Geórgia “safa” Portugal do trauma grego, 20 anos depois

1

Fritz Duras / Wikimedia

Golo de Charisteas (Grécia) contra Portugal, na final do Euro 2004

A Geórgia conquistou, esta terça-feira, a 22.ª vaga no Europeu de futebol de 2024, ao vencer em casa a Grécia por 4-2 nos penáltis, após 120 minutos sem golos, marcando encontro com Portugal no Grupo F da fase final.

A Geórgia eliminou a Grécia no play-off de acesso à fase de grupos do Euro 2024 e “safou” Portugal de um reencontro com os gregos, 20 anos depois depois da “trágica” final do Euro 2004…

Em Tbilissi, na final do Caminho C dos play-offs, os georgianos acertaram quatro de cinco pontapés – enquanto os helénicos falharam dois de quatro -, para selarem um apuramento inédito e encontrarem a seleção portuguesa no fecho da fase de grupos, em Gelsenkirchen, em 26 de junho.

Os últimos dois ‘passaportes’ foram atribuídos à Ucrânia e à Polónia: os ucranianos venceram a Islândia por 2-1, em Wroclaw, na Polónia, na final do Caminho B; e os polacos venceram o País de Gales por 5-4, nos penáltis, em Cardiff, na final do Caminho A.

Geórgia, Ucrânia e Polónia juntam-se à anfitriã Alemanha, Albânia, Áustria, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Escócia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, França, Hungria, Inglaterra, Itália, Países Baixos, República Checa, Roménia, Sérvia, Suíça e Turquia.

A seleção portuguesa foi sorteada – pelo terceiro Euro consecutivo – para o grupo F e vai, por isso, estrear-se na competição, no dia 18 de junho, em Leipzig, frente à República Checa.

A partida seguinte será jogada em Dortmund, no dia 22, contra a Turquia.

No último jogo desta fase, Portugal defronta a Geórgia, em Gelsenkirchen.

Restantes grupos

Grupo A: Alemanha, Escócia, Hungria e Suíça

Grupo B: Espanha, Croácia, Itália e Albânia

Grupo C: Eslovénia, Dinamarca, Sérvia e Inglaterra

Grupo D: Polónia, Países Baixos, Áustria e França

Grupo E: Bélgica, Eslovénia, Roménia e Ucrânia

São apurados para os oitavos-de-final os primeiros dois classificados de cada grupo e ainda os quatro melhores terceiros.

O Alemanha vs. Escócia, em Munique, no dia 14 de junho, vai ser o jogo de abertura do Euro 2024.

A final jogar-se-á no Olympiastadion, em Berlim, um mês depois, a 14 de julho.

Lusa // ZAP

1 Comment

  1. Pois claro, porque nem á Grécia Portugal consegue ganhar com o idoso Ronaldo, mas esperem lá que mesmo assim não se avizinha fácil……

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.