George Martin (ainda) não escreveu o livro, mas uma rede neuronal está a fazer o trabalho por ele

Gage Skidmore / Wikimedia

George R. R. Martin, autor da saga “As Crónicas de Gelo e Fogo” que deu origem à série “Guerra dos Tronos”

Enquanto o criador dos livros da série As Crónicas de Gelo e Fogo, que inspiram a série Game of Thrones, não dá continuidade a seu próximo lançamento, chamado Os Ventos de Inverno, uma rede neuronal está a fazer o trabalho por George R. R. Martin.

O quinto e último livro até agora lançado da saga de As Crónicas de Gelo e Fogo – A Dança dos Dragões – foi publicado a 12 de julho de 2011 nos Estados Unidos. Já esse livro demorou seis anos a ser publicado e depois disso, George R. R. Martin prometeu novas histórias para 2014.

Os anos passaram e corre já o ano de 2017. A sétima temporada da série televisiva inspirada nos livros acabou esta semana e continua sem haver sinais de um novo capítulo da história.

Enquanto o criador dos livros da série não dá continuidade ao próximo lançamento – intitulado “Os Ventos de Inverno”, uma rede neuronal está a fazer o trabalho por ele. Criado por um engenheiro de softwares chamado Zack Thoutt, o programa usou todos os livros da série para se basear no que a lógica indica para criar a trama da próxima obra.

A verdade é que, quem vê a série e lê os livros, sabe bem que na história a lógica impera pouco.

Segundo o engenheiro, o sistema é uma espécie de “rede de longa memória de curto prazo”, o que significa que o programa se lembra de informações dos textos lidos, como nomes de personagens, e faz as devidas associações entre eles.

Thoutt já chegou a fazer o upload de cinco capítulos do livro, com cerca de 5.400 páginas no total, revelando mais mortes e entranhas do roteiro.

Entre o que a rede neural criou para a obra, estão alguns acontecimentos bombásticos: Lord Varys assassina por envenenamento Daenerys, Asha – a Yara Greyjoy, na televisão que, nos livros tem um nome diferente – caça a Patrulha da Noite, e uma bota torna-se a nova e poderosa arma de Arya Stark.

O programa também prevê Jon Snow a montar em um dragão e Jaime Lannister a assassinar Cersei.

Além disso, o programa de Thoutt criou um novo personagem para Os Ventos do Inverno: Barba-Verde, que ainda não se sabe a que Casa pertence, nem qual o seu objetivo na história.

Quem perceber bem o idioma inglês pode ler os cinco primeiros capítulos no link disponibilizado pelo criador do programa.

 

ZAP // Canal Tech

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Muito esquisito. A série em livro das Crónicas de gelo e Fogo conta om 10 livros traduzidos para português. Como é que o último livro escrito por R.R.Martin foi o 5° em 2014? Ou eu não perci a notícia ou algo está mal explicado. Obrigado e gostava de um comentário.

    • Só há de facto cinco livros. Em Portugal é que dividiram cada um em dois. O nosso nono e décimo são a primeira e segunda parte do quinto livro original.

RESPONDER

Bairro da Jamaica. Novas suspeitas reabrem queixa contra agentes

Os moradores envolvidos nos confrontos de janeiro de 2019, no Bairro da Jamaica, pedem a reabertura do processo contra os agente da PSP. A defesa quer ver anulada a decisão do Ministério Público que acusou …

"Cuidados de morte." Governo acusado de cortar em cuidados paliativos para poupar dinheiro

A Associação Nacional dos Cuidados Continuados (ANCC) acusa o Governo de estar a cortar nos cuidados paliativos para poupar dinheiro. A TSF avança esta sexta-feira que a Associação Nacional dos Cuidados Continuados (ANCC) não tem dúvidas …

Novo Banco contrata detetives para seguir ex-líder da Ongoing

O Novo Banco contratou equipas especializadas compostas por investigadores privados para fazer o levantamento de todos os bens que possam ser associados a Nuno Vasconcellos, ex-líder da Ongoing. Segundo avança o Correio da Manhã esta sexta-feira, …

Eurobic nega que Teixeira dos Santos esteja a ser investigado pelo Banco de Portugal

Na quinta-feira, o jornal Público deu conta de uma investigação do Banco de Portugal (BdP) ao papel de Teixeira dos Santos no Eurobic no âmbito do caso Luanda Leaks. Agora, o banco vem a público …

"Comigo, não acontecerá." Ferro Rodrigues decide que castração química não será debatida no Parlamento

Admitindo que as responsabilidades pela decisão de não admissibilidade do projeto de lei do Chega eram suas, Ferro Rodrigues deixou claro que, consigo na presidência da Assembleia da República, projetos de lei (provavelmente) inconstitucionais como …

Eleições para o Tribunal Constitucional suspensas. Boletins de voto estavam ilegais

A votação dos nomes para ocuparem as duas vagas no Tribunal Constitucional foi suspensa porque os boletins de votos que foram entregues aos deputados não estavam conforme manda a lei. De acordo com o jornal ECO, …

Chega já é a 5.ª força política em Portugal. CDS ultrapassado pelo PAN e Iniciativa Liberal

O PS mantém a distância para o PSD em fevereiro, segundo o Barómetro Político da Aximage para o Jornal Económico, que dá ainda conta que o CDS está em queda, posicionando-se apenas à frente do …

Eliminação da Liga Europa dita fim de linha para Silas

O desportivo Record escreve esta sexta-feira que a eliminação do Sporting da Liga Europa ditou o fim de linha para Silas no comando dos leões. De acordo com a publicação, os dirigentes leoninos ficaram desagradados …

Covid-19. Voos cancelados, máscaras à venda por mil euros e turismo "à beira do colapso" em Itália

Voos cancelados, máscaras à venda online por mil euros e turismo "à beira do colapso" em Itália. Estas são algumas das mais recentes consequências do novo coronavírus, a epidemia oriunda da cidade chinesa de Wuhan que …

"Só por cima do meu veto." Autarcas bloqueiam Montijo, Costa avisa que não há plano B

Rui Garcia e Joaquim Santos, autarcas da Moita e do Seixal, são os principais rostos do bloqueio do aeroporto do Montijo. António Costa está "perplexo" com a decisão do PSD e alerta que começar do …