/

Afinal, não foi Genghis Khan que acabou com civilizações da Ásia Central

Afinal, Genghis Khan não foi o responsável pelo fim de várias civilizações da Ásia Central. A verdadeira culpada é a seca, que limitou o acesso à água por parte de várias cidades-estado.

Genghis Khan é muitas vezes visto como o responsável pelo fim de várias civilizações da Ásia Central. Com o Império Mongol, tornou-se o líder militar que mais território conquistou na história, controlando quase 20 milhões de quilómetros quadrados. No entanto, um novo estudo sugere que Khan pode não ter sido mais do que o bode expiatório da queda de muitas civilizações asiáticas no início do século XIII.

Uma equipa de investigadores analisou a dinâmica a longo prazo dos rios e antigas redes de irrigação e sugere que as mudanças no clima e as condições mais secas podem ter sido a verdadeira causa para o declínio das povoações próximas à bacia do Mar de Aral, na Ásia Central.

Os autores do estudo descobriram que a diminuição do caudal dos rios foi igualmente importante, se não mais, para o abandono destas cidades-estado.

“O nosso estudo mostra que foram as alterações climáticas, e não Genghis Khan, que mais impacto tiveram no desaparecimento das civilizações fluviais esquecidas da Ásia Central”, garante o autor principal do estudo, Mark Macklin, investigador da Universidade de Lincoln, em Inglaterra.

“Descobrimos que a Ásia Central recuperou rapidamente após as invasões árabes nos séculos VII e VIII devido às condições húmidas favoráveis. Mas a seca prolongada durante e após a destruição subsequente dos mongóis reduziu a resistência da população local e impediu o restabelecimento da agricultura baseada na irrigação”, lê-se ainda no comunicado citado pela Europa Press.

O abandono dos sistemas de irrigação coincide com uma fase de erosão do leito do rio Arys, no Cazaquistão, entre os séculos X e XIV, que coincidiu com um período de seca, em vez de coincidir com a invasão mongol.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.