/

Revelados novos detalhes sobre a vida na época de Genghis Khan

lun616 / Deviant Art

Genghis Khan unificou as tribos nômades antes de conquistar grandes áreas da Eurásia

Uma grande parte da vida de Genghis Khan é um mistério para a comunidade científica, mas agora, graças um novo estudo, alguns detalhes da vida do imperador mongol foram revelados.

Num estudo publicado, em junho, na revista científica Archaeological Research in Asia, uma equipa de cientistas reanalisou ossos e dentes de animais encontrados por investigadores no sítio arqueológico de Avraga, na Mongólia. Os especialistas acreditavam que Avraga podia ter sido o acampamento principal de Genghis Khan durante o inverno.

Para descobrir se esta teoria era, de facto, verdadeira, os cientistas tiveram de recorrer a um método inovador.

“O que fizemos foi tirar uma série de dados de radiocarbono da localização. Isto possibilitou-nos recorrer a uma ferramenta estatística para projetar quando é que o lugar foi primeiramente ocupado e depois abandonado”, explicou o autor do estudo, Jack Fenner, citado pela Sputnik News.

“A datação coincidiu muito de perto com o período da vida de Genghis Khan”, conclui o líder da investigação em declarações à ABC Australia. Embora esta não seja uma técnica muito exata, Fenner entende que “é muito provável” que tenha sido ocupado pela primeira vez durante a sua vida e tenha sido abandonado depois ou algumas décadas após a sua morte.

O estudo também permitiu entender melhor a dieta e as práticas de pastoreio na Mongólia Medieval, mais especificamente das pessoas que viveram e trabalharam próximo dos governantes do Império Mongol.

Todavia, Fenner salienta que ainda há muito trabalho pela frente, já que ainda não foi encontrado nenhum artefacto neste sítio arqueológico com ligação direta a Genghis Khan.

Conquistando a maior parte da Ásia, o império de Khan entrou para a História, pela sua velocidade de expansão e crueldade na guerra.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.