Nova geringonça à vista? Rui Rio mostra-se disposto a governar mesmo sem vencer eleições

ppdpsd / Flickr

O presidente do PSD, Rui Rio

São muitos os sinais que tem dado. Rui Rio está disponível para liderar uma futura maioria de direita se esta vier a surgir no quadro de futuras eleições legislativas – mesmo que o PSD seja a segunda força mais votada. O que reservam as legislativas de 2021?

Tendo em conta algumas sondagens e estatísticas, o partido está consciente da improvável vitória do PSD sobre os socialistas, mas o quartel-general de Rui Rio já vai olhando para todas as opções – e repetir o que António Costa fez em 2015 não está excluído, escreve o Observador.

Ao observador, um alto dirigente social-democrata, refere que “há um antes e um depois dos Açores. A relação política entre Rui Rio e António Costa mudou. O PS está em pré-campanha eleitoral e nós vamos estar prontos para isso”, antecipando assim os planos do PSD para o próximo ano eleitoral.

Em 2018, quando enfrentou Pedro Santana Lopes pela liderança do PSD, Rio chegou a dizer, que jamais faria o que António Costa fez a Pedro Passos Coelho. Contudo, nos últimos tempos o líder social-democrata afirmou, por diversas vezes, que, na impossibilidade de ganhar, o grande objetivo do PSD teria de ser afastar o Bloco de Esquerda e o PCP da esfera do poder.

Como refere o Observador, a disponibilidade para ser primeiro-ministro mesmo sem ganhar eleições não é uma incoerência face a posições anteriores, mas sim uma evolução. Ainda assim, para já, todas as conjeturas não passam disso mesmo.

Para já, não existe uma única sondagem que dê maioria ao bloco das direitas, há uma grande imprevisibilidade em torno do calendário eleitoral e cada partido à sua maneira enfrenta dificuldades.

O PSD não compreende Francisco Rodrigues dos Santos e está escaldado com a sede de protagonismo de André Ventura. O CDS sente-se traído pela forma como Rui Rio entregou os pontos ao Chega nos Açores e despreza Ventura. O Chega quer crescer à custa de todos e a todo custo. A Iniciativa Liberal sente-se parte de outro filme, mas terá de desempenhar o papel que lhe for reservado.

Apesar de tudo, a direita quer governar, mas o caminho a percorrer até lá chegar pode não fácil.

No entanto, parece que Rio já começa a plantar, o que espera vir a colher no próximo ano. O Orçamento do Estado para 2021, e o travão a novas injeções de capital no Novo Banco, marcaram o regresso à estratégia definida no arranque da legislatura. Rio está a jogar ao ataque.

Na última entrevista que deu, à TVI, Rui Rio assumiu que não acreditava que o Governo fosse capaz de aguentar até ao final da legislatura e que se sentia mais perto de ser primeiro-ministro. O quartel-general de Rio tem como adquirido que o desgaste de cinco anos de governação terá como pináculo as eleições autárquicas de 2021.

Mesmo moderando as expectativas — Rio já assumiu que o objetivo primeiro, mais do que ganhar as autárquicas, é crescer em número de mandatos –, os sociais-democratas sabem que precisam de ganhar tração. E vão dando sinais de querer forjar alianças, a nível local, com as outras forças à direita, CDS, Iniciativa Liberal e Chega.

Nesse sentido, a aliança nos Açores, mesmo sendo irrepetível nos termos em que foi desenhada, teve, pelo menos, uma vantagem: ajudou a tornar mais claro o tabuleiro político.

Uma estratégia assente nestes eixos pode, no entanto, não ser suficiente para convencer, por si só, os eleitores.

Mesmo que entre a equipa social-democrata exista o entendimento, é preciso convencer uma parte do eleitorado que deixou de confiar no PSD: os mais velhos e pensionistas. É por esta razão que Rio insiste em romper com o legado de Pedro Passos Coelho, e começa agora a construir o seu caminho.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Já vi que o pastor Edir Ventura, com a fominha de tacho, está disponível para tudo. Até para levar na bilha. Depois sentar dói um bocadinho, mas hirudoid alivia.

    • Synalr rectal Este Ventura já serviu agora para salvar o orçamento do Costa, o tal que nada queria com a extrema-direita, só com extrema-esquerda a tal que está a dar rotura. Quanto ao Rio, começa a aprender a lição do Costa. Na vida anda-se sempre a aprender!

  2. Se o Costa se tem aliado a toda a esquerdalhada para estar no poleiro, porque é que o Rio não se há de aliar a quem ele quiser???

    • A pergunta certa é ….qual dos dois extremos é o mais nefasto !…….a data de hoje a “Democracia” e o voto Democrático ainda permite varias opções !—Nessas regiões designadas de “Corno de África”…em termos de DEMOCRACIA ..o que tem a dizer ??????

  3. Rui Rio está disposto a governar, mesmo sem vitória eleitoral.
    Rui Rio está disposto a levar com uma colher de pau na cabeça por não deixar o arroz cozer.

    Este gajo vai de mal a pior.

RESPONDER

Ninguém sabe do paradeiro dos Evangelhos Garima, um dos maiores tesouros do mundo cristão

Depois de terem sobrevivido a 1.500 anos de história num mosteiro remoto, os Evangelhos Garima enfrentam agora a sua ameaça mais grave. Um dos maiores tesouros do mundo cristão, guardado durante mais de 1.500 anos no …

"Estou preocupado". Ex-piloto da Marinha dos EUA diz que via OVNIs "todos os dias"

Um antigo piloto da Marinha dos Estados Unidos diz que, durante anos, viu Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs) "todos os dias". Depois de anos a ignorar a questão, uma task force do Pentágono prepara-se para revelar …

Peru está a investigar se a lixívia pode curar a covid-19

O congresso do Peru votou para investigar se beber ou injetar uma lixívia industrial poderia curar a covid-19. A moção foi aprovada com 49 votos a favor e 39 votos contra. Está a ser criado um …

Há vestígios de ouro nesta imagem de satélite

As operações de mineração num dos maiores depósitos de ouro da Rússia, em Aldan, incluem um método que deixa rastos na paisagem. E são visíveis do Espaço. A imagem de satélite, tirada em setembro de 2019, …

Dezenas de corpos de vítimas de covid-19 encontrados nas margens do rio Ganges

Ciclone Tauktae faz pelo menos 33 mortos na Índia (e paralisa vacinação contra covid-19)

Pelo menos 33 pessoas morreram e quase cem estão desaparecidas na Índia, devido ao impacto do ciclone Tauktae, esta terça-feira. O país também registou o maior número de mortes diárias provocadas pela covid-19. Centenas de milhares …

Cientistas criam dispositivos de testagem que produzem resultados em tempo recorde

Cientistas criaram dispositivos que permitem detetar infeção com o coronavírus SARS-CoV-2 num segundo ou em menos de 30 minutos, conforme a técnica usada, revelam dois estudos distintos divulgados esta terça-feira na imprensa da especialidade. Investigadores das …

CP está a vender bilhetes com 80% de desconto

A CP tem uma nova campanha, que entra em vigor esta terça-feira, através da qual disponibiliza cerca de 17.920 viagens com descontos até 80% nos comboios intercidades. De acordo com o jornal Público, os bilhetes abrangidos …

Mais de 40 pessoas, quase todas crianças, no hospital de Beja com vómitos

Um total de 35 crianças e seis adultos oriundos de diversas escolas do concelho de Beja deram esta terça-feira entrada no Hospital José Joaquim Fernandes, naquela cidade alentejana. A notícia foi avançada por fonte hospitalar, que …

Novo Banco. "Não era um banco bom, foi preciso fazer dele um bom banco", diz Centeno

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, afirmou esta terça-feira que o Novo Banco “não era um banco bom” e “foi preciso fazer dele um bom banco”, recordando o “legado do BES” que marca …

Ensino superior com vagas especiais para lusodescendentes

O Governo alargou o contingente especial de acesso ao ensino superior dirigido a emigrantes e seus familiares permitindo que, no próximo ano letivo, se possam candidatar todos os lusodescendentes, de nacionalidade portuguesa e residentes no …