Encontrados restos de ossos e madeira em pregos que terão sido usados na crucificação de Jesus

Um geólogo israelita analisou pregos supostamente associados à crucificação de Jesus Cristo e descobriu que os objetos contêm traços de osso e madeira.

Em 1990, durante a escavação em Jerusalém do túmulo de Caifás, o sumo sacerdote que presidiu o tribunal que condenou Jesus Cristo e o entregou aos romanos, encontrou alguns pregos que terão sido usados na sua crucificação. A descoberta sempre esteve envolta em polémica e gerou discussão entre arqueólogos e historiadores.

As peças desapareceram misteriosamente, mas o cineasta israelita Simcha Jacobovici afirmou que as havia encontrado e usado no seu polémico documentário de 2011 “The Nails of Christ”. No entanto, os académicos negaram que pudessem ser os mesmos objetos.

Agora, de acordo com o jornal espanhol ABC, um novo estudo realizado por especialistas da Universidade de Tel Aviv assinala que a análise química e física dos pregos demonstra que vieram do túmulo de Caifás.

Aryeh Shimron, geólogo israelita que liderou a investigação, disse, em declarações ao Haaretz, que também encontraram traços microscópicos de madeira e osso embutidos nas pontas de metal, o que indica que estes pregos com 2.000 anos foram usados numa crucificação.

Por outro lado, Shimron não encontrou uma ligação direta a Jesus Cristo. “A única prova é que foram encontrados na tumba de Caifás. É suficiente? Não, posso dizer que prefiro confiar na ciência, em vez de em suposições”, concluiu.

A Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA) sempre sustentou que os pregos em questão não são do túmulo de Caifás e não mudou a sua posição com esta nova investigação.

“Parece razoável que os pregos mencionados no estudo venham de uma caverna em Jerusalém que data do mesmo período. No entanto, uma conexão direta com esta caverna específica não foi comprovada. Na verdade, mesmo que uma ligação tenha sido encontrada, ainda não podemos determinar com certeza se a caverna é de facto o local de sepultamento do sumo sacerdote Caifás”, argumentou a Autoridade de Antiguidades de Israel, em comunicado.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Em 1990, durante a escavação em Jerusalém do túmulo de Caifás, o sumo sacerdote que presidiu o tribunal que condenou Jesus Cristo e o entregou aos romanos, encontrou alguns pregos que terão sido usados na sua crucificação.
    Resumo: O sumo sacerdote que entregou Jesus aos Romanos, encontrou pregos em 1990???

  2. Um português abre uma filial de sua loja de pregos em Roma. Como a propaganda é a alma do negócio, fez um outdoor com a figura de Cristo pregado à cruz e em baixo estava escrito:
    – “Pregos Garcia – 2.000 anos de Garantia“.

    Foi aquele rebuliço. O Bispo de Roma foi pessoalmente conversar com o português e explicar-lhe que não podia fazer aquilo, que era pecado mortal… Então o português resolveu fazer um novo outdoor.

    Colocou Cristo com uma das mãos pregadas na cruz e a outra solta, a acenar. Em baixo estava escrito:
    – “Adivinhe em qual mão foi usado o Prego Garcia?”

    Meu Deus do Céu!! Até o Santo Papa saiu do Vaticano e foi conversar com o português:
    – Que heresia meu filho! Não se pode usar Jesus Cristo como personagem de propaganda… Inventa outra coisa e retire isto imediatamente!

    O homem pensou uns segundos e…
    – Ok se é assim, vou fazer um novo outdoor, desta vez sem a imagem de Cristo!

    Se assim pensou, melhor o fez: colocou a foto da cruz vazia e em baixo estava escrito:
    – “Se o Prego fosse Garcia, o tipo não fugia…”

  3. No meio disto tudo, peçam ao cavalheiro lá de cima uma amostra genética para resolver esses mistérios todos de uma vez por todas!

RESPONDER

O asteróide que dizimou os dinossauros veio de um lugar inesperado

O asteróide que extinguiu os dinossauros provavelmente veio da metade externa do cinturão de asteróides principal, uma região que se pensava produzir poucos asteróides.  Investigadores do Southwest Research Institute, no Texas, Estados Unidos, mostraram que os …

Há três anos, uma tempestade de poeira em Marte desencadeou a primavera no polo sul

Em 2018, Marte foi palco de uma fortíssima tempestade de areia que destruiu um vórtice de ar frio em torno do polo sul do planeta, desencadeando uma primavera precoce. Já no hemisfério norte, a tempestade …

Vídeo mostra salmões feridos devido ao sobreaquecimento das águas

O vídeo foi gravado por um grupo de conservação ambiental depois de uma onda de calor no Noroeste Pacífico que fez as temperaturas da água atingirem os 21 graus Celsius. De acordo com o jornal The …

Uma prenda de aniversário. Israelita doou um dos seus rins a um menino palestiniano

Uma israelita quis doar um rim a um estranho. Estranho esse que acabou por ser uma criança, de apenas três anos, que vive na Faixa de Gaza, na Palestina. De acordo com a agência Associated Press, …

Novo método permite eliminar a bioincrustação marinha eficazmente

Um projeto inovador demonstrou como os revestimentos de superfície eletricamente carregados podem eliminar a bioincrustação marinha ou o crescimento de organismos marinhos, melhorando a operação e manutenção de embarcações navais. A bioincrustação marinha é um fenómeno …

Aglomerado de safiras estrela encontrado no Sri Lanka pode ser o maior do mundo

Um aglomerado de safiras estrela do mundo foi encontrado num quintal no Sri Lanka. A pedra é azul, pesa 510 quilos e estima-se que valha cerca de 84 milhões de euros. A pedra foi encontrada …

Médico sírio acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade

Um médico sírio foi acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade por supostamente torturar e matar pessoas em hospitais militares no seu país de origem, informaram os promotores na quarta-feira. O Ministério Público Federal de …

Justiça climática. Vamos todos sofrer com as alterações climáticas, mas não de forma igual

A recente onda de calor na América do Norte é mais um exemplo de que apesar de ser um problema global, as alterações climáticas não vão afectar todos igualmente e podem exacerbar injustiças sociais e …

Os exemplos que Portugal deve seguir (e evitar) nas últimas etapas da pandemia

No plano apresentado pela equipa de Raquel Duarte comparam-se as estratégias opostas adotadas por Israel e Reino Unido, com a segunda a merecer nota negativa por parte dos investigadores. Os dados foram lançados na reunião que …

Jogos da Taça da Liga de sábado adiados para domingo para poderem ter público

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) anunciou, esta quinta-feira, que os jogos da Taça da Liga agendados para sábado vão ser adiados para domingo, para que possam ter público nas bancadas. "A Liga, …