/

Genética explica como é que os morcegos-vampiros vivem só com sangue

A explicação para os morcegos-vampiros conseguirem sobreviver com uma dieta que consiste exclusivamente de sangue está nos genes.

Depois de sequenciarem o genoma completo de um morcego-vampiro pela primeira vez, os cientistas descobriram que este mamífero voador tem várias características genéticas que permitem explicar o facto de estes animais conseguirem sobreviver à base de uma dieta com tantas desvantagens nutritivas.

O morcego-vampiro comum (Desmodus rotundus), o morcego-vampiro-de-perna-peluda (Diphylla ecaudata) e o morcego-vampiro-de-asas-brancas (Diaemus youngi) são os únicos mamíferos que se alimentam apenas de sangue.

Neste trabalho, cujo artigo científico foi publicado esta segunda-feira na Nature Ecology & Evolution, os investigadores compararam o genoma do morcego-vampiro comum com o genoma de morcegos que se alimentam de frutas, néctar, insetos e carne. Além disso, examinaram também o ADN de microrganismos nas suas fezes.

“Decidimos estudar esta espécie porque tem uma dieta ‘extrema’, no sentido em que requer muitas adaptações do organismo para viver disso”, diz a autora principal do estudo, Lisandra Zepeda, uma estudante de doutoramento da Universidade de Copenhaga, na Dinamarca.

Esta dieta expõe estes mamíferos a agentes patogénicos transmitidos pelo sangue. “O sangue é uma dieta que coloca desafios, uma vez que fornece níveis muito baixos de vitaminas e de hidratos de carbono e muitas proteínas, sais e resíduos”, explica a cientista, citada pelo Público.

A equipa de investigadores identificou no genoma elementos que aumentam a resposta imunitária destes animais, assim como as suas defesas contra vírus, para fazer face aos agentes patogénicos que se escondem no sangue.

Além disso, foram identificados genes envolvidos na metabolização de vitaminas e gorduras que podem ajudar este morcego a lidar com os aspetos nutricionais únicos da sua “dieta sanguínea”.

O morcego-vampiro comum vive em certas zonas do México e da América Central e do Sul e alimenta-se do sangue de gado. Aterra perto das suas presas na escuridão da noite, usa os dentes afiados para furar a pele e a língua comprida para lamber o sangue.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.