Gene que provoca cancro “saltou” das plantas para os humanos

Um grupo de cientistas da Universidade de Adelaide, na Austrália, conseguiu provar que uma transferência em larga escala de genes entre espécies mudou radicalmente o genoma dos mamíferos.

A equipa de investigação identificou dois genes “saltadores” em específico – o L1 e o BovB – que são pequenas peças de ADN que podem copiar-se a si próprias dentro um genoma e que são, por isso, conhecidos como elementos transponíveis, de acordo com a revista Visão.

O estudo, publicado na segunda-feira na Genome Biology, identificou estes dois genes em 759 espécies de plantas, animais e fungos.

“Os genes saltadores copiam-se e colam-se a eles próprios nos seus genomas e em genomas de outras espécies”, explica David Adelson, da Universidade de Adelaide. Os cientistas não conseguiram determinar como é que este fenómeno acontece, mas apontam insetos ou vírus como principais causas.

“Pensem num gene saltador como um parasita. O que está no ADN não é muito importante – é o facto de se introduzirem noutros genomas e causarem perturbações nos genes e na forma como são regulados”, explicou.

Em humanos, os elementos L1 têm sido associados a casos de cancro de doenças neurológicas. Compreender de onde vem este elemento pode ser crucial para perceber a evolução destas doenças.

O outro gene saltador encontrado, o BovB, foi descoberto primeiramente em vacas, chegando depois a vários outros animais, incluindo répteis, elefantes e marsupiais.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Só espero que isto não venha dalguma relação sexual entre plantas e humanos, há por aí tanta coisa moderna que já nada me surpreende!.

RESPONDER

Afinal comer um ovo por dia é mau outra vez

Afinal, comer um ovo por dia não é assim tão bom para a saúde como estudos recentes sugeriam. O maior consumo de ovos e colesterol pode aumentar o risco de doenças cardíacas e de morte …

Na Colômbia, há um "arco-íris líquido" que é descrito como a 8ª maravilha do mundo

Escondido nos confins da Serra da Macarena, na Colômbia, está o rio Caño Cristales. De dezembro a maio, o curso de água é como outro qualquer, apesar de estar rodeado de um dos ecossistemas mais …

Com uma nova interface neural, a telepatia já é possível

Uma equipa internacional de cientistas deu um passo adiante no desenvolvimento de interfaces neuronais para propor uma interface que envolve a transferência de informação entre as pessoas diretamente. As interfaces cérebro-computador podem melhorar as habilidades individuais …

Bombeiros profissionais ameaçam deixar de prestar serviço voluntário nas corporações

Os bombeiros voluntários das associações humanitárias admitem deixar de prestar serviço voluntário nas corporações, caso a Liga dos Bombeiros Portugueses continue por concluir o acordo coletivo de trabalho, que está em negociação há mais de …

Baleia encontrada morta nas Filipinas com 40 quilos de plástico no estômago

Uma baleia foi encontrada morta na sexta-feira, na costa sudeste das Filipinas, com 40 quilos de plástico no estômago, informou a imprensa local. O cetáceo, uma baleia-bicuda-de-cuvier, apareceu na sexta-feira à beira-mar no município de Mabini, …

Macron convoca reforços após novos confrontos de coletes amarelos

A nova manifestação de "coletes amarelos", no sábado, registou distúrbios violentos na capital francesa. Como resposta, o presidente francês Emmanuel Macron convocou um reforço das forças de segurança. O dia de sábado marcou mais um protesto …

Pedidos de nacionalidade portuguesa aumentaram 50% em dois anos

Nos últimos dois anos, o número de pedidos de nacionalidade portuguesa aumentou cerca de 50%, avança o jornal Público esta segunda-feira. Se em 2016 foram 117.629 os cidadãos estrangeiros que pediram a nacionalidade portuguesa, em 2018 …

Não há democracia na Coreia do Norte? "É uma opinião", diz Jerónimo

Jerónimo de Sousa evitou classificar o regime de Kim Jong-un em termos "de ser ou não ser" uma democracia. A Coreia do Norte é ou não uma democracia? "É uma opinião", respondeu Jerónimo de Sousa. Numa …

Afinal, o esparguete à bolonhesa não existe

Quando se trata de refeições italianas clássicas, a maioria das pessoas pensa em pratos simples como uma pizza Margherita, lasanha e esparguete à bolonhesa. Contudo, segundo Virginio Merola, presidente de Bolonha, em Itália, o esparguete à bolonhesa …

Javalis tomaram o lugar dos coelhos. "Muitos animais estão doentes"

Para já, não há perigo de saúde pública, mas os javalis carregam doenças que podem passar a outros animais. Se antes se matavam mil coelhos, abatem-se agora 10 javalis. Jacinto Amaro, presidente da Fencaça - Federação …