Maiores geoglifos do mundo encontrados no deserto de Thar

Honza Soukup / Flickr

Deserto de Thar, Índia

As linhas geométricas bem definidas do deserto de Thar são agora consideradas as maiores representações gráficas feitas por humanos no mundo. O deserto faz parte do património nacional da Índia e localiza-se no estado ocidental de Rajasthan.

Dois investigadores franceses conduziram uma pesquisa no deserto de Thar através do uso do Google Earth e drones, levando à identificação de 8 geoglifos.

“Estes geoglifos, os maiores descobertos em todo o mundo, também são únicos no que diz respeito aos seus signos enigmáticos”, escreveram Carlo e Yohann Oetheimer no seu estudo, publicado na revista Archaeological Research in Asia.

Carlo Oetheimer and Yohann Oetheimer / Archaeological Research in Asia

Maiores geoglifos do mundo encontrados na Índia

O último recorde foi detido pelo “The Marree Man” na Austrália, que tem 4.200 metros de comprimento. Contudo, a descoberta no deserto de Thar cobre uma área de 100.000 metros quadrados, superando assim todos os recordes anteriores.

Os geoglifos do deserto de Thar são tão extensos que é improvável que os seus próprios criadores alguma vez tenham obtido uma imagem completa de todas as paisagens artísticas que fizeram, escreve o Science Alert.

As duas figuras que mais se destacam, intituladas Boha 1 e Boha 2, respetivamente, representam “uma espiral gigante adjacente a um desenho em forma de serpente atípica”, ligada “a um aglomerado de linhas sinuosas”.

As linhas dos geoglifos do deserto de Thar estão gravadas no solo, com 10 centímetros de profundidade, e variam entre 20 e 50 centímetros de largura.

A Boha 1, a espiral assimétrica gigante, é feita de uma única linha circular que percorre 12 quilómetros, numa área de 724 metros de comprimento e 201 metros de largura.

No lado sudoeste da Boha 1 encontra-se a Boha 2, uma figura serpentina reconhecida por uma enorme linha de 11 quilómetros que forma o corpo externo da serpente. No interior de Boha 2, está localizada uma espiral mais pequena, assim como sequências de linhas no estilo boustrophedon – um estilo de desenho em que as linhas alternadas são invertidas.

Embora despertem grande interesse devido ao seu tamanho, acredita-se que os geoglifos do deserto de Thar tenham apenas 150 anos, e estejam possivelmente ligados às pedras memoriais hindus que os cercam, embora a sua função e significado ainda não tenham sido compreendidos.

De acordo com o Ancient Origins, a fonte destes geoglifos e o artista por trás deles são desconhecidos para os investigadores, que levantaram a hipótese de que pudesse estar em causa uma prática cultural ainda desconhecida ou uma forma de arte espiritual não descoberta.

As linhas de Nazca no Peru (500 a.C – 500 d.C) são os geoglifos mais famosos do mundo.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Tempestade de areia "engoliu" cidade na China

Uma forte tempestade de areia "engoliu" a cidade de Dunhuang, no noroeste da China, no passado domingo. De acordo com o South China Morning Post, a forte tempestade de areia, que provocou nuvens de poeira com …

Raíssa faz bolachas com o lema "Fora Bolsonaro". Já se tornaram virais

Uma brasileira começou a fazer bolachas com o lema "Fora Bolsonaro" em jeito de brincadeira, mas agora já vende centenas todos os dias. Aquilo que começou como uma simples brincadeira, acabou por tornar-se viral. A ideia …

Zara, 19 anos, quer ser a mulher mais nova de sempre a voar sozinha à volta do mundo

Uma jovem, de 19 anos, pôs mãos à obra para levar a cabo um "gap year" (o chamado ano sabático) com um propósito muito fora do comum: tornar-se a mulher mais nova de sempre a …

Francês diz ter usado método matemático para ganhar o Euromilhões

O francês, que não quis revelar a sua fórmula à imprensa, ganhou, no dia 11 de junho, 30 milhões de euros com a combinação com a qual jogava há um mês. A história foi contada, esta …

Mais de metade da população portuguesa já tem a vacinação completa

Mais de metade da população residente em Portugal (52%) já tem a vacinação completa contra a covid-19, revela o relatório semanal de vacinação divulgado esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último relatório semanal …

Campeão olímpico criou problemas no seu país natal

Richard Carapaz, medalha de ouro no ciclismo, foi direto: "O país nunca acreditou em mim". Presidente do Equador, ministro e Comité Olímpico reagiram. Poucos dias depois de ter subido ao pódio final da Volta a França …

Jovens preocupados com fertilidade e efeitos secundários das vacinas contra a covid-19

Com o avanço das campanhas de vacinação, um grande número de pessoas das faixas etárias baixo dos 30 anos mostra-se relutante em tomar a vacina contra a covid-19. Os jovens falam de preocupações com fertilidade …

Dois gestos de Cla(ri)sse que ficam para a memória olímpica

Clarisse Agbégnénou foi campeã olímpica no judo, pela primeira vez - mas a atitude que demonstrou, mal venceu a final, ficará também nos registos. Campeã mundial cinco vezes, mais duas medalhas de prata. Cinco medalhas em …

Sindicatos avançam com ações legais para travar despedimento coletivo na TAP

Os sindicatos que representam os trabalhadores da TAP vão avançar com ações legais para travar o despedimento coletivo que a empresa iniciou na segunda-feira, que abrange 124 profissionais. "Até agora houve conversa, a partir de agora …

Ginastas alemãs usam fato integral para combater sexualização da modalidade

Ao contrário do que acontece com os ginastas masculinos, que podem optar por calções ou calças, as mulheres competem, desde o início da modalidade, de bodies que expõem grande parte do seu corpo. Quando, no último …