vai de mal a pior.

RESPONDER

Pela primeira vez, um restaurante vegan ganha uma estrela Michelin em França

Um restaurante de comida totalmente vegan em França foi o primeiro do país a receber a desejada estrela Michelin. Localiza-se perto de Bordéus. A concessão da estrela ao ONA (Origine Non-Animale) é mais uma evidência de …

Onze mineiros resgatados com vida de uma mina de ouro na China

Onze mineiros presos há duas semanas dentro de uma mina de ouro na China, devido a uma explosão, foram hoje trazidos em segurança para a superfície, informou a televisão estatal chinesa. No dia 10 de janeiro, …

Multimilionário oferece 1 milhão em prémios por evidências de vida após a morte

Um empresário de Las Vegas, nos Estados Unidos, está a oferecer um milhão de dólares em prémios em troca de evidências de que existe vida após a morte. O investidor imobiliário e empresário espacial Robert Bigelow, …

Marcelo reeleito com 55% a 62% dos votos. Ana Gomes em segundo lugar

Marcelo Rebelo de Sousa foi reeleito para um segundo mandato como Presidente da República, após vencer as eleições deste domingo com 55% a 62% dos votos.  Segundo as primeiras projeções, Ana Gomes deverá ficar em …

Itália vai processar Pfizer e AstraZeneca devido a atrasos nas vacinas. UE pede "transparência"

A Itália vai processar a Pfizer Inc e a AstraZeneca devido aos atrasos na entrega das vacinas contra a covid-19 e para garantir os fornecimentos – não para obter compensações, disse neste domingo o ministro …

Declínio cognitivo relacionado com a idade pode ser reversível

Cientistas conseguiram reverter em ratos o declínio cognitivo causado pelo envelhecimento. O objetivo dos investigadores é que as farmacêuticas baseiem-se neste estudo para criar um composto que possa ser administrado em humanos. As células específicas do …

Afluência às urnas é menor (mas há mais votantes). Abstenção deverá ficar entre os 56 e 60%

A afluência às urnas às 16:00 nas presidenciais de hoje em Portugal, 35,4%, é a segunda mais baixa desde as eleições de 2006, ano em que este número passou a ser divulgado pela administração eleitoral. Esta …

Reino Unido já vacinou quase 6 milhões. Alemanha aumenta controlo nas fronteiras

O Reino Unido já administrou a primeira das duas doses da vacina contra o novo coronavírus em cerca de seis milhões de pessoas, quando o número de mortes no país devido à pandemia está perto …

Polícia desmantela rede de tráfico internacional de armas (e descobre santuário dedicado a Hitler)

Em dezembro, as autoridades espanholas conseguiram desmantelar uma rede ilegal de armas que operava em toda a Europa, e acabou por capturar os traficantes. O que a polícia não esperava era encontrar um armazém cheio …

Diminuição da esperança média de vida é "consequência inevitável" da pandemia

A esperança média de vida em Portugal vai necessariamente diminuir em consequência da pandemia de covid-19, defendeu um especialista, explicando que isso decorre do efeito combinado da morte de idosos, mas também de jovens em …