George Martin (ainda) não escreveu o livro, mas uma rede neuronal está a fazer o trabalho por ele

Gage Skidmore / Wikimedia

George R. R. Martin, autor da saga “As Crónicas de Gelo e Fogo” que deu origem à série “Guerra dos Tronos”

Enquanto o criador dos livros da série As Crónicas de Gelo e Fogo, que inspiram a série Game of Thrones, não dá continuidade a seu próximo lançamento, chamado Os Ventos de Inverno, uma rede neuronal está a fazer o trabalho por George R. R. Martin.

O quinto e último livro até agora lançado da saga de As Crónicas de Gelo e Fogo – A Dança dos Dragões – foi publicado a 12 de julho de 2011 nos Estados Unidos. Já esse livro demorou seis anos a ser publicado e depois disso, George R. R. Martin prometeu novas histórias para 2014.

Os anos passaram e corre já o ano de 2017. A sétima temporada da série televisiva inspirada nos livros acabou esta semana e continua sem haver sinais de um novo capítulo da história.

Enquanto o criador dos livros da série não dá continuidade ao próximo lançamento – intitulado “Os Ventos de Inverno”, uma rede neuronal está a fazer o trabalho por ele. Criado por um engenheiro de softwares chamado Zack Thoutt, o programa usou todos os livros da série para se basear no que a lógica indica para criar a trama da próxima obra.

A verdade é que, quem vê a série e lê os livros, sabe bem que na história a lógica impera pouco.

Segundo o engenheiro, o sistema é uma espécie de “rede de longa memória de curto prazo”, o que significa que o programa se lembra de informações dos textos lidos, como nomes de personagens, e faz as devidas associações entre eles.

Thoutt já chegou a fazer o upload de cinco capítulos do livro, com cerca de 5.400 páginas no total, revelando mais mortes e entranhas do roteiro.

Entre o que a rede neural criou para a obra, estão alguns acontecimentos bombásticos: Lord Varys assassina por envenenamento Daenerys, Asha – a Yara Greyjoy, na televisão que, nos livros tem um nome diferente – caça a Patrulha da Noite, e uma bota torna-se a nova e poderosa arma de Arya Stark.

O programa também prevê Jon Snow a montar em um dragão e Jaime Lannister a assassinar Cersei.

Além disso, o programa de Thoutt criou um novo personagem para Os Ventos do Inverno: Barba-Verde, que ainda não se sabe a que Casa pertence, nem qual o seu objetivo na história.

Quem perceber bem o idioma inglês pode ler os cinco primeiros capítulos no link disponibilizado pelo criador do programa.

 

ZAP // Canal Tech

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Muito esquisito. A série em livro das Crónicas de gelo e Fogo conta om 10 livros traduzidos para português. Como é que o último livro escrito por R.R.Martin foi o 5° em 2014? Ou eu não perci a notícia ou algo está mal explicado. Obrigado e gostava de um comentário.

    • Só há de facto cinco livros. Em Portugal é que dividiram cada um em dois. O nosso nono e décimo são a primeira e segunda parte do quinto livro original.

RESPONDER

Os primeiros bebés podem nascer no Espaço daqui a 12 anos

A empresa SpaceBorn United pretende realizar missões espaciais entre 24 e 36 horas para que algumas mulheres dêem à luz em órbita dentro de 12 anos. A notícia é avançada pelo fundador e CEO da empresa, …

Japão importou cinco vírus mortais, incluindo Ebola, por causa de Tóquio 2020

Com os Jogos Olímpicos à porta, um laboratório japonês decidiu importar cinco vírus mortais, nomeadamente Ebola, para fazer frente a um eventual surto durante a competição que vai levar ao país mais de 600 mil …

Empresa anónima quer os direitos do seu rosto para construir robôs (e paga 115 mil euros)

Uma empresa privada anónima está a oferecer 115 mil euros pelos direitos de usar o seu rosto numa nova linha de robôs humanóides. A empresa quer usar a imagem para dar uma cara a um robô …

Empresa está a vender vinho (com flocos de ouro) para celebrar o Brexit

Quando o Reino Unido abandonar a União Europeia, uma saída programada para 31 de outubro, é provável que as pessoas celebrem com um vinho especial com flocos de ouro. Para aqueles que querem celebrar a saída …

Neandertais ocuparam ilhas do Mediterrâneo dezenas de milhares de anos antes do que se pensava

Cientistas descobriram provas de que a ilha de Naxos, na Grécia, já era habitada por neandertais há 200.000 anos, dezenas de milhares de anos antes do que se pensava até agora. Um estudo publicado esta quinta-feira …

Testes "bárbaros" em macacos levam ativistas a pedir encerramento de laboratório alemão

Durante meses, um ativista pelos direitos dos animais trabalhou no Laboratório de Farmacologia e Toxicologia (LPT, na sigla inglesa), em Hamburgo, na Alemanha, onde testemunhou situações de violência contra os animais utilizados em testes e …

Próxima cimeira do G7 vai ser num resort de Donald Trump

A próxima cimeira do G7 será realizada num dos clubes de golfe do Presidente norte-americano, Donald Trump, na Florida, e o clima não constará da agenda de trabalhos, disse esta quinta-feira o chefe de gabinete …

Russos e ucranianos estão em guerra por causa de sopa

A sopa de beterraba é russa ou ucraniana? Um tweet do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Federação Russa veio falar em prato nacional e a reação na Ucrânia não tardou a chegar. O tweet é de …

Alex Ferguson acusado de receber relógio após viciar jogo da Juventus

Alex Ferguson, antigo treinador do Manchester United durante quase três décadas entre 1986 e 2013 que venceu um total de 38 títulos pelo clube depois de se ter destacado nos escoceses do Aberdeen, foi acusado …

UNESCO aprova Dia Mundial da Língua Portuguesa

O Dia Mundial da Língua Portuguesa vai ser comemorado anualmente a 5 de maio, como já acontece na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, e António Sampaio da Nóvoa aponta o “momento muito importante” para …