/

Geração à Rasca: primeiro protesto convocado nas redes sociais foi há três anos

Iberian Proteus / Flickr

-

A manifestação “Geração à Rasca” realizou-se há três anos e foi o primeiro protesto convocado via Facebook, tendo conseguido reunir milhares de pessoas nas ruas de 11 cidades portugueses que exigiam mais educação e trabalho.

A 12 de março de 2011, pela primeira vez um protesto convocado nas redes sociais e não vinculado a partidos políticos ou sindicatos conseguiu reunir o maior número de manifestantes nas ruas desde o 25 de abril de 1974.

Segundo os organizadores, só em Lisboa e no Porto marcaram presença, respectivamente, cerca de 200 mil e 80 mil pessoas, números que não foram confirmados pela Polícia.

A manifestação do movimento “Geração à Rasca”, que reivindicava melhorias nas condições de trabalho e o fim da precariedade, reuniu nas ruas muitos jovens, poucos políticos e movimentos totalmente heterogéneos, desde neo-nazis aos defensores dos direitos homossexuais. Velhos e novos, precários e empregados, saíram à rua em várias cidades do país para exigir mudanças nas políticas do Governo socialista.

Numa carta aberta, os promotores explicavam que o protesto era “fruto da insatisfação de um grupo de jovens que sentiram ser preciso fazer algo de modo a alertar para a deterioração das condições de trabalho e da educação em Portugal”.

“Este é um protesto apartidário, laico e pacífico, que pretende reforçar a democracia participativa no país, e em consonância com o espírito do Artigo 23º da Carta Universal dos Direitos Humanos”, explicaram, reclamando o direito ao emprego, educação, “melhoria das condições de trabalho e o fim da precariedade” e o reconhecimento das “reconhecimento das qualificações, competências e experiência, espelhado em salários e contractos dignos”.

O protesto chegou mesmo a ser noticiado no Financial Times com uma entrevista a uma jovem portuguesa.

“Chamam-se a si próprios a geração à rasca – diplomados universitários com idades entre os 21 e os 30 anos que estão desesperados por começar uma carreira, ganhar um salário fixo e abandonar a casa dos pais”, escreveu o correspondente do jornal britânico em Lisboa.

Entretanto, e já com o atual Governo, realizou-se a 15 de setembro de 2012 o maior protesto realizado até hoje em Portugal, promovido pelo movimento “Que se lixe a troika” e também convocado nas redes sociais.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.