Encontrada a possível causa da “mãe de todas as extinções em massa”

O calor libertado por rochas incandescentes pode ser uma possível causa para a maior extinção mundial, que ocorreu há quase 252 milhões de anos, revela um estudo divulgado esta segunda-feira na revista “Nature”.

O estudo foi liderado por James Muirhead, do Departamento de Ciências da Universidade de Artes e Ciências da Universidade de Syracuse, e pelo geólogo Seth Burgess e o professor de Geologia do Instituto de Tecnologia de Massachusetts Samuel Bowring.

De acordo com as investigações, a formação de rochas incandescentes gerou uma série de eventos que provocaram a extinção Permo-Triássica, durante a Era Paleozóica, onde mais de 95% das espécies marinhas e 70% das terrestres foram extintas.

“Foram cinco grandes extinções desde o início da vida na Terra, há mais de 600 milhões de anos. A maior parte desses eventos foi atribuída a erupções vulcânicas e impactos de asteróides”, explicou Burgess.

“Ao voltar a examinar os tempos e as conexões entre o magmatismo – movimento de lava -, a mudança climática e a extinção, criamos um modelo que explica o que desencadeou a extinção em massa do final do período Permiano”, acrescentou.

No centro da investigação estão os chamados Trapps siberianos, ou “províncias magmáticas siberianas”, que formam uma grande região de rocha vulcânica, conhecida como Grande Região Ígnea, na Sibéria.

Esta região foi o centro de quase 1 milhão de anos de intensa atividade vulcânica, a qual espalhou volumes significativos de lava, cinzas e gás, ao mesmo tempo que libertou níveis perigosos de sulfureto, dióxido de carbono e metano para o meio ambiente.

Segundo Muirhead, a investigação sugere que “os fluxos de lava da superfície aconteceram muito rápido para provocar uma extinção em massa” e acrescenta que “em vez disso, houve um intervalo de magmatismo que desencadeou todos os eventos que provocaram a extinção em massa”.

“O calor libertado pelas rochas incandescentes e a expulsão de sedimentos ricos em gás, que entraram em contacto com o metamorfismo, libertaram enormes quantidades de gases de efeito estufa, necessários para provocar a extinção”, disse Muirhead.

Segundo o investigador, o seu modelo de estudo “relaciona o começo da extinção com o impulso inicial do local das rochas incandescentes” e representa “um momento crítico na evolução da vida na Terra “.

ZAP // EFE

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Mais de dois mil coalas mortos devido aos incêndios na Austrália

O presidente da Aliança das Florestas do Nordeste da Austrália disse que os incêndios florestais que deflagram no leste do país, desde o início de novembro, provocaram a morte a mais de dois mil coalas. O …

Regionalização sem referendo é “golpe de estado palaciano”

Luís Marques Mendes falou este domingo, no habitual espaço de comentário político na SIC, sobre a regionalização, os "tempos difíceis para a direita", Greta Thunberg e Joe Berardo. Houve ainda tempo para falar sobre o …

China diz que detidos em Xinjiang estão "formados" e "vivem felizes"

Um alto quadro do regime chinês afirmou, esta segunda-feira, que os membros de minorias étnicas chinesas de origem muçulmana mantidos em "centros de treino vocacional" no extremo oeste do país já se "formaram" e levam …

Greve geral volta a parar França. Filas de trânsito chegam aos 620 quilómetros

Os acessos a Paris estão, esta manhã, muito complicados devido ao quinto dia de greve contra a reforma das pensões e que afeta sobretudo a rede de transportes na capital francesa. De acordo com as autoridades, …

"Mário Centeno está a perder influência no Governo". Os (maus) sinais para o Orçamento de Estado 2020

A proposta de Orçamento do Estado para 2020 [OE 2020] vai ser apresentada daqui a uma semana e alguns economistas antecipam os riscos do documento, falando de uma "situação potencialmente perigosa para as contas públicas" …

Utilizadores russos do Reddit terão divulgado documentos comprometedores sobre o Brexit

A rede social Reddit anunciou ter concluído que utilizadores russos estiveram na origem da divulgação de documentos confidenciais do governo britânico sobre as negociações comerciais do Brexit. O Reddit anunciou, num comunicado citado pela Associated Press, …

Concorrência quer novas regras para fidelizações nas telecomunicações

A Autoridade da Concorrência (AdC) quer mudanças nas regras impostas pelas operadoras de telecomunicações nos contratos de fidelização. Segundo um relatório da AdC, ao qual o Jornal de Negócios teve acesso e que será esta segunda-feira …

Se Trump fosse julgado perante um júri, seria condenado "em três minutos"

Caso o processo de impeachment avance, e Trump seja apresentado perante um júri, Jerry Nadler acredita que o presidente norte-americano seria considerado culpado "em três minutos". O presidente da comissão de Justiça da Câmara dos Representantes, …

Sangue, lágrimas e crianças escoltadas na primeira despromoção da história do Cruzeiro

O Cruzeiro desceu de divisão pela primeira vez na sua história. O último jogo do campeonato, que selou a despromoção, ficou marcado por episódios violentos entre adeptos e polícia. O cenário vivido no 'Mineirão', este domingo, …

Movimento "Convergência" prepara moção para convenção do Bloco (mas rejeita cisão)

Largas dezenas de elementos do Bloco de Esquerda (BE) estiveram reunidos para preparar uma moção para apresentar na próxima convenção do partido, mas rejeitam estar a criar uma nova tendência ou a preparar uma cisão. João …