Encontrados restos de ossos e madeira em pregos que terão sido usados na crucificação de Jesus

Um geólogo israelita analisou pregos supostamente associados à crucificação de Jesus Cristo e descobriu que os objetos contêm traços de osso e madeira.

Em 1990, durante a escavação em Jerusalém do túmulo de Caifás, o sumo sacerdote que presidiu o tribunal que condenou Jesus Cristo e o entregou aos romanos, encontrou alguns pregos que terão sido usados na sua crucificação. A descoberta sempre esteve envolta em polémica e gerou discussão entre arqueólogos e historiadores.

As peças desapareceram misteriosamente, mas o cineasta israelita Simcha Jacobovici afirmou que as havia encontrado e usado no seu polémico documentário de 2011 “The Nails of Christ”. No entanto, os académicos negaram que pudessem ser os mesmos objetos.

Agora, de acordo com o jornal espanhol ABC, um novo estudo realizado por especialistas da Universidade de Tel Aviv assinala que a análise química e física dos pregos demonstra que vieram do túmulo de Caifás.

Aryeh Shimron, geólogo israelita que liderou a investigação, disse, em declarações ao Haaretz, que também encontraram traços microscópicos de madeira e osso embutidos nas pontas de metal, o que indica que estes pregos com 2.000 anos foram usados numa crucificação.

Por outro lado, Shimron não encontrou uma ligação direta a Jesus Cristo. “A única prova é que foram encontrados na tumba de Caifás. É suficiente? Não, posso dizer que prefiro confiar na ciência, em vez de em suposições”, concluiu.

A Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA) sempre sustentou que os pregos em questão não são do túmulo de Caifás e não mudou a sua posição com esta nova investigação.

“Parece razoável que os pregos mencionados no estudo venham de uma caverna em Jerusalém que data do mesmo período. No entanto, uma conexão direta com esta caverna específica não foi comprovada. Na verdade, mesmo que uma ligação tenha sido encontrada, ainda não podemos determinar com certeza se a caverna é de facto o local de sepultamento do sumo sacerdote Caifás”, argumentou a Autoridade de Antiguidades de Israel, em comunicado.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Em 1990, durante a escavação em Jerusalém do túmulo de Caifás, o sumo sacerdote que presidiu o tribunal que condenou Jesus Cristo e o entregou aos romanos, encontrou alguns pregos que terão sido usados na sua crucificação.
    Resumo: O sumo sacerdote que entregou Jesus aos Romanos, encontrou pregos em 1990???

  2. Um português abre uma filial de sua loja de pregos em Roma. Como a propaganda é a alma do negócio, fez um outdoor com a figura de Cristo pregado à cruz e em baixo estava escrito:
    – “Pregos Garcia – 2.000 anos de Garantia“.

    Foi aquele rebuliço. O Bispo de Roma foi pessoalmente conversar com o português e explicar-lhe que não podia fazer aquilo, que era pecado mortal… Então o português resolveu fazer um novo outdoor.

    Colocou Cristo com uma das mãos pregadas na cruz e a outra solta, a acenar. Em baixo estava escrito:
    – “Adivinhe em qual mão foi usado o Prego Garcia?”

    Meu Deus do Céu!! Até o Santo Papa saiu do Vaticano e foi conversar com o português:
    – Que heresia meu filho! Não se pode usar Jesus Cristo como personagem de propaganda… Inventa outra coisa e retire isto imediatamente!

    O homem pensou uns segundos e…
    – Ok se é assim, vou fazer um novo outdoor, desta vez sem a imagem de Cristo!

    Se assim pensou, melhor o fez: colocou a foto da cruz vazia e em baixo estava escrito:
    – “Se o Prego fosse Garcia, o tipo não fugia…”

  3. No meio disto tudo, peçam ao cavalheiro lá de cima uma amostra genética para resolver esses mistérios todos de uma vez por todas!

RESPONDER

A linguagem de Benoit está a morrer. O senegalês quer salvá-la através da música

O senegalês Benoit Fader Keita está a usar o poder da música para salvar a sua linguagem, ménik, que tem apenas 3 mil falantes e está em risco de extinção. Benoit Fader Keita nasceu no Senegal …

Doença cerebral misteriosa intriga médicos no Canadá

 A doença misteriosa foi identificada, pela primeira vez, em 2015, num doente considerado um "caso isolado e atípico". Há quase dois anos, Roger Ellis desmaiou depois de ter tido uma convulsão durante o 40.º aniversário de …

Estudo sugere que há quatro tipos de Alzheimer

Uma equipa de investigadores sugere que há quatro tipos da doença de Alzheimer, que atacam diferentes zonas do cérebro e têm sintomas distintos. Um novo estudo sugere que o Alzheimer é uma doença bem mais complexa …

Jovens tentam salvar vidas na Índia através do Youtube. Plataforma elimina vídeos por serem "perigosos"

A Índia continua a debater-se com a grave crise sanitária desencadeada pela covid-19. Jovens indianos publicaram no Youtube vídeos a produzir oxigénio em casa, usando processos químicos ensinados nas escolas. A plataforma eliminou-os. De acordo com …

Shuvuuia era um dinossauro do tamanho de uma galinha, que caçava às escuras

Os investigadores descobriram que Shuvuuia, um pequeno dinossauro do tamanho de uma galinha, tinha uma excelente audição e visão noturna, que lhe permitiam caçar de noite. São poucas as aves que têm aquilo que é preciso …

Na China, é ilegal pedir comida em excesso nos restaurantes

A China aprovou uma lei anti-desperdício de alimentos que proíbe clientes de restaurantes de pedirem mais do que precisam, uma legislação abrangente pode prejudicar a experiência de comer fora de casa. A lei, que entrou em …

Sindicato de pilotos denuncia pedidos da TAP para voos em folga

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) denunciou pedidos da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) para que alguns trabalhadores efetuem voos em dias de folga, ao mesmo tempo que afirma ter pilotos em excesso. Num email …

Bayern Munique 'festeja' nono título consecutivo com goleada

O Bayern Munique coroou este sábado o seu nono título consecutivo na Liga alemã de futebol com uma goleada no triunfo diante do Borussia Moenchengladbach (6-0), num jogo com um hat-trick de Lewandowski. Antes de pisar …

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …