Martin atrasou-se. A temporada 6 de Game of Thrones vai estrear antes do livro

Gage Skidmore / Wikimedia

George R. R. Martin, autor de “The Winds of Winter”, obra na qual se baseia “Game of Thrones”

O que virá primeiro, a 6ª temporada da série de culto Game of Thrones ou o próximo livro da saga Winds of Winter? A resposta é fácil: a série.

George R. R. Martin anunciou que não conseguiu completar o próximo capítulo da história literária no último prazo que lhe tinha sido definido: 31 de Dezembro.

Esta confirmação apareceu escrita pelo escritor no seu blogue, Not A Blog, no qual George R. R. Martin pede desculpas a todos os fãs, editores, tradutores e outros que dependem das suas palavras para continuar a funcionar pela demora e consecutivas alterações de data de lançamento de Winds of Winter (o último livro desta saga já data de 2011).

Sem adiantar uma possível data de lançamento do livro, George R. R. Martin confirma que “o livro não está pronto, nem é provável que o esteja amanhã ou na semana que vem”.

O autor também confessou aos seus seguidores que já tem preparadas “centenas de páginas”, equivalentes a “dúzias de capítulos”, mas que ainda há muito por escrever, e que perde muito tempo reescrevendo capítulos, às vezes para “limar arestas” e outras chegando mesmo a fazer “alterações estruturais”.

Isto significa que tanto os fãs que têm como hábito ler os livros antes de ver as temporadas de Game of Thrones como aqueles que se limitam a ver a série estarão em pé de igualdade quando a série for transmitida nos últimos dias de Abril.

Compreensível será o facto de que para um autor como Martin, que por hábito sempre demorou todo o tempo que quis a escrever da maneira que sabe, de repente ver-se preso a prazos e pressão externa para lançar livros não será fácil (é o preço do sucesso), mas muitos dos fãs parecem desapontados com o escritor.

Certo é que Martin assume completamente as culpas do sucedido, e apesar de não adiantar nada sobre o livro ou o lançamento do mesmo, compromete-se em lançar um livro que dê gosto a ler, que não seja igual à série e que caia dentro dos parâmetros do que os fãs esperam e do que sabe fazer melhor.

Parece mesmo que vamos ter de esperar até à estreia da série para saber ao certo o que aconteceu a Jon Snow…

Shifter

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal tem o segundo melhor ataque do Euro. E a terceira pior defesa

Fechada a segunda jornada da fase de Grupos do Euro 2020, a seleção nacional tem o segundo melhor ataque da prova, com 5 golos marcados, atrás apenas da Itália. Mas tem também a terceira pior …

Espanha 1-1 Itália | Hino ao desperdício trama La Roja

A Polónia, comandada pelo treinador português Paulo Sousa, empatou hoje a um golo com a Espanha, em Sevilha, em encontro da segunda jornada do Grupo E do Euro2020, mantendo-se ambas sem vitórias. A formação espanhola, que …

Já pode ajudar a NASA a batizar o manequim que vai até à Lua

A agência espacial norte-americana está a pedir ajuda para batizar o "Moonikin", o manequim que vai a bordo da nave Orion, durante a missão lunar Artemis I, ainda este ano. Quando a nave espacial Orion, da …

Portugal em Europeus: as últimas três derrotas foram (todas) contra a Alemanha

Em 90 minutos, Portugal não era derrotado numa fase final de um Europeu desde a estreia no Europeu 2012. Recorde as seleções que bateram Portugal, até agora. "Já não posso ver os franceses à frente". Esta …

Spotify lança Greenroom (e abre concorrência ao Clubhouse)

O Spotify lançou na quarta-feira, dia 16 de junho, uma app de conversas por áudio em direto chamada Greenroom, uma resposta do gigante sueco de streaming de música à popular plataforma Clubhouse. O Greenroom permite que …

"Médicos de árvores" em Singapura ajudam a preservar os seus pacientes gigantes

Arboristas como Eric Ong são responsáveis pelo bem-estar das milhares de árvores em Singapura. O seu trabalho é essencial para a preservação da natureza. A Singapura é uma cidade-estado insular situada ao sul da Malásia, com …

Novo primeiro-ministro de Israel dá 14 dias a Netanyahu para deixar residência oficial

O novo primeiro-ministro de Israel, Naftali Benet, deu duas semanas ao antecessor Benjamin Netanyahu para abandonar a residência oficial do chefe de Governo, em Jerusalém, segundo adianta hoje a imprensa local. Benet terá enviado na sexta-feira …

Ponte inca com mais de 500 anos é reconstruída após cair durante a pandemia

Peruanos da comunidade Huinchiri, localizada na região de Cusco, estão a reconstruir uma ponte inca com 500 anos. Esta foi feita a partir de técnicas tradicionais de tecelagem para criar uma passagem sob o Rio …

Portugal 2-4 Alemanha | Reality check ao plano do engenheiro

A seleção portuguesa de futebol, campeã em título, caiu hoje para o terceiro lugar do Grupo F do Euro2020, ao perder por 4-2 com a Alemanha, em encontro da segunda jornada, disputado no Allianz Arena, …

Pandemia mostrou “falta de proteção das mulheres”

A pandemia de covid-19 mostrou “a vulnerabilidade e a falta de proteção das mulheres e quão pouco as sociedades se preocupam realmente em proteger elementos-chave em matéria de segurança”, considera Edit Schlaffer, diretora-executiva da Women …