Encontrados restos de ossos e madeira em pregos que terão sido usados na crucificação de Jesus

Um geólogo israelita analisou pregos supostamente associados à crucificação de Jesus Cristo e descobriu que os objetos contêm traços de osso e madeira.

Em 1990, durante a escavação em Jerusalém do túmulo de Caifás, o sumo sacerdote que presidiu o tribunal que condenou Jesus Cristo e o entregou aos romanos, encontrou alguns pregos que terão sido usados na sua crucificação. A descoberta sempre esteve envolta em polémica e gerou discussão entre arqueólogos e historiadores.

As peças desapareceram misteriosamente, mas o cineasta israelita Simcha Jacobovici afirmou que as havia encontrado e usado no seu polémico documentário de 2011 “The Nails of Christ”. No entanto, os académicos negaram que pudessem ser os mesmos objetos.



Agora, de acordo com o jornal espanhol ABC, um novo estudo realizado por especialistas da Universidade de Tel Aviv assinala que a análise química e física dos pregos demonstra que vieram do túmulo de Caifás.

Aryeh Shimron, geólogo israelita que liderou a investigação, disse, em declarações ao Haaretz, que também encontraram traços microscópicos de madeira e osso embutidos nas pontas de metal, o que indica que estes pregos com 2.000 anos foram usados numa crucificação.

Por outro lado, Shimron não encontrou uma ligação direta a Jesus Cristo. “A única prova é que foram encontrados na tumba de Caifás. É suficiente? Não, posso dizer que prefiro confiar na ciência, em vez de em suposições”, concluiu.

A Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA) sempre sustentou que os pregos em questão não são do túmulo de Caifás e não mudou a sua posição com esta nova investigação.

“Parece razoável que os pregos mencionados no estudo venham de uma caverna em Jerusalém que data do mesmo período. No entanto, uma conexão direta com esta caverna específica não foi comprovada. Na verdade, mesmo que uma ligação tenha sido encontrada, ainda não podemos determinar com certeza se a caverna é de facto o local de sepultamento do sumo sacerdote Caifás”, argumentou a Autoridade de Antiguidades de Israel, em comunicado.

  ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Em 1990, durante a escavação em Jerusalém do túmulo de Caifás, o sumo sacerdote que presidiu o tribunal que condenou Jesus Cristo e o entregou aos romanos, encontrou alguns pregos que terão sido usados na sua crucificação.
    Resumo: O sumo sacerdote que entregou Jesus aos Romanos, encontrou pregos em 1990???

  2. Um português abre uma filial de sua loja de pregos em Roma. Como a propaganda é a alma do negócio, fez um outdoor com a figura de Cristo pregado à cruz e em baixo estava escrito:
    – “Pregos Garcia – 2.000 anos de Garantia“.

    Foi aquele rebuliço. O Bispo de Roma foi pessoalmente conversar com o português e explicar-lhe que não podia fazer aquilo, que era pecado mortal… Então o português resolveu fazer um novo outdoor.

    Colocou Cristo com uma das mãos pregadas na cruz e a outra solta, a acenar. Em baixo estava escrito:
    – “Adivinhe em qual mão foi usado o Prego Garcia?”

    Meu Deus do Céu!! Até o Santo Papa saiu do Vaticano e foi conversar com o português:
    – Que heresia meu filho! Não se pode usar Jesus Cristo como personagem de propaganda… Inventa outra coisa e retire isto imediatamente!

    O homem pensou uns segundos e…
    – Ok se é assim, vou fazer um novo outdoor, desta vez sem a imagem de Cristo!

    Se assim pensou, melhor o fez: colocou a foto da cruz vazia e em baixo estava escrito:
    – “Se o Prego fosse Garcia, o tipo não fugia…”

  3. No meio disto tudo, peçam ao cavalheiro lá de cima uma amostra genética para resolver esses mistérios todos de uma vez por todas!

RESPONDER

Cientistas estão a plantar mesas de xadrez de corais para restaurar recifes - e contam com a ajuda de garrafas de Coca-Cola

Nas últimas três décadas, os recifes de coral têm sofrido uma grande tensão e consequente destruição, devido ao impacto das alterações climáticas. Agora, os cientistas querem minimizar os danos e já encontraram uma solução. O objetivo …

Belenenses 0-4 Sporting | Melhor o resultado que a lesão

O Sporting, da I Liga, venceu hoje o Belenenses, do Campeonato de Portugal, por 4-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, garantindo o apuramento para a próxima fase da competição. No …

Sintrense 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto, da I Liga, venceu hoje o Sintrense, do Campeonato de Portugal, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue em frente na competição. A jogar em …

Nova tecnologia usa calor dos estacionamentos subterrâneos para aquecer apartamentos

A startup Enerdrape, que funciona dentro da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, desenvolveu uma tecnologia que aproveita o calor emanado pelo solo no aquecimento de apartamentos. Quase 60% do aquecimento utilizado nos edifícios residenciais …

Pela primeira vez, um drone transportou os pulmões de um dador em segurança. Voo demorou seis minutos

Pela primeira vez na história da medicina, um drone aéreo transportou os pulmões de um dador com rapidez e segurança entre dois hospitais. O voo, que durou apenas seis minutos, ocorreu no passado dia 25 de …

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …

Aos 95 anos, a rainha Isabel II terá de abdicar da sua bebida favorita

A monarca foi aconselhada pelos médicos a abdicar do seu habitual martini de fim de dia, em antecipação a uma fase de agenda especialmente preenchida. Com 95 anos, a rainha Isabel II tem tido uma semana …

Médicos vão avaliar estado mental do atacante da Noruega

A investigação ao ataque com arco e flecha que na quarta-feira fez cinco mortos na Noruega reforçou, até agora, a tese de um ato devido a doença, anunciou hoje a polícia norueguesa. “A hipótese que foi …

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a força da princesa Ka'iulani não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …